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Ideias Para Vender no Dia dos Namorados em sua Loja Virtual

Marina Gallo | 30 de abril de 2024

O Dia dos Namorados é no dia 12 de junho, mas você, lojista, pode aproveitar para faturar antes mesmo dessa data e se adiantar para sair na frente com nossas ideias para vender no Dia dos Namorados.

Segunda data que mais fatura no primeiro semestre do ano e, comparando com o ano todo, fica atrás somente do Natal e do Dia das Mães.

Alguns dados podem explicar essa posição dentro das Datas Comemorativas do E-commerce. Segundo uma pesquisa de 2023 da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 61% dos consumidores entrevistados pretendiam comprar presentes nesta data

Pessoas que consideraram presentear seu companheiro, esposo ou esposa vinham na frente com a intenção de compra, com 66% dos entrevistados. Em seguida, os namorados e namoradas, com 31% com a mesma intenção. 

E neste artigo também vamos falar sobre as ações de marketing e de ideias para vender e presentear no Dia dos Namorados.

Ideias para vender no Dia dos Namorados

Não são todos os nichos de e-commerce que irão conseguir participar desta Data Comemorativa, mas dos que podem faturar, as ideias e combinações são variadas quando se fala em ideias para vender no Dia dos Namorados.

Roupas e Acessórios

Junto de cosméticos, roupa e acessórios são os nichos que mais vendem nesta data e, para inovar na forma de presentear, vale investir em kits, sugestões de compre junto, que resultam em descontos progressivos e até embalagens personalizadas. 

Ainda aproveitar o inverno para vender peças e acessórios que combinem com a estação. Conjuntos de pijamas e moletons combinando podem ser uma das ideias para vender no Dia dos Namorados, opções essas que podem ser exclusivas e que podem ter a cara da sua marca.

Cosméticos

Um nicho que antes estava restrito ao mundo feminino e hoje furou a bolha é o setor de cosméticos, apesar dos adeptos do gênero masculino ainda não ser a maioria.

Por isso, para aumentar o ticket médio da sua Loja Virtual e ter algumas ideias do que vender no Dia dos Namorados, aposte em kits que podem ser usados em duas pessoas, como máscaras de hidratação, cremes, perfumes com fragrâncias que combinam ou que podem ser misturadas.

Seguindo as ideias para vender no Dia dos Namorados, esse nicho pode ser mais informal, levando para o lado mais lúdico, ou trabalhar um lado mais formal, como hidratantes e massageadores voltados para o bem estar e momentos de relaxamento. 

Loja RM MakeUP, desenvolvida pela Bis2Bis.
Loja RM MakeUP, desenvolvida pela Bis2Bis.

Jóias e Semi jóias

Tanto homens como mulheres podem ser presenteadas com jóias e semi jóias. Então você, lojista, precisa direcionar a sua comunicação ao público que você deseja impactar.

Aqui vale uma comunicação voltada para compromissos mais sérios ou itens que signifiquem lembranças de dias e momentos felizes. 

As ideias de kit também são válidas, ainda mais se a personalização da embalagem for uma opção – o que recomendamos fortemente como uma das ideias para vender no Dia dos Namorados.

Flores

Os E-commerces de Flores, com seus clássicos buquês de flores, não saem de moda. Ainda mais para os casais mais românticos e tradicionais, são ótimas opções de ideias para vender no Dia dos Namorados.

E, é claro que, a integridade desse produto no transporte e na entrega é um dos pontos mais importantes dentro da experiência de compra.

Por isso, se você já trabalha com esse nicho sabe dos requisitos para que a entrega chegue conforme o esperado.

Então invista em entregas rápidas e personalizadas para atender tantos os clientes que deixam para comprar na última hora, como para realizar as vendas em horários alternativos, atendendo todos os perfis.

Floresta Flores, E-commerce desenvolvido pela Bis2Bis.
Floresta Flores, E-commerce desenvolvido pela Bis2Bis.

Livros e Mundo Geek

Box de livros, coleções limitadas e edição de colecionadores podem ser um presente e tanto para os que amam livros. Dentre as opções de ideias para vender no Dia dos Namorados, a criatividade para montar conjuntos e kits não deve ter limites, por isso aposte em brindes, como marca páginas ou itens que têm relação com os livros vendidos, como bonecos colecionáveis.

Muito próximo do mundo da leitura, temos o nicho de E-commerce Geek, ou o mais famoso, mundo nerd. Fatia do mercado que fatura bastante com a venda de colecionáveis e edições especiais e, os livros podem ser complementos perfeitos para deixar a ideia de presente para o Dia dos Namorados ainda mais completa. 

Cestas Personalizadas

E se você tem algum desses nichos acima, essa dica também é pra você! Uma ótima ideia do que vender no Dia dos Namorados, já que é um presente 100% personalizável, pode incluir diferentes tipos de produtos, desde chocolates, bebidas relaxantes, queijos, vinhos, flores e produtos para o bem estar e para momentos íntimos.

Se sua Loja Virtual vende algum desses itens e montar kits com diferentes produtos, o ideal é você investir logo na produção das cestas, pois elas são presenteáveis, bonitas e têm um alto valor agregado. 

Assim, se as suas cestas estejam com algum item faltante e que você não vende, estude a possibilidade de adicionar tal produto na ocasião. Isso vai deixar sua cesta ainda mais completa.

Verden Mercado Saudável, loja virtual desenvolvida pela Bis2Bis.
Verden Mercado Saudável, loja virtual desenvolvida pela Bis2Bis.

Ações de marketing para o Dia dos Namorados

Escolhido os produtos que serão vendidos e com as ideias para vender no Dia dos Namorados, é momento de pensar em campanhas e ações para o Dia dos Namorados. Comece com uma certa antecedência para que seu cliente seja impactado corretamente. Dessa forma, ele lembrará da sua marca ou do seu produto quando for considerar a compra.

Pensando nisso, comece planejando quais canais de comunicação serão utilizados para a divulgação das ofertas e dos produtos, podendo ser as redes sociais da sua Loja Virtual, e-mail marketing ou a própria Loja Online com a utilização de Blog

Um outro ponto que deve ser considerado é se haverá investimento nessas divulgações ou não. Caso a opção seja orgânica, ou seja, sem investimento direto, é necessário iniciar com certa antecedência.

Isso porque os resultados dessa estratégia demoram um pouco mais para trazer resultados se comparado ao tráfego pago.

💡 Leia também: O que é tráfego pago e como ele pode evoluir seu E-commerce?

Lembre-se de investir em mensagens e textos para que essa comunicação converse com seu público. Por isso, para ação do Dia dos Namorados você deve:

  • Criar uma identidade visual;
  • Promover os produtos e promoções;
  • Elaborar hashtags para a data;
  • Promover ações de engajamento nas redes sociais;
  • Gerar conteúdo com dicas e ideias de presente de Dia dos Namorados;
  • Investir em envio de e-mails marketing;

Além do tipo de campanha que será veiculada, é possível escolher entre vídeos curtos, trends ou imagens estáticas, divulgando os produtos como sugestão de presente.

Sua Loja Virtual Pronta Para o Dia dos Namorados

Com as ideias para vender no Dia dos Namorados planejada, produtos escolhidos, ofertas e promoções pensadas, é o momento de preparar sua Loja Virtual para esta Data Comemorativa

Além de ter banners na temática do Dia dos Namorados, insira informações como preço, desconto e algum diferencial da sua loja virtual, como frete grátis ou pagamentos em até 12x sem juros.

Toda sua página inicial deve estar na temática da data para contagiar também seu consumidor. Troque os produtos da sua vitrine com os que foram escolhidos como ideias para vender no Dia dos Namorados.

Você ainda pode criar uma seleção de produtos específica para a comemoração, disponibilizando-a em uma categoria única no e-commerce.

Categorias Especiais

Invista em uma categoria especial com os produtos selecionados e com ideias de presente para o Dia dos Namorados, meta título e meta descrição alterados.

Isso irá atrair a atenção dos seus clientes quando estiverem visualizando os resultados na busca Google. 

Adicionar uma descrição na mesma categoria com algumas informações úteis para seus clientes, além de adicionar palavras chave que façam referência aos Dias dos Namorados.

Assim, os motores de busca entenderão que essa página é relevante para o tema e para os usuários.

Experiência de Compra

Ainda sobre ideias para vender no Dia dos Namorados é apostar nas vitrines com outros itens dentro das páginas de produtos e categorias, além da página inicial.

Isso fará seu cliente navegar por mais páginas e ver as opções de seus produtos.

Dessa forma, a possibilidade de compra e de aumento do ticket será maior, já que o cliente irá navegar mais e verá mais opções.

Segundo a pesquisa da CNDL com a SPC Brasil de 2023,  53% dos consumidores queriam comprar um único presente, enquanto 30% pretendiam comprar dois itens.

Por isso, invista em kits, incentivando a compra por parte do cliente e aumentando seu ticket médio, além das conhecidas técnicas de upsell e cross sell.

💡 Leia também: Produtos relacionados: como usar a estratégia para aumentar as vendas no E-commerce

Utilizar a técnica de pop-up também pode funcionar nas páginas de produtos ou no carrinho. Assim é possível evitar o abandono da página e até garantir um brinde ou desconto futuro para seu cliente, que poderá converter em breve.

Personalização de Compra

Dentro do seu carrinho, tenha a opção do consumidor escolher um brinde. Envie brindes que faça referência à data ou uma amostra de outros produtos que você vende, causando curiosidade e desejo de uma nova compra. Isso irá agradar seus consumidores e garantir a fidelização.

Além disso, para deixar a experiência de compra melhor e personalizar as ideias do que vender no Dia dos Namorados é disponibilizar embalagens de presente.

Você pode incluir opções com o produto já embalado ou com o embrulho separado, pensando na melhor forma do seu cliente comprar.

Para deixar seu e-commerce ainda mais personalizado, e ter a opção do cliente escrever um bilhete para que seja entregue junto do produto.

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