Jeff Bezos: 4 lições de crescimento para seu e-commerce

8 de outubro de 2021

Jeff Bezos construiu um império que serve de modelo para toda operação de vendas online utilizando diversas estratégias para e-commerce que definiram o seu sucesso e legado.

Estamos falando da Amazon.

Quem nunca fez uma compra na plataforma da Amazon que atire a primeira pedra.

Antes que você pense que isso é apenas mais um artigo, eu te garanto que até o final dele você sairá com princípios aplicáveis para melhorar sua estratégia no e-commerce.

Para começarmos, vivemos em uma era digital onde nomes como Amazon, Shopee, AliExpress são citados e conhecidos por todos. As compras online saíram apenas do trivial, e hoje até uma boa feira é possível fazer online.

Inclusive, se você quiser saber mais sobre usabilidade no E-commerce de Supermercado, fique ligado no nosso próximo artigo.

Tudo o que precisamos está a um clique de distância. Temos praticidade, economia e uma infinidade de opções com esse mercado chamado mercado online.

Mas o que isso tem a ver com Jeff Bezos?

Jeff Bezos CEO da Amazon, utilizou grandes estratégias para tornar a Amazon referência no mercado digital.
Jeff Bezos CEO da Amazon, utilizou grandes estratégias para tornar a Amazon referência no mercado digital.

Bilionário, filantropo e dono do que hoje você conhece por Amazon, Jeff Bezos mudou o jogo do mercado digital para sempre.

A melhor maneira de resumir quem ele é: visionário.

O que começou com a intenção de ser uma empresa de venda de livros, hoje você encontra absolutamente tudo. De brinquedos a móveis. De roupas a produtos de limpeza. Como seu próprio slogan diz: de A a Z.

No entanto, isso não foi o suficiente para Jeff Bezos que viu uma oportunidade de crescimento e continuou trabalhando para ser cada vez maior.

4 Estratégias para E-commerce do Jeff Bezos.

Jeff Bezos é, certamente, um dos maiores nomes quando falamos em empreendedorismo e inovação digital. Durante sua trajetória, ele utilizou diversas estratégias para fazer da Amazon o maior E-commerce do mundo.

Neste artigo, vou explicar o que considero as quatro principais estratégias para e-commerce  que Jeff Bezos utilizou na criação e expansão deste e-commerce.

01. Entendimento do ecossistema digital

Para começar, Bezos entendeu o poder de um ecossistema, englobando vários setores no mesmo lugar.

Dessa forma, ele foi além e construiu mais que um E-commerce.  Foi então dessa visão que nasceu a ideia de transformar a Amazon também em uma plataforma de Marketplace. Em seguida, ele inovou e entrou em diversos outros mercados, oferecendo serviços como:  

  • Amazon Web Services, de armazenamento na nuvem;
  • Amazon Prime, o tão famoso serviço de streaming contando com séries e filmes exclusivos;
  • Amazon Alexa, uma assistente virtual com integração para quase todos os seus eletrônicos.  

Ao invés de focar em apenas um segmento, Jeff Bezos enxergou as necessidades que surgiam com o avanço da tecnologia. Isso não é para qualquer um, é preciso visão, conhecimento de mercado e os melhores especialistas em e-commerce.

O quanto você tem se atualizado sobre o mercado digital? 

02. Criação de conteúdo

Jeff Bezos entendeu o significado de conteúdo. 

Ao abranger mais áreas dentro da Amazon, Bezos não se esqueceu dos livros, que era sua proposta inicial, e criou o Kindle. Uma plataforma exclusiva da Amazon que, além de ser um e-commerce literário, que hoje também é uma Editora.

Com isso, você deve estar se perguntando, “e o que isso influencia o meu e-commerce?”. 

Conteúdo move o mundo.

É só olhar para Instagram e Tiktok. Todos os dias novos conteúdos são criados para alimentar nossa roda econômica através de tendências que são lançadas diariamente. 

Consumimos conteúdo, produzimos conteúdo e nos tornamos novos conteúdos.

Seu e-commerce precisa fazer parte dos que geram conteúdo.

A grande ideia de Jeff Bezos foi fazer você encontrar tudo o que precisa, e eu sei que você encontra, em uma de suas plataformas sem precisar correr para terceiros.

Ao fazer isso, ele conseguiu monopolizar as informações de maneira limpa e estratégica. Convenhamos, o cara é um gênio!

Não foram cinquenta anos de planejamento para esse grande salto conteudista, foram menos de 13 anos entre o surgimento da Amazon e-commerce até o Kindle nascer. 

Tanto que, em abril deste ano, a marca alcançou 200 milhões de assinantes.

Isso é mais do que a população do Brasil, com acesso ao celular, investindo mensalmente em uma plataforma premium. 

Agora, o que nós podemos tirar de lição dessa história?

Bezos conseguiu enxergar o futuro e agir no presente. E até o momento em que sua visão e a concretização dos seus planos, de fato, aconteceu, ele nunca desistiu.

Por isso, o terceiro motivo que o faz ser um dos maiores nomes da história da humanidade é também a próxima estratégia para e-commerce.

03. A importância do timing perfeito.

Jeff Bezos teve a capacidade de agir no timing correto.

Pense agora mesmo: o quanto suas vendas e a sua empresa cresceriam, adicionando à sua estratégia um canal de venda com o e-commerce?

Seja qual for seu pensamento de agora, Jeff Bezos concordaria que não funcionaria apenas bem.

Mas seria excelente.

Com isso, mesmo que pareça ser inviável ter um e-commerce na sua empresa hoje, pense no timing de agir antes que seus concorrentes ajam.

Timing pode mudar o jogo.

Se você for olhar a curva de crescimento dos e-commerces na época em que a Amazon nasceu (1994), não existia nada parecido. Isto é, além de se adaptar às constantes mudanças no comportamento dos consumidores, ele também criou a sua própria realidade. 

Agora, o que pode transformar a sua vida e o seu negócio para sempre é a coragem de se posicionar.

Talvez você já tenha visto o posicionamento do Jeff Bezos, escrevendo cartas públicas, tanto para acionistas e executivos, quanto para colaboradores e clientes.

04. O real propósito do seu e-commerce.

Jeff Bezos nunca teve medo de se posicionar a respeito do que acreditava. 

Essa postura reforçou o propósito da Amazon, que ficou gravado em nosso subconsciente, mesmo sem entender ao certo o que é.

A missão de ser “a empresa mais centrada no cliente da Terra” realmente aconteceu. Entendemos isso hoje como UX Design, que é completamente direcionada à experiência do usuário desde o momento que ele entra na loja virtual até o momento em que ele finaliza a compra.

Então caso queira saber mais sobre como funciona UX no seu e-commerce e como aplicá-lo, temos um artigo aqui no blog focado nesse assunto.

As entregas que chegam antes da hora, por exemplo, os fretes gratuitos, respeito na devolução e cuidado com os clientes, tudo isso, proporciona ao consumidor final uma experiência completa e encantadora.

Ele inovou, mantendo seu posicionamento firme e centrado no cliente desde o primeiro dia.

Para entender mais sobre a importância do atendimento ao cliente no seu e-commerce assista esse vídeo.

Afinal, qual foi a importância de Jeff Bezos?

Primeiramente, vemos um homem que enxergou a real necessidade do mercado. Estudou os parâmetros de busca dos principais produtos vendidos de maneira online, o que resultou na criação da Amazon.

Só com essa ação, Bezos abriu as portas para a nova estratégia de e-commerce que utilizamos até hoje.

Depois criou uma segunda plataforma especializada em livros que está atrelada à plataforma principal.

Consegue ver que, para qualquer direção que olhar, a Amazon te entrega uma oportunidade melhor?

Vai sair de viagem e precisa escolher alguns livros? Kindle possui alternativas favoráveis para maior armazenagem de livros que você deseja.

Compra de material escolar veloz e otimizada, a Amazon te ajuda nisso. Você tem frete grátis e sua compra chega mais rápido que qualquer outra plataforma online.

Ficou bem claro que Jeff Bezos domina a real estratégia de e-commerce. E sabe o que mais ele fez por você?

Abriu as portas

Hoje você pode colocar seus produtos dentro da Amazon, com segurança e confiabilidade. Sua loja e sua marca, diretamente na maior plataforma do mundo.

A maior monopolização positiva de vendas que a história já viu.

E como?

Com compromisso com o cliente, timing perfeito, visão de mundo e entendimento das reais necessidades dos consumidores, transformaram a Amazon no que ela é hoje.

Site de vendas, Amazon Stick, Alexa, Kindle…

Concluindo, ele não parou com o primeiro sucesso. Continua sempre se atualizando e criando novas estratégias para o e-commerce, mesmo que já domine o mercado.

É isso também o que torna a Amazon tão grande. Ela possui a cara do seu criador.

Bezos se reinventa com frequência, e é óbvio que o resultado não poderia ser diferente. 

Mas não precisa ser um gênio fora da curva para chegar aos mesmos resultados que o Jeff Bezos. Com a tecnologia e a ajuda de profissionais com real conhecimento de mercado é possível sim atingir os seus objetivos.

Chegou a sua hora de dar o passo que faltava em direção ao seu e-commerce de autoridade no mercado.

Você também pode criar loja virtual de sucesso. Fale com um especialista em vendas online!


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