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No meio físico, consolidar uma marca não é algo que se faz do dia para a noite. Na internet não é nada diferente disso, a credibilidade leva tempo para ser consolidada. Mas algumas ações assertivas, combinadas com trabalho duro e dedicação, podem render resultados positivos. Afinal, você não pode ficar esperando o cliente decidir comprar na sua loja. Não adianta se questionar o porquê a loja virtual não vende se você não está fazendo o mínimo para convencer o seu público a comprar.
Existem soluções simples que podem alavancar as vendas de quem está buscando evoluir a loja virtual. São pequenos fatores que podem ser a razão pela qual a sua loja virtual não vende, confira alguns:
Será que você está focando no público certo? Às vezes temos a ideia de que “o que cair na rede é peixe”, mas na internet a realidade é bem diferente. Se você não sabe quem é o seu cliente, não tem como se comunicar com ele. Isso faz com que sua loja virtual não seja focada no seu usuário. Pode parecer pouco, mas a falta de segmentação afasta muitos consumidores (ou não atrai) e sua loja virtual não vende tanto como você esperava.
O primeiro passo da venda é que seu público te conheça. Muitas empresas não têm uma comunicação ativa com seu consumidor. Dessa forma, não conhece seu público e não sabe o que ele quer comprar.
Por isso, identifique sua persona. Você não tem como vender se não sabe para quem está vendendo. Conheça seu cliente e suas dores, para acertar na comunicação e fazer com que ele identifique seu produto como uma solução para seu problema.
Dentro do nicho de loja virtual de moda, por exemplo, tem várias segmentações possíveis. Se o proprietário desta loja não souber o seu público, provavelmente, sua loja virtual não vende como esperado.
Um segmento tem várias opções a se aventurar, no caso, o empreendedor definiu que a sua loja virtual seria de moda feminina. Mas, ainda assim, não basta para ter uma comunicação eficiente com o cliente, ele deve especificar mais o nicho.
A marca deve ser vista como referência em um nicho, no caso um estilo de roupa. Pois, ainda que seja focada em moda feminina, a loja virtual pode vender roupas infantis, roupa de ginástica, roupa para gestante, roupas de festa, entre muitos outros.
Definindo um nicho, será possível criar uma comunicação eficiente com seu público e com certeza vender mais. Definitivamente, ser especializado no seu produto é um diferencial competitivo que agrega mais valor à marca.
Muitas lojas virtuais perdem vendas porque não se colocam no lugar do cliente ao dispor as informações no site. Quando o cliente está navegando na loja e tem alguma dúvida que não consegue resolver pelo site, muitas vezes ele busca por outro meio de contato. Por isso, disponibilize diversos canais para o consumidor entrar em contato com a sua loja. Esses canais tem que atendê-lo da maneira que ele preferir, seja por meio do Instagram, Facebook, Whatsapp, chatbox ou e-mail. A questão é: esteja presente.
Também é interessante que você deixe um número de telefone fixo. Muitas pessoas ainda dão mais credibilidade para esse meio de contato e veem como o único em que elas podem confiar. Isso também mostra que a sua loja virtual não é feita apenas por “robozinhos”. Em alguns casos, ligar para o número e falar com “uma pessoa de verdade” transmite mais segurança na hora da compra.
O atendimento ao cliente é uma etapa que parece pequena, mas exige cuidado minucioso. Mas, veja bem, o cliente não pode ficar esperando, responda o mais rápido possível. De nada adianta ter diversos canais de atendimento e não atender em nenhum deles.
Ao procurar um produto, nos deparamos com muitas descrições genéricas e incompletas. Isso, muitas vezes, não vai ser um fator excludente da compra, mas com certeza não vai te destacar diante dos concorrentes e pode ser o que está fazendo com que a sua loja virtual não vende mais do que você espera.
Se o preço não diferencia a sua loja, outros fatores devem fazê-lo. Quando um cliente entra na sua loja e na do concorrente e se depara com preços iguais, o que vai definir sua compra são os detalhes. Uma descrição bem feita, mostrando a versatilidade do produto e dicas de como usá-lo, combinado com imagem de boa qualidade, vai gerar mais confiança. Afinal, se quer fazer o consumidor comprar na sua loja, é preciso proporcionar mais que o básico.
Imagens de boa qualidade e de diversos ângulos são fatores obrigatórios ao postar um produto na internet. Os clientes são desconfiados. Oferecer a descrição detalhada e uma boa imagem vai facilitar a tomada de decisão. Vídeos geram engajamento e podem ser uma boa estratégia de convencer o cliente que o seu produto é bom, pois mostra o produto sob uma nova perspectiva.
Se você está preocupado pensando porque a sua loja virtual não vende, você deve estar atento à experiência do seu consumidor. Uma loja virtual mal estruturada, com instabilidade e defeitos técnicos vai afastar o seu cliente.
Uma plataforma sem recursos vai travar o crescimento das suas vendas. Por isso, ao contratar um serviço de plataforma para loja virtual, você deve ficar atento a alguns pontos:
Uma plataforma que não te ofereça versatilidade pode deixar você na mão e te dar muita dor de cabeça. Uma plataforma completa deve te oferecer suporte e possibilitar uma experiência incrível para o consumidor. Porque oferecer uma experiência ruim é um caminho sem volta para o cliente, pois ele não vai querer comprar em uma loja que não passa segurança.
Muita gente lamenta que a loja virtual não vende, mas não investe em marketing digital, por achar que é um fator secundário. Desprezar o investimento em marketing é uma falha (das graves)! Porque ninguém vai comprar na sua loja se não souberem que ela existe. E o marketing é responsável por colocar a sua marca no mercado.
Claro que você não precisa gastar seu orçamento mensal apenas investindo em marketing digital. Pois, assim como o crescimento do seu negócio, a sua marca vai crescendo gradualmente.
Mas você precisa gerar tráfego para sua loja e o marketing vai te ajudar nessa missão. Ter controle sobre as plataformas Google Analytics e Google Adwards, por exemplo, deve fazer parte da sua gestão. Monitorar as campanhas que serão geradas no marketing, como produção de conteúdo e anúncios, é fundamental para entender o andamento do seu negócio. O marketing digital:
Sua loja virtual não pode ficar no offline dessas ações. Assim, é o marketing digital que vai basear a sua posição no mercado e ajudar a vender mais.
Quantas formas de pagamento você disponibiliza na sua loja virtual?
Não adianta se questionar “porque minha loja virtual não vende?” e não facilitar a compra para o seu cliente. Dessa forma, disponibilizando, ao menos, três diferentes formas de pagamento as chances do consumidor efetuar a compra é muito maior.
Mas, é claro, isso varia de acordo com a sua realidade e o seu nicho, mas uma coisa é certa: você deve oferecer diferentes formas de pagamento para atender o formato que o seu público quer pagar.
Se o seu ticket médio for alto, é interessante pensar em formas personalizadas de proporcionar o pagamento (como boleto + cartão, por exemplo). Pois pode ser que o seu cliente não tenha limite em um só cartão para realizar a compra.
Em lojas virtuais de móveis é bem comum utilizar essa opção mesclada de pagamento. Entretanto, você deve avaliar o que será mais benéfico para o seu cliente.
Como é vista a sua loja virtual no mercado? Sem credibilidade, os consumidores vão apenas navegar e não concretizar a compra na sua loja. Dessa forma, você deve passar segurança para o cliente realizar a compra e fazer a sua loja virtual vender.
As avaliações podem ajudar muito nesse processo de gerar uma rede de confiança com seu consumidor. Deixe as avaliações dos seus produtos à mostra no seu site. Mesmo as negativas, se você dedicar tempo a responder e justificar todos os erros, isso vai gerar uma boa visão da sua marca para os consumidores. Além disso, as boas avaliações criarão uma imagem positiva e orgânica, provando socialmente a credibilidade da sua loja virtual.
Criar uma aba, na loja virtual, com informações institucionais da sua marca pode ser um recurso eficiente para consolidar a loja virtual. Bem como colocar um pouco da história e dos valores da marca.
Não há receita pronta que vá fazer você vender mais. Mas existem alguns fatores comuns que podem ser os motivos pelos quais a sua loja virtual não vende. São eles: a falta de segmentação, a falha na acessibilidade, a falta de cuidado com a imagem e descrição do produto, a plataforma sem recursos, a carência de investimento marketing digital, as poucas formas de pagamento e a falta de credibilidade.
Ao notar essas falhas, algumas estratégias podem ser trabalhadas, ampliando o engajamento com o seu público e o processo de compra. Se você quer aumentar as vendas na sua loja virtual, antes de qualquer coisa, coloque-se no lugar do cliente.
Você já fez uma compra na sua própria loja virtual? Comece por aí. Simule uma compra, navegue na sua loja. O que você sente falta no processo de compra? Teste as formas de pagamento, o cálculo do frete, o cadastro e o checkout. Afinal, você deve entender as necessidades do usuário.
Quais são suas dificuldades? Entenda se o motivo pelo qual ele não compra na sua loja virtual é alguma disfuncionalidade da sua operação ou porque ele não te acha facilmente. A partir daí, será possível criar estratégias, executá-las com mais precisão e obter resultados incríveis.
Para isso, pense como seu cliente. Afinal, vender é algo simples, não fácil, mas simples. Com cautela e investimento nos pontos corretos, você não precisará mais se questionar porque sua loja virtual não vende, pois será algo que passa bem longe da sua realidade.
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.