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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Marketplaces: como levar minha loja virtual Magento para esses canais?
Os marketplaces são excelentes canais de vendas para o lojista virtual que quer expandir seu raio de ação, dar maior visibilidade à sua marca ou loja e ter um retorno razoável em um espaço de tempo considerado curto. Além disso, o investimento nesse tipo de expansão é bem mais em conta que o que o empreendedor está acostumado a desembolsar.
Uma das maiores vantagens dos marketplaces é que eles arcam com as taxas de cartão e com o marketing do produto, além de repassarem o valor da venda à vista para o lojista, independentemente se a compra foi parcelada. Cada marketplace cobra uma taxa entre 10% e 20% do valor do produto vendido para realizar essas vendas. Eles retiram essa porcentagem e repassam o restante do valor para o cliente em, geralmente, 15 dias após a venda efetuada.
Isso sem falar na visibilidade! Afinal, esses canais recebem milhões de visitas todos os meses e, para vender com eficiência, você precisa de um Hub de Integração que vai centralizar as suas vendas online. A Gubee, o Hub parceiro da Bis2Bis, integra com as principais plataformas do mercado e conta com um time dedicado para te ajudar.
Ou seja, o prognóstico é excelente, mas para poder trabalhar nesse tipo de canal é preciso que o lojista tenha um fator chave a seu favor: a plataforma. Sem uma plataforma robusta e estruturada, que dê base para todo o processo de integração, a operação nos marketplaces fica comprometida. Por isso, é muito importante refletir e levar esse fator em consideração na hora de escolher a plataforma da sua loja virtual.
A plataforma Magento é uma das mais populares no Brasil e no mundo e o que podemos afirmar sobre ela, partindo da experiência de vários de nossos clientes, é que a plataforma vem respondendo de maneira muito eficaz em relação à integração com diversos marketplaces. Não que seja fácil integrar uma loja a um marketplace ou que seja uma tarefa que qualquer um faça, não. Mas com as peças certas em mãos e profissionais capacitados para operá-las, isso pode ser feito da melhor forma possível, com todo o suporte durante o processo.
Em um segundo momento, com a opção pelo Magento feita, é hora de apostar nos módulos de integração. Com essas ferramentas, os estoques da loja virtual e do marketplace são integrados e toda a gestão é feita a partir de uma mesma interface, o que facilita a vida do lojista e garante para o consumidor segurança no momento da compra, pois ele não corre o risco de adquirir uma mercadoria que não há mais em estoque, por exemplo.
Através desse módulo o lojista pode selecionar quais produtos vão para o marketplace, além de cor, quantidade, modelo e demais variações pertinentes. É possível ainda gerenciar os níveis de estoque, ver quantos produtos foram vendidos via loja e quantos foram vendidos via marketplace, etc.
Imaginemos uma loja virtual especializada em equipamentos e acessórios para fotografia que também atua em determinado marketplace. Por exemplo, um cliente chega ao anúncio dessa loja no marketplace, se interessa pelo último exemplar de um tripé universal e realiza a compra. Nesse caso, com o módulo de integração, o nível de estoque desse produto já é alterado tanto no marketplace quanto na loja virtual. Assim, se outro cliente chegar até a loja virtual, ele sequer encontrará o produto ativo ou, se ele ainda estiver no site, mostrará a mensagem de “produto indisponível”.
Além de todas essas funcionalidades que citamos acima, também existem módulos de integração que possibilitam uma gestão de preços diferenciada para o marketplace escolhido, além da criação de grids de pedidos diferentes para loja e marketplace e várias outras funcionalidades.
Vale lembrar ainda que cada marketplace tem um módulo específico. A Bis2Bis, por exemplo, trabalha com nove canais de quatro empresas diferentes: Walmart; Mercado Livre; B2W (Submarino, Americanas e Shoptime); e CNova (Extra, Ponto Frio, Casas Bahia e CDiscount). Nós realizamos o processo de integração de nossas lojas com todos eles, ficando a critério do próprio cliente a escolha dos canais a serem trabalhados. Além disso, nossa equipe entra em contato com esses marketplaces indicando que nossos clientes têm interesse em fazer a integração e intermedeia toda a negociação, deixando o cliente mais seguro e confortável para iniciar as operações nos canais escolhidos.
Para o empreendedor arrojado e que quer marcar presença na web, a estratégia é excelente e promete ótimos resultados. Vale estudar a possibilidade e buscar profissionais capacitados para tornar a integração um processo tranquilo e respaldado.
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.