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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Vendas de Natal 2022: prepare o seu E-commerce e aumente a conversão
O Natal 2022 já está batendo na nossa porta. De acordo com o CNDL, a data vai movimentar mais de 66 bilhões de reais na economia brasileira.
A partir desse dado, você já percebeu como as datas comemorativas são muito importantes para as vendas online. E esse é apenas um dos motivos para aproveitar ao máximo o potencial de cada uma e assegurar o sucesso do seu E-commerce.
Nada melhor que o final do ano, repleto de ocasiões perfeitas, para aplicar estratégias dedicadas e certeiras. Então, continue lendo para ficar por dentro de como preparar seu E-commerce para as vendas de Natal.
De acordo com informações da CNC, o Natal é a maior data comemorativa do calendário de vendas brasileiro. O sucesso é tanto que os números se mantiveram estáveis nos últimos dez anos, representando 22% do faturamento do mês de dezembro.
Afinal, é um período marcado pelas celebrações entre amigos, família e colegas de trabalho. Ou seja, as ocasiões para se presentear no Natal são inúmeras.
Por isso, o seu E-commerce precisa disponibilizar não apenas as melhores ofertas mas também uma experiência de compra completa. Este é um elemento chave para ter sucesso na data.
De acordo com os resultados da Black Friday, o faturamento do E-commerce na data não foi o esperado. O que deixou as portas abertas para um crescimento das vendas de Natal. Isto é, os consumidores que não encontraram uma oferta na BF estarão mais propensos aos gastos natalinos.
Com informações do CNDL, 41% dos entrevistados pretendem gastar mais com as compras de Natal neste ano do que no ano anterior. Já o número de presentes se mantém o mesmo, em 4.
Além disso, aproximadamente 50% dos consumidores pretendem fazer algumas de suas compras para o Natal 2022 pela internet. Por outro lado, cerca de 20% dos entrevistados irão usar lojas virtuais como as únicas fontes de aquisição de presentes.
É bom lembrar que o consumidor está sempre de olho nas ofertas e pesquisa as melhores opções de produtos. Preços altos e taxas de frete excessivas são os principais fatores que levam à desistência de compra.
A demanda na época natalina tende a ser maior, não importa o nicho do seu E-commerce. Mas algumas categorias costumam ter uma procura mais alta nas vendas de Natal. De acordo com a OpinionBox, os produtos mais procurados serão:
Confira outros destaques:
E se você quer saber mais categorias em alta neste Natal 2022, preparamos um conteúdo especial sobre este assunto lá no nosso canal do Youtube.
O público está pronto para comprar, mas você precisa estar preparado para oferecer o máximo do seu E-commerce e aumentar suas vendas de Natal. Confira as nossas dicas:
Uma das primeiras atitudes que vai aumentar suas vendas no Natal 2022 é entender o seu público-alvo. Por meio da análise de comportamento, acessos e compras anteriores, é possível perceber padrões de compra por região, faixa etária e similares.
Com essas informações em mãos, é mais fácil criar anúncios de mídia paga segmentados em categorias. Dessa forma, os produtos que fazem mais sucesso com determinado público podem ser direcionados especificamente para essa parcela de seus clientes.
Para criar um senso de urgência e acelerar a decisão de compra neste Natal 2022, é válido usar os gatilhos mentais. Um exemplo é um contador de unidades, que demonstra a grande procura dos itens. A ideia de que aquela peça pode esgotar a qualquer momento incentiva a compra ao enfatizar a brevidade da oferta.
Outro gatilho mental que pode ser utilizado no seu E-commerce é valorizar a autoridade. Os selos de segurança devem estar atualizados e em destaque no rodapé da sua página. Dessa forma você consegue reforçar a confiança do cliente na sua Loja Virtual.
Não subestime o poder de um atendimento ao cliente de qualidade. Com essa estratégia, suas vendas de Natal 2022 podem ganhar aquele impulso necessário com algumas atitudes simples.
De acordo com o CX Trends 2022, 98% dos consumidores estão dispostos a gastar mais dinheiro com empresas que oferecem sua opção de preferência para atendimento, como chat, e-mail ou telefone de contato.
Além do atendimento, você pode implementar outras táticas que melhoram a experiência. Em uma época em que muitos amigos secretos e similares acontecem, é interessante disponibilizar a criação de uma lista de desejos, facilitando as compras e aumentando a conversão.
Mas não esqueça que a experiência do cliente se estende além da acessibilidade da sua Loja Virtual. Pense também na embalagem, assim o recebimento da compra se torna um evento.
Para que suas vendas de Natal 2022 sejam as melhores possíveis, seu E-commerce precisa aparecer nas primeiras páginas dos motores de busca. Isso pode ser atingido com a otimização do SEO.
O cadastro e a descrição dos seus produtos devem agir como um auxílio aos seus esforços de marketing, sejam eles de mídia paga ou focados em redes sociais.
Para você se aprofundar mais no assunto, preparamos um conteúdo especial sobre como o Cadastro de Produto pode ajudar a ranquear o seu E-commerce no Google. Confira!
Uma das maneiras de aumentar a conversão e as vendas de natal é, justamente, diminuir a taxa de abandono de carrinho. Dessa forma, você trabalha com foco em clientes que já demonstraram interesse nos seus produtos e precisam apenas de um incentivo final para a compra.
Neste e-book completo, você vai encontrar dicas para que o abandono de carrinho não faça mais parte do seu dia a dia. Baixe agora!
É essencial estar preparado para uma data tão importante e tão lucrativa para o mercado quanto o Natal 2022. Muitos comportamentos e ações precisam ser pensados para se adequar à urgência e à festividade da data. Elencamos abaixo alguns dos mais importantes.
Com o maior número de pedidos no Natal 2022, é necessário um cuidado especial em toda a logística interna do pedido. Processos como controle de estoque, monitoramento de status de pedidos e atualização de clientes precisam ser feitos com agilidade, já que a data pede uma certa urgência.
Uma boa pedida para a época é investir em um sistema robusto de CRM, que permita o controle facilitado de estoque. E, como a Bis2Bis sempre pensa em você, aqui vai mais uma dica preciosa para deixar sua integração entre sistemas ainda mais simples: você já conhece a Integra.do?
Parceira da Bis desde 2018, a Integra.do viabiliza a comunicação entre plataformas e sistemas, de maneira acessível e funcional. Contando com mais de 70 integrações , e a possibilidade de personalização, a gestão do seu E-commerce acabou de ficar mais fácil.
Já reparou que as ruas e as lojas estão todas decoradas para o Natal 2022? O seu E-commerce também deve ser assim! A ocasião é festiva e sua página inicial também precisa ser.
Confira outros toques que trazem um gostinho de Natal ao seu E-commerce e trazem mais vendas e clientes:
Principalmente no Natal 2022, a conclusão da compra deve ser um momento fácil e seguro para seus clientes. Por isso, ofereça os modos de pagamento mais utilizados pelos consumidores, como cartão de crédito (com variedade de bandeiras), boleto bancário, pagamento por PIX e carteira digital.
Oferecer opções de frete rápidas e acessíveis é fundamental em uma data como o Natal 2022. Como os consumidores estão comprando para presentear, e a comemoração tem data certa, os produtos precisam chegar antes desse dia.
De acordo com o Panorama da Experiência do Consumidor, o preço do frete e o prazo de entrega são os dois maiores fatores que influenciam a decisão de compra online.
Construa boas relações com as transportadoras com as quais trabalha, de modo a sempre oferecer as melhores condições de tempo e preço de entrega.
Para implementar essas ideias no seu E-commerce para o Natal 2022, você precisa contar com uma plataforma que seja personalizável e focada em experiência do cliente, aberta a integrações e escalável.
Além disso, seus acessos tendem a aumentar em datas comemorativas como o Natal e contar com uma plataforma que assegure a estabilidade da Loja Virtual é essencial para garantir todas as vendas.
Por fim, preze pela segurança e por oferecer os melhores meios de pagamento para os seus clientes, disponibilizando variedades de método e bandeiras de cartão.
O Natal 2022 é uma grande oportunidade de crescimento e vendas para o seu E-commerce. Assim, esperamos que as dicas que trouxemos neste artigo te ajudem a evoluir suas estratégias de marketing, captação e conversão.
Para levar sua Loja Virtual para a próxima fase e oferecer a melhor experiência para o seu cliente, fale com um de nossos especialistas e venha conhecer nossa plataforma!
Formada em Jornalismo e apaixonada por comunicação. Você pode me encontrar lendo as últimas novidades ou escrevendo as próximas tendências. Vamos juntos!