O que vender no inverno: 5 estratégias para o e-commerce em 2021

7 de junho de 2021

Winter is coming! Aproveite as oportunidades da estação e saiba o que vender no inverno para impulsionar suas vendas digitais com as estratégias certas.

Com a chegada do mês de junho, muitos lojistas se perguntam o que vender no inverno para trazer mais resultados ao seu negócio online. Por conta das baixas temperaturas, os consumidores tendem a procurar por itens específicos que ofereçam maior conforto na estação mais fria do ano.

Assim como a maioria das datas comemorativas, o inverno é uma grande oportunidade para a criação e divulgação de campanhas especiais. É o momento certo para aproveitar as oportunidades do mercado e traçar estratégias assertivas, impulsionando as vendas da sua Loja Virtual.

Além da praticidade e conforto, muitos consumidores procuram também criar cenários típicos da estação, como a produção de espaços aconchegantes e o consumo de bebidas quentes. Isto é, muito além dos produtos, as pessoas querem ter a experiência que só o período de frio pode proporcionar.

Por isso, é importante entender o comportamento de consumo dos seus clientes para saber o que vender no inverno no seu E-commerce. Se você quer faturar mais nessa estação, continue lendo o artigo e descubra o que vender, quais setores vão estar em alta nessa estação e quais estratégias você pode adotar para vender mais na sua Loja Virtual

E-commerce: saiba o que vender no inverno em 2021

Apesar das baixas temperaturas, as vendas no inverno tendem a ser altas. Segundo o Sebrae, as condições típicas desta estação acabam por favorecer determinados tipos de negócio, que podem ver seu faturamento aumentar consideravelmente.

A tendência é confirmada pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), que prevê crescimento de 10 a 15% nas vendas de E-commerce durante o inverno. Além disso, as medidas de distanciamento social e os cuidados extras que devem ser tomados como prevenção ao Covid-19 tornaram ainda mais relevantes certos nichos de mercado, assim como potencializaram a importância das vendas digitais.

Contudo, é preciso saber se planejar antes de colocar em ação campanhas específicas para a data. Mas não se preocupe! Foi exatamente para te ajudar nessa tarefa que decidi escrever este artigo. Aqui vou te contar como saber o que vender no inverno e como você deve se preparar para faturar muito nesta estação. 

Como escolher o que vender no inverno?

O primeiro passo para ter sucesso em suas campanhas é saber exatamente o que vender no inverno na sua loja virtual. Para isso, conte com a ajuda de ferramentas online que irão te mostrar quais itens estão sendo mais procurados pelos consumidores.

Se tais produtos estão sendo pesquisados com uma alta frequência nos motores de busca, é mais provável que a venda desses também seja maior. Por isso, ao se basear em dados gerados por plataformas confiáveis, sua estratégia de vendas será muito mais assertiva.

Diversas ferramentas disponíveis no mercado são gratuitas e de fácil acesso. Uma delas, por exemplo, é o Categorias em Ascensão no Varejo, do Google. Nesse portal, você pode filtrar a sua busca por período de tempo e país, gerando um diagnóstico preciso das principais tendências que estão sendo pesquisadas na maior plataforma de buscas do mundo.

 

Saiba o que vender no inverno: principais categorias procuradas em maio de 2021 no Google
Principais categorias procuradas em maio de 2021 no Google.

 

Em maio de 2021, por exemplo, houve um aumento de 100% nas buscas por conjuntos de fondue, sendo esse item a maior tendência de busca entre os consumidores. Outras quatro categorias típicas do inverno (aquecedores portáteis, lareiras, aspiradores nasais e luvas) aparecem entre as 8 categorias mais buscadas.

A partir de uma rápida análise, é possível identificar diversas oportunidades de vendas. Além disso, os dados revelam padrões de comportamento importantes, que conferem um direcionamento mais claro e definido para traçar estratégias de marketing.

O próprio Google oferece algumas outras plataformas que você pode consultar para entender as tendências de consumo e saber o que vender no inverno na sua Loja Virtual. Plataformas como o Google Trends e o Keyword Planner, são os mais conhecidos, mas vale a pena também consultar sites como o SEM Rush e o Answer The Public.

Setores em alta para vender no inverno em 2021

Agora que você já sabe o que vender no inverno para impulsionar as suas vendas online, afunile ainda mais o seu escopo de atuação e foque nos produtos que fazem sentido para o seu core business.

Veja a seguir uma lista de 10 segmentos de mercado que estão em alta no inverno:

  1. Moda e Acessórios
  2. Cosméticos
  3. Petshop
  4. Alimentos e Bebidas
  5. Supermercado
  6. Casa e Decoração
  7. Farmácia
  8. Produtos Esportivos
  9. Produtos Hospitalares
  10. Eletrônicos

Mas não pare somente por aí! Empresas que atuam como e-commerce de nicho tendem a gerar melhores resultados que negócios mais generalistas. Por isso, é interessante estreitar ainda mais a sua oferta e focar no nicho de mercado que deseja atingir.

Os nichos são abordagens ainda mais específicas. E, por isso, atraem um público mais qualificado e propenso a comprar de você. Adotar essa estratégia pode ter inúmeras vantagens comerciais, tanto que até fiz um vídeo comentando os maiores benefícios de atuar no digital de forma especializada. Dá só uma olhada!

5 estratégias para vender mais no e-commerce no inverno

Tenho certeza que depois de ler todas essas dicas, você já sabe exatamente o que vender no inverno para aumentar o faturamento da sua loja virtual. Mas o meu papel aqui é te ajudar o máximo possível para que os seus resultados sejam realmente extraordinários.

Pensando nisso, separei 5 estratégias para você adotar no seu E-commerce e impulsionar ainda mais as suas vendas digitais. Vamos começar?

1. Faça Kit de Produtos

Os resultados do Google não mentem: a categoria que teve mais aumento de procura no mês de maio de 2021 foi conjunto para fondue. Isto é, os consumidores estão em busca da solução completa, que oferece mais facilidade e comodidade.

Por isso, além de vender itens unitários, é interessante considerar a produção de kits de produtos com preços mais atrativos. Dessa maneira, a sua loja virtual chama a atenção do público e proporciona uma experiência de compra completa e agradável.

Para montar o kit, analise quais produtos do seu E-commerce tem mais saída. A partir deles, adicione à oferta itens complementares que suprem as necessidades dos clientes de forma integral e prática.

Dessa forma, você consegue vender produtos que podem estar parados no estoque há algum tempo ou que não tem um grande volume de procura, aumentando os seus resultados. Mas lembre-se que a oferta deve fazer sentido para os consumidores.

No exemplo abaixo, a loja de produtos para pets montou um combo com 5 pacotes de petiscos naturais. A promessa é que o conjunto vai deixar o cãozinho feliz durante o mês todo, com mais economia.

Ou seja, o consumidor pode ficar despreocupado, pois, além de garantir um agrado para o seu melhor amigo o mês inteiro, ele ainda investe um valor menor na compra. Esse tipo de abordagem favorece a satisfação e a fidelização dos clientes, que irão comprar na sua loja com mais frequência. 

Kit de produtos é uma solução completa para vender no inverno
O kit de produto é uma solução completa que oferece praticidade e comodidade aos consumidores. Fonte: Pets du Monde, loja virtual desenvolvida pela Bis2Bis E-commerce.

Vale também criar uma categoria especialmente dedicada aos combos. Assim, a navegação da sua loja virtual será fluida e intuitiva, melhorando a experiência de compra do seu E-commerce. 

Essa parte da sua Loja Virtual é muito importante e pode fazer toda a diferença na experiência dos visitantes. Por isso, preste bem atenção e se dedique a ela. Para te ajudar, gravei um vídeo inteiro sobre o assunto, confira:

2. Pense além do produto

Saber o que vender no inverno para impulsionar as vendas do seu E-commerce vai além da oferta de produtos. Você pode também disponibilizar na sua loja virtual um clube de assinaturas com diferentes planos e valores.

Essa estratégia vem sendo muito utilizada por marcas de vinho e bebidas, que oferecem assinaturas mensais e enviam aos clientes cadastrados uma variedade de produtos diferentes todos os meses.

Dessa forma, os consumidores passam por experiências novas a cada entrega e são surpreendidos pela curadoria de peritos na área. Essa transferência de responsabilidade na escolha dos produtos também pode ser vantajosa para o seu E-commerce.

Apesar do que se pensa, ter mais opções não é sinônimo de tomar decisões com mais facilidade. Na verdade, segundo o paradoxo da escolha, é justamente o contrário que acontece nesses casos. 

Dentre um mar imenso de opções, a maioria dos clientes sente-se perdido e pode, até mesmo, desistir da compra e abandonar o carrinho. Ao oferecer um clube de assinaturas, você proporciona comodidade e conforto, além de uma experiência de compra agradável, simples e completamente descomplicada.

Assim, a sua loja virtual também fideliza os clientes e mantém uma receita recorrente todos os meses.

Clube de assinatura gera receita recorrente e é uma ótima estratégia para vender no inverno
O clube de assinatura gera receita recorrente e clientes fiéis. Fonte: Muscle Box, loja virtual desenvolvida pela Bis2Bis E-commerce

Para estimular os consumidores a aderirem ao clube, é interessante considerar a oferta de bônus extras na contratação da assinatura. Itens colecionáveis, produtos complementares e acessórios exclusivos podem ser uma boa pedida para criar promotores da sua marca e fidelizar seus clientes.

3. Aposte no Cross-Selling 

Após ter escolhido o que vender no inverno e traçado as estratégias certas para faturar mais no seu E-commerce, ainda existem algumas cartas na manga que você pode utilizar. Na página de produto, por exemplo, aposte em ofertas de cross-selling.

Elas podem aparecer como “Aproveite e compre junto” ou “Quem comprou isto, também levou”. Essa é uma ótima estratégia para aumentar as vendas e o ticket médio da sua loja virtual. 

Ela consiste em oferecer produtos complementares ao carrinho do consumidor. Isto é, imagine que você atua no segmento de moda e o cliente da sua loja se interessou por uma calça. Nesse caso, vale ofertar para ele uma peça que combine e complemente aquela que ele já demonstrou interesse, como um cinto, por exemplo, dentro da própria página que está sendo acessada.

 

Cross-selling aumenta o ticket médio da sua operação e é uma ótima estratégia de vendas
Ações de Cross-selling podem aumentar o ticket médio da sua operação. Fonte: Grupar Autopeças, loja virtual em desenvolvimento pela Bis2Bis E-commerce.

Uma dica aqui é oferecer uma condição especial, como um desconto ou frete grátis. Dessa forma, o consumidor também se depara com a solução completa por um valor de investimento mais atrativo. 

Assim, você aumenta a taxa de conversão da sua loja virtual, bem como a satisfação dos consumidores em relação à sua empresa, fortalecendo o reconhecimento e a força da sua marca no digital.

4. Ofereça exatamente o que o seu cliente precisa

Não basta saber exatamente o que vender no inverno, se você não sabe para quem está ofertando esses produtos. Essa declaração pode parecer básica, afinal, já é amplamente disseminado que devemos conhecer o nosso público-alvo.

Contudo, muito além dessa regra e ouro, conhecer a origem do tráfego da sua loja virtual e o perfil de consumo desses consumidores é essencial para oferecer exatamente o que o seu cliente precisa. 

Isso porque vivemos em um país rico e diverso em cultura e comportamento. Cada região do Brasil apresenta um padrão de consumo diferente, muito influenciado por questões sociológicas e geodemográficas.

Por isso, conte com a ajuda de ferramentas que mapeiam os dados dos visitantes da sua loja e seus padrões de comportamento. O Google Analytics, por exemplo, desempenha bem esse papel e é 100% gratuito.

Com as informações obtidas a partir dessa plataforma, você conseguirá personalizar a vitrine da sua loja virtual de forma muito mais assertiva e atrativa para o seu público. A Nplay é uma empresa que oferece essa personalização baseada em inteligência artificial. Ela proporciona a tecnologia necessária para mostrar ao seu cliente exatamente aquilo que ele precisa, de acordo com as suas características de consumo.

5. Facilite e melhore a experiência de compra

E falando em melhorar a experiência de compra dos seus clientes, ainda existem outras soluções que tornam a jornada do consumidor muito mais agradável, fácil e intuitiva. Mas, para ter todas essas vantagens competitivas, é preciso contar com os fundamentos necessários capazes de oferecer todas essas funcionalidades.

E isso começa na base de qualquer loja virtual, a plataforma de E-commerce. Ela deve entregar para os lojistas muito além do básico, que é a tecnologia necessária para colocar a sua loja no ar. 

Um bom parceiro entende o seu modelo de negócio, o mercado em que atua e procura esclarecer as necessidades mais latentes dos seus clientes. A partir desse estudo minucioso, são criadas funcionalidades específicas e especialmente desenvolvidas para as demandas da sua empresa.

A Bis2Bis E-commerce, por exemplo, já projetou diversas soluções personalizadas e, por esse e outros motivos, possui a maior taxa de conversão do mercado. A imagem abaixo é um dos milhares de exemplos de funcionalidades criadas.

Este lojista possuía clientes muito interessados em seus produtos quando viam tutoriais em vídeo. Contudo, os consumidores tinham dificuldade em pesquisar os itens exibidos e encontrá-los na loja virtualPara melhorar a experiência de compra, simplificar a jornada do usuário e aumentar a taxa de conversão do E-commerce, foi criado um módulo especial que exibe os produtos utilizados em cada vídeo com as informações principais como preço, descrição, opção de cor e link direto para adição no carrinho.

Personalização de e-commerce para aumentar a taxa de conversão
Enquanto o vídeo está em andamento, são exibidos os produtos utilizados durante o tutorial. Loja Virtual desenvolvida pela Bis2Bis E-commerce.

Já sei o que vender no inverno. E agora?

Agora você já sabe exatamente o que vender no inverno na sua loja virtual. Além disso, você sabe como encontrar as melhores oportunidades, traçar as estratégias mais assertivas e onde encontrar os parceiros mais adequados para a sua operação. 

Então, lembre-se: faça pesquisas e baseie-se sempre em dados. Eles vão te guiar para o caminho certo e direcionar as suas ações de forma precisa. Com todas essas informações em mãos, procure empresas e soluções que sejam capazes de personalizar a sua oferta aos clientes, tornando-a irresistível.

A Bis2Bis E-commerce preza por entregar um serviço de excelência, garantindo aos seus clientes as bases necessárias para você ganhar escalabilidade comercial e vender muito mais no mundo digital. 

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