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O que vender no inverno em 2023: 5 estratégias para o E-commerce

Galleger Ilhe | 21 de junho de 2023

Com a mudança de estação, muitos lojistas se perguntam o que vender no inverno para trazer mais resultados ao seu negócio online.

Por conta das baixas temperaturas, os consumidores tendem a procurar por itens específicos que ofereçam maior conforto e aconchego na estação mais fria do ano.

Assim como o verão e o outono, a época também é uma grande oportunidade para a criação e divulgação de campanhas especiais.

Ou seja, é o momento certo para aproveitar as oportunidades do mercado e traçar estratégias assertivas, impulsionando as vendas da sua Loja Virtual.

Se você quer faturar mais nessa estação, continue lendo e descubra quais setores vão estar em alta nessa estação. Além disso, você vai saber quais estratégias pode adotar para vender mais na sua Loja Virtual.

O que vender no inverno?

Apesar das baixas temperaturas, as vendas no inverno tendem a ser altas.

De acordo com o PEGN, as condições típicas desta estação acabam por favorecer determinados tipos de negócio, que podem ver seu faturamento aumentar consideravelmente.

Em 2022, a temporada mais fria arrecadou mais de R$13,5 bilhões de reais em vendas no varejo. Já os segmentos que tiveram maior destaque foram vestuário, calçados e alimentação, segundo a CNC.

Contudo, é preciso saber se planejar antes de colocar em ação campanhas específicas para a data. 

Além da praticidade e conforto, muitos consumidores procuram também criar cenários típicos da estação, como a produção de espaços aconchegantes e o consumo de bebidas quentes. 

Isto é, além dos produtos, as pessoas querem ter a experiência que só as temperaturas mais frias podem proporcionar.

Por isso, é importante entender o comportamento de consumo dos seus clientes para saber o que vender no inverno no seu E-commerce.

Mas não se preocupe! Nós te ajudaremos nesta tarefa. Confira o que vender no inverno para colocar o seu e-commerce à frente da concorrência.

Como escolher o que vender no inverno?

O primeiro passo para ter sucesso em suas campanhas é saber exatamente o que vender no inverno na sua loja virtual. 

Para isso, conte com a ajuda de ferramentas online para entender quais itens estão sendo mais procurados pelos consumidores.

Os produtos que contam com uma alta procura nos motores de busca têm uma probabilidade de venda maior. 

Por isso, ao se basear em dados gerados por plataformas confiáveis, sua estratégia de vendas será muito mais assertiva.

Diversas ferramentas disponíveis no mercado são gratuitas e de fácil acesso. Por exemplo, o Google Trends pode ser um aliado poderoso na hora de definir o que o público está procurando.

google-trends-inverno
O inverno afeta as diferentes regiões do Brasil de maneiras diferentes, então utilize ferramentas como o Google Trends para auxiliar na definição da sua estratégia.

De maneira similar, marketplaces como Mercado Livre e Shopee divulgam periodicamente listas e tabelas com os produtos mais procurados em suas plataformas, então fique sempre de olho. 

Setores em alta para vender no inverno

Se você está se perguntando o que vender no inverno, está com sorte, já que a estação oferece muitas oportunidades, principalmente para quem quer vender produtos ou serviços relacionados ao frio, ao conforto e ao bem-estar. 

Veja alguns setores que se destacam nessa época do ano.

Loja Virtual de Moda: roupas, calçados e acessórios de inverno são itens essenciais para quem quer se proteger das baixas temperaturas e manter o estilo. Casacos, botas, cachecóis, luvas e gorros são alguns exemplos de produtos que têm alta demanda no inverno.

tendências ml inverno
Na página de tendências do Mercado Livre a procura por itens quentinhos já começou.

Beleza: os cuidados com a pele e os cabelos também são importantes no inverno. Produtos hidratantes, nutritivos e reparadores podem ajudar a manter a saúde e a beleza em dia.

💡 Leia também: 7 dicas para um E-commerce de Cosméticos Vender Mais

Alimentação: o inverno é uma época propícia para consumir alimentos quentes, calóricos e saborosos, que aquecem o corpo. Sopas, caldos, fondues, chocolates, cafés, chás e vinhos são alguns exemplos de alimentos que fazem sucesso no inverno. 

Além de vender esses produtos prontos, também é possível ofertar ingredientes, receitas ou kits para prepará-los em casa.

Lazer: a estação também é uma oportunidade para vender produtos ou serviços que proporcionam diversão e entretenimento para quem quer aproveitar o tempo livre. Livros, filmes, jogos, brinquedos, cursos online e viagens são algumas ideias de lazer que podem atrair clientes no inverno.

Mas as oportunidades não param por aí! 

Os e-commerces de nicho tendem a gerar melhores resultados que negócios mais generalistas. Por isso, é interessante estreitar ainda mais a sua oferta e focar no nicho de mercado que deseja atingir.

Os nichos são abordagens ainda mais específicas. E, por isso, atraem um público mais qualificado e propenso a comprar de você.

Adotar essa estratégia pode ter inúmeras vantagens comerciais, tanto que até fiz um vídeo comentando os maiores benefícios de atuar no digital de forma especializada. Dá só uma olhada!

5 estratégias para vender mais no e-commerce no inverno

Agora que você já tem uma ideia mais formada sobre o que vender no inverno, é hora de pensar em como maximizar os resultados do seu E-commerce na estação. 

Pensando nisso, separei 5 estratégias para você adotar na sua loja virtual e impulsionar ainda mais as suas vendas digitais. Vamos começar?

💡 Leia também: Como aumentar as vendas online em 2023?

1. Faça Kit de Produtos

Uma estratégia interessante para quem está à procura de o que vender no inverno é oferecer kits de produtos relacionados. Isto porque os consumidores estão em busca de uma solução completa, que ofereça mais facilidade e comodidade.

Para montar o kit, analise quais produtos do seu E-commerce tem mais saída. A partir deles, adicione à oferta itens complementares que suprem as necessidades dos clientes de forma integral e prática.

Dessa forma, você consegue vender produtos que podem estar parados no estoque há algum tempo ou que não tem um grande volume de procura, aumentando os seus resultados. 

Mas lembre-se que a oferta deve fazer sentido para os consumidores.

Por exemplo, você pode criar um kit de moda de inverno que inclua um casaco, uma echarpe e um par de luvas combinando. 

Além disso, você pode criar kits de beleza que contenham produtos específicos para cuidados com a pele e cabelos no inverno, como hidratantes, máscaras faciais e óleos nutritivos. 

Ao montar esses kits, leve também em consideração as preferências do seu público-alvo e ofereça opções variadas para atender diferentes necessidades e estilos. 

Certifique-se de comunicar os benefícios e a proposta de valor dos kits de produtos em suas campanhas de marketing, destacando a economia, a praticidade e a experiência completa que eles proporcionam aos clientes.

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Pensando nos dias mais frios, o Cerealista Express, loja da base da Bis2Bis, preparou um kit especial que engloba todas as necessidades de uma noite aconchegante em casa.

2. Clube de Assinaturas

Saber o que vender no inverno para impulsionar as vendas do seu E-commerce vai além da oferta de produtos. 

Você pode também disponibilizar na sua loja virtual um clube de assinaturas com diferentes planos e valores.

Essa estratégia vem sendo muito utilizada por marcas de vinho e bebidas e movimentou mais de R$1 bilhão de reais, oferecendo assinaturas mensais e enviando aos clientes cadastrados uma variedade de produtos diferentes todos os meses.

Dessa forma, os consumidores passam por experiências novas a cada entrega e são surpreendidos pela curadoria de peritos na área. 

De acordo com o Consumer Trends 2023, a personalização total da experiência do consumidor é um dos pilares para o crescimento do E-commerce no futuro, e uma estratégia de clube de assinaturas vai de encontro à essa evolução. 

Ao oferecer a opção, você proporciona comodidade e conforto, além de uma experiência de compra agradável, simples e completamente descomplicada.

Assim, a sua loja virtual também fideliza os clientes e mantém uma receita recorrente todos os meses.

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O clube de assinaturas da New Old Man tem como objetivo simplificar a o dia a dia dos seus clientes, tornando o auto cuidado parte da rotina.

Para estimular os consumidores a aderirem ao clube, é interessante considerar a oferta de bônus extras na contratação da assinatura

Ofereça itens colecionáveis, produtos complementares e acessórios exclusivos a partir de um certo valor ou período de adesão, criando promotores da sua marca e incentivando o marketing boca a boca. 

3. Aposte no Cross-Selling 

Agora que você já escolheu o que vender no inverno e traçou as estratégias certas para faturar mais no seu E-commerce, ainda existem algumas cartas na manga que você pode utilizar. 

Na página do produto, por exemplo, aposte em ofertas de cross-selling.

Elas podem aparecer como “Aproveite e compre junto” ou “Quem comprou isto, também levou”. Essa é uma ótima estratégia para aumentar as vendas e o ticket médio do seu E-commerce

Ela consiste em oferecer produtos complementares ao carrinho do consumidor. 

Isto é, imagine que você atua no segmento de moda e seu cliente se interessou por uma calça. Nesse caso, vale ofertar para ele uma peça que combine e complemente o item, como um cinto ou blazer, tudo em uma só página de produto.

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A XuaXua, especializada em Sapatos e Acessórios infantis, implementou o cross-selling e oferece a possibilidade de compra de um look completo com descontos exclusivos para o seu pequeno.

Uma dica aqui é oferecer uma condição especial, como um desconto ou frete grátis. 

Dessa forma, o consumidor também se depara com a solução completa por um valor de investimento mais atrativo. 

Assim, você aumenta a taxa de conversão da sua loja virtual e a satisfação dos consumidores em relação à sua empresa, fortalecendo o reconhecimento e a força da sua marca no digital.

4. Ofereça exatamente o que o seu cliente precisa

Não basta saber exatamente o que vender no inverno, se você não sabe para quem está ofertando esses produtos

Essa declaração pode parecer básica, afinal, já é amplamente disseminado que devemos conhecer o nosso público-alvo.

Contudo, muito além dessa regra de ouro, conhecer a origem do tráfego da sua loja virtual e o perfil de consumo desses consumidores é essencial para oferecer exatamente o que o seu cliente precisa. 

Isso porque vivemos em um país rico e diverso em cultura e comportamento

Cada região do Brasil apresenta um padrão de consumo diferente, muito influenciado por questões sociológicas e geográficas.

Por isso, conte com a ajuda de ferramentas que mapeiam os dados dos visitantes da sua loja e seus padrões de comportamento. O Google Analytics, por exemplo, desempenha bem esse papel e é 100% gratuito.

Com as informações obtidas a partir dessa plataforma, você conseguirá personalizar a vitrine da sua loja virtual de forma muito mais assertiva e atrativa para o seu público. 

5. Facilite e melhore a experiência de compra

E falando em melhorar a experiência de compra dos seus clientes, ainda existem outras soluções que tornam a jornada do consumidor muito mais agradável, fácil e intuitiva. 

Mas, para ter todas essas vantagens competitivas, é preciso contar com os fundamentos necessários capazes de oferecer todas essas funcionalidades.

E isso começa na base de qualquer loja virtual, a plataforma de E-commerce

Ela deve disponibilizar muito além do básico para a sua operação e ir além da tecnologia necessária para colocar a sua loja no ar. 

Um bom parceiro entende o seu modelo de negócio, o mercado em que atua e procura esclarecer as necessidades mais latentes dos seus clientes. 

A partir desse estudo minucioso, são criadas funcionalidades específicas e especialmente desenvolvidas para as demandas da sua empresa.

A Bis2Bis E-commerce, por exemplo, já projetou diversas soluções personalizadas e, por esse e outros motivos, possui a maior taxa de conversão do mercado.

Personalização de e-commerce para aumentar a taxa de conversão
Enquanto o vídeo está em andamento, são exibidos os produtos utilizados durante o tutorial. Loja Virtual desenvolvida pela Bis2Bis E-commerce.

Sabemos que cada loja virtual tem suas particularidades e, desse modo, tratamos cada projeto com o cuidado e atenção que ele merece, desenvolvendo módulos e soluções na medida certa para te levar para o próximo nível.

🎬 Assista também: Como faturar mais melhorando a Usabilidade do E-commerce

Já sei o que vender no inverno. E agora?

Agora você já sabe exatamente o que vender no inverno na sua loja virtual. 

Além disso, ficou por dentro de como encontrar as melhores oportunidades, traçar as estratégias mais assertivas e onde encontrar os parceiros mais adequados para a sua operação. 

Então, lembre-se: faça pesquisas e baseie-se sempre em dados. 

Já que são eles que vão te guiar para o caminho certo e direcionar as suas ações de forma precisa. Com todas essas informações em mãos, procure empresas e soluções que sejam capazes de personalizar a sua oferta aos clientes, tornando-a irresistível.

A Bis2Bis E-commerce preza por entregar um serviço de excelência, garantindo aos seus clientes as bases necessárias para você ganhar escalabilidade comercial e vender muito mais no mundo digital. 

Fale com um de nossos especialistas e evolua seu E-commerce!

 

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