Saiba o que vender no outono para manter seu E-commerce em alta!

Júlia Proença | 15 de fevereiro de 2023

Com a mudança de estações, surge a dúvida sobre o que vender no Outono para manter as vendas do seu E-commerce lá em cima e aproveitar a sazonalidade do momento.

As temperaturas ficam mais amenas, os tons mais terrosos e a porta fica aberta para a renovação dentro da casa dos seus clientes. É claro que o mesmo também acontece na sua Loja Virtual.

Por isso, é essencial contar com um bom planejamento nas datas comemorativas para que essa estratégia funcione e posicione seu E-commerce da melhor maneira.

Pronto para saber o que vender no Outono e como estar preparado para a mudança de estações? Então continue lendo este artigo!

💡 Leia também: Como aumentar as vendas online em 2023?

Quando começa o Outono?

O Outono de 2023 começa no dia 20 de março e se estende até o dia 21 de junho. Por englobar um período considerável de tempo, outras datas importantes também são comemoradas na estação.

Neste ano teremos eventos que podem entrar na sua estratégia de marketing e vendas, juntamente com o Outono:

  • Páscoa;
  • Dia Das Mães;
  • Festas Juninas;
  • Dia dos Namorados.

💡 Confira nossas dicas para lucrar mais com as datas comemorativas em 2023

O que mais vende no Outono?

Todos os setores do E-commerce passam pelo questionamento de o que vender no outono, já que a estação é um momento de transição e renovação. Localizada entre o verão e o inverno, ela marca o meio termo entre as temporadas.

Então, leve em consideração os interesses do seu público na hora de selecionar os produtos e ofertas que ficarão em destaque na sua Loja Virtual.

Um bom ponto de partida é a análise de dados de compras anteriores e o conhecimento do perfil do seu cliente. Assim é possível definir a melhor estratégia, aquela feita especificamente para o seu E-commerce.

O que vender no Outono?

A mudança de estações tem um grande potencial de impacto nas suas vendas, sejam elas de moda, decoração, alimentos ou vários outros setores de e-commerce de nicho.

Confira os setores que podem lucrar muito e dicas de o que vender no Outono 2023.

Alimentos

O nicho de alimentos vem crescendo nos últimos anos e foi, inclusive, um dos grandes destaques de 2022 nas vendas online. Além disso, a concentração de datas comemorativas na época favorece o setor, que não precisa se preocupar com o que vender no Outono.

Saindo de uma boa maré de vendas com o Carnaval, seu E-commerce agora pode apostar nas vendas de Páscoa e Dia dos Namorados.

Então, destaque-se dos seus concorrentes com conteúdo relacionado à chegada do frio. Você pode publicar receitas especiais, indo além do chocolate e oferecendo também opções veganas ou livres de lactose e açúcar.

Lembre-se também que as Festas Juninas também são muito importantes para o setor alimentício. Além de destacar produtos com a temática caipira e festiva no seu E-commerce, os banners e a comunicação devem seguir os mesmos critérios.

E-commerce para supermercado: e-book completo. Baixe grátis!
E-commerce para supermercado: e-book completo. Baixe grátis!

Cosméticos e Beleza

Quando as temperaturas começam a cair, surgem várias opções de o que vender no Outono, inclusive no setor de cosméticos e beleza.

Os E-commerces desse nicho podem começar a investir em tratamentos hidratantes, que podem ser para o corpo, lábios, cabelos ou rosto. Sua comunicação pode também apresentar as vantagens de cuidar do corpo antes das mudanças drásticas no clima.

Aliás, a chegada do Outono traz também novas cores e tendências no mundo da maquiagem. Os tons terrosos e mais sóbrios são característicos da estação e ficam em alta até setembro.

Mais uma vez, se utilizar das datas comemorativas que se interpõem no período é uma ótima sacada.

Mercado Pet

Assim como nós, os bichinhos também sentem quando as temperaturas começam a cair. Então investir no mercado pet é uma ótima pedida se você está com dúvidas sobre o que vender no Outono.

De acordo com pesquisa da OpinionBox, 72% dos brasileiros consideram seus pets como se fossem seus filhos. Isso prova o potencial do mercado e o quanto esses clientes estão dispostos a desembolsar por seus animais.

Quantidade de animais de estimação que os brasileiros tem em casa
Quantidade de animais de estimação que os brasileiros tem em casa

Além das roupas para os bichinhos, snacks gourmets e temáticos estão em alta, assim como pomadas hidratantes para combater o frio e o desgaste nas patas.

Roupas e Acessórios

O mercado da Moda tem muitas opções de o que vender no Outono 2023. Mesmo se não levarmos em conta todas as datas comemorativas que temos no meio da estação.

Com a gradual queda nas temperaturas, o público já deve começar a sua procura por peças e acessórios mais adequados para o frio. Itens como casacos, jaquetas, cachecóis, luvas e meias são algumas das apostas.

Inclusive, o Dia dos Namorados deve aquecer o mercado masculino e feminino. Então vale uma análise mais profunda do seu público e de suas vendas anteriores na data para analisar qual a melhor estratégia de marketing para a data.

Tendências de busca no Mercado Livre: saiba o que vender no Outono
Tendências de busca no Mercado Livre: saiba o que vender no Outono

Fique de olho nas tendências e temáticas que sua audiência está seguindo. Boas ferramentas para acompanhar esse movimento são o Pinterest e o TikTok, já que muitas trends são criadas nas plataformas.

Lembre-se também que as regiões brasileiras têm climas distintos. Então, setorize seus esforços de mídia paga para anunciar os produtos corretos para cada audiência, garantindo uma melhor taxa de conversão.

Casa e Decoração

Se você está no ramo de Casa e Decoração, a resposta para a pergunta: o que vender no Outono é fácil. As palavras de ordem são conforto e aconchego. Elas vem em primeiro lugar!

Os clientes procuram por:

  • Cobertores;
  • Mantas; 
  • Almofadas;
  • Quadros Decorativos; 
  • Tapetes;
  • Velas Aromáticas e mais.

O Dia das Mães é uma data comemorativa que conversa muito bem com o Outono e coincide com a estação. Combine as duas numa promoção atrativa e fidelize seu cliente.

Farmácia

As temperaturas caem, mas as vendas de remédios e vitaminas podem subir. Para o setor farmacêutico, o que vender no Outono nem chega a ser uma dúvida.

A época já é conhecida por um aumento no número de problemas respiratórios, alergias, doenças cardiovasculares e tem picos de gripe, sinusite, rinite e amigdalite.

Por isso, se mantenha sempre atento às regulações da ANVISA e às leis vigentes. Outro ponto importante é se atentar ao estoque atualizado das vitaminas e medicamentos mais utilizados na estação.

Boas opções para manter a saúde em dia no friozinho:

Itens de farmácia para vender online no Outono
Itens de farmácia para vender online no Outono

💡 Confira nossa playlist completa sobre E-Commerce de Farmácia

Como vender mais no Outono 2023?

Todos os setores podem ter sucesso, desde que saibam o que vender no Outono. O impulso da presença das datas comemorativas já é um ponto de partida para que essa estação seja uma ótima temporada de vendas.

Então, não perca mais tempo! Coloque todas as nossas dicas em prática e comece agora seu planejamento para que a única coisa que caia nesse Outono sejam as folhas no quintal.


Tags: