Bis2Bis E-commerce

Palavra-chave: como encontrar as melhores e alcançar a primeira página do Google

Tony Montezuma | 21 de outubro de 2022

Saber como fazer uma pesquisa de palavra-chave é muito importante para o E-commerce. Isso porque ela é a estratégia ideal para ter seu produto aparecendo bem na busca do Google e, consequentemente, vender mais!

Afinal, existem vários desafios que as lojas virtuais precisam superar. Um deles é a quantidade de concorrentes existentes no mercado oferecendo produtos similares, assim como os vários termos de busca que os clientes utilizam.

Por isso, você precisa de uma estratégia vencedora de palavras-chave para conseguir a façanha de estar na primeira página do buscador. Ainda mais quando consideramos que 60% dos consumidores não clicam além da terceira página de resultados quando fazem uma busca.

Neste artigo, você vai entender porque as palavras-chave são essenciais para as suas vendas online, como encontrar as melhores para o seu E-commerce e as principais ferramentas de pesquisa que vão te ajudar nesse exercício!

Importância da palavra-chave para o E-commerce

Para aumentar as vendas online, você precisa entender como está a captação de clientes no seu E-commerce. Isto é, a quantidade de visitas que a sua Loja Virtual recebe todos os dias.

Resumidamente, existem três principais formas de captar novos consumidores: redes sociais, mídia paga e tráfego orgânico. O último se refere aos acessos que não envolvem custo direto.

Em outras palavras, são os acessos gerados de forma espontânea e normalmente vêm de mecanismos de pesquisa como o Google. Portanto, para aumentar as visitas, é preciso entender como eles funcionam.

Como funciona o SEO do Google?

O Google e todos os demais buscadores são plataformas de intenção. Isso quer dizer que o usuário utiliza a rede para encontrar a solução de um problema. Assim, ele já tem um interesse e pesquisa pelo produto que vai satisfazer essa necessidade.

Na prática, essas pesquisas são feitas por meio de palavras-chave ou no inglês original, keywords.

Ou seja, saber qual a melhor palavra-chave para o seu produto é o ponto de partida para uma página perfeita! Além de ser essencial para o ranqueamento orgânico do seu e-commerce nas buscas do Google.

Canais mais acessados pelos usuários antes de efetuar uma compra online
Canais mais acessados pelos usuários antes de efetuar uma compra online

Com uma escolha bem feita, sua página pode não apenas ganhar posições como aparecer entre os primeiros resultados, fortalecendo sua reputação online e aumentando suas vendas.

É por isso que encontrar a palavra-chave correta é um dos pilares de uma boa estratégia de SEO para E-commerce. Todos vão entender exatamente o que você está oferecendo, desde seus clientes até os robôs do Google ou de outros buscadores.

Mas afinal, o que é SEO?

O que é SEO para E-commerce?

Uma das técnicas mais valiosas de marketing digital, SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca). Esses buscadores utilizam uma série de requisitos que identificam a compatibilidade e qualidade do conteúdo publicado em uma página ao tema buscado.

Assim, ranqueiam as páginas encontradas de acordo com o cumprimento dessas regras e apresentam ao usuário o que eles encontraram de melhor na internet.

No SEO, então, são utilizadas técnicas que otimizam uma página publicada na internet para ser vista com “bons olhos” pelos buscadores. Assim, ela aparece na frente das outras milhares de páginas que falam sobre o mesmo assunto.

De acordo com pesquisas, ranquear em primeiro lugar na página de resultados do Google para uma determinada palavra-chave garante 34% de acessos orgânicos para seu website, trazendo usuários espontâneos sem a necessidade de gastos. 

E-book SEO para E-commerce. Baixe agora!
E-book SEO para E-commerce. Baixe agora!

Ferramentas para pesquisa de palavras-chave

A definição da palavra-chave correta pode se tornar uma tarefa muito mais fácil com as ferramentas de pesquisa e análise. Das disponíveis no mercado, as mais conhecidas são:

  • Keyword Planner
  • Ubersuggest
  • SEMRush
  • Ahrefs
  • Keywordtool.io

Com a ajuda desses sistemas você consegue reunir mais informações sobre as palavras-chave, como seu volume de pesquisas, qual a intenção da busca, dificuldade de ranquear com aquele termo, custo por clique e muito mais.

Como achar uma boa palavra-chave?

Se você pensou que são muitas informações para analisar, fique tranquilo! Saber achar uma boa palavra-chave depende de entender se ela atende a alguns requisitos. Por isso, considere estas variáveis.

Volume

O indicador de Volume de Buscas mostra quantas vezes a palavra-chave é procurada num determinado período de tempo. Com esse dado, é possível comparar vários termos e definir qual atrai um público mais expressivo, gerando mais tráfego e conversão.

Dificuldade

A dificuldade que uma palavra-chave tem em ranquear deve ser levada em consideração, principalmente no início da construção da sua estratégia de SEO. Quanto mais difícil, mais estruturado, otimizado e completo precisa ser o seu conteúdo.

Se você estiver começando, o ideal é escolher uma palavra-chave de dificuldade média ou mesclar entre termos fáceis e difíceis. Assim, seu E-commerce aumenta o alcance com conteúdo de qualidade.

Concorrência

Uma ótima maneira de ficar de olho na concorrência é identificar quais sites ocupam os primeiros resultados para as palavras-chave que você pretende ranquear.

Encontre oportunidades nesses resultados e procure por variações de palavras-chave. São nessas lacunas que seu E-commerce pode preencher os espaços em branco que a concorrência ainda não ocupa.

Intenção

Nem só de compras vivem as buscas do Google! Os internautas fazem pesquisas sobre assuntos variados.

Por isso, é essencial saber as intenções de pesquisa de cada palavra-chave. Essa informação pode te ajudar a definir quais são os melhores termos para aumentar as vendas do seu E-commerce.

  • Pesquisa Informacional: buscas que costumam conter perguntas e respostas rápidas. Normalmente são realizadas quando o usuário tem alguma dúvida. Ex: o que é tênis ortopédico.
  • Pesquisa Transacional ou Comercial: feita quando o cliente já está pronto para fazer uma compra. Normalmente essa busca é mais específica e intencional. Ideal para o E-commerce. Ex: tênis infantil.
  • Pesquisa Navegacional: A mais simples das três, a pesquisa navegacional é feita quando o usuário quer chegar num site ou página específica, fazendo a busca com esse fim em mente. Ex: Nike.
Visão geral de palavra-chave no SEMRush
Visão geral de palavras-chave no SEMRush.

Tipos de palavra-chave

Além das variáveis, você precisa entender os diferentes tipos de palavras-chave para escolher a melhor dentro da realidade do seu E-commerce. Existem três tipos: 

  • Head tail (palavra-chave de cabeçalho);
  • Middle-tail;
  • Long-tail (palavra-chave de cauda longa).

As head-tails costumam ter alto volume de procura, ou seja, muita gente busca por elas, como, por exemplo, “iPhone”. Apesar da oportunidade de gerar um grande tráfego, essas palavras-chave são muito abrangentes e concorridas.

Então, para quem está começando e ainda está construindo uma autoridade na internet, ranquear nas primeiras páginas do Google com elas pode ser um grande desafio.

Conforme elas vão aumentando de tamanho e ficando mais específicas, temos uma long-tail. Esse tipo de palavra-chave traz um cliente mais especializado e pronto para comprar do que uma head-tail.

A melhor estratégia é considerar palavras-chave de alto e de baixo volume, mesclando os tipos e se beneficiando das características de cada uma para melhorar seu ranqueamento.

Mas como podemos descobrir as melhores palavras-chave para nosso produto?

Como fazer uma pesquisa de palavra-chave na prática

Levando em conta que o Google é o maior mecanismo de buscas não só no Brasil como no mundo, vamos contar com a ajuda dele para a definição da nossa palavra-chave de long-tail.

Grande parte do público que faz compras pela internet costuma pesquisar antes da compra. Então, o Google compila e sugere as buscas mais comuns enquanto você digita sua no campo de pesquisa. 

Além de uma ótima ferramenta para economizar tempo, ela pode nos ajudar na identificação da melhor palavra-chave

Vamos utilizar um produto como exemplo: “Tênis Infantil”. Essa já é nossa palavra-chave. Agora podemos utilizar o Google para descobrirmos:

  • Como as pessoas buscam “tênis infantil”;
  • Quais variações aparecem no Google;
  • Qual “tênis infantil” é mais buscado.

Para fazermos isso corretamente, é melhor usarmos a aba anônima do navegador. Quando usamos a aba anônima, o Google não leva em conta nossas buscas anteriores, que podem afetar os resultados. 

Como abrir uma guia anônima no Google Chrome para começar sua pesquisa de palavra-chave
Como abrir uma guia anônima no Google Chrome

Com a aba anônima aberta, vamos para o Google. O primeiro passo é escrever o produto que você quer analisar no campo de pesquisa.

Mas atenção! Ainda não faça a pesquisa: deixe o Google nos mostrar o que as pessoas buscam sem fazermos a busca de verdade!

Esse retorno do Google é MUITO importante. Com ele, sabemos exatamente o que as pessoas estão buscando em ordem. Isso porque os itens mais relevantes vão estar no topo e abaixo deles as demais buscas derivadas do termo “tênis infantil”, do mais buscado para o menos buscado.

Primeiro passo para encontrar a palavra-chave perfeita: digite o termo na barra de busca do Google.
Primeiro passo para encontrar a palavra-chave perfeita: digite o termo na barra de busca do Google.

Outra aplicação interessante desse retorno do Google é a montagem e organização das categorias no menu do E-commerce.

Vamos mostrar na prática. Supondo que o “tênis infantil” seja masculino, selecione e dê um espaço no teclado.

Especifique a busca para conseguir mais informações sobre sua palavra-chave
Especifique a busca para conseguir mais informações

O Google nos mostra todas as opções de “tênis infantil masculino”, da mesma forma que fizemos anteriormente. Continuando, vamos especificar ainda mais a busca, selecionando “tênis infantil masculino com led”.

Quanto mais específica a busca, menor o número de resultados
Quanto mais específica a busca, menor o número de resultados

E depois selecionamos “tênis infantil masculino com led recarregável”;

Dessa forma, atingimos o título perfeito
Dessa forma, atingimos o título perfeito

Assim, praticamente montamos um título perfeito para o produto sem esforço! Utilizamos os retornos do Google que também são as palavras mais buscadas

Mas como podemos confirmar que essas palavras são realmente as mais buscadas? Para isso temos outras duas ferramentas grátis do Google que podem nos ajudar: Google Trends e Google Ads. 

Mais especificamente o Planejador de Palavras-chave do Google Ads, uma ferramenta poderosa!

O que é e como usar o Google Trends

Com o Google Trends você consegue descobrir e acompanhar quais palavras-chave estão sendo mais pesquisadas. E, além disso, você pode comparar palavras similares, de modo a definir qual é a mais adequada para sua estratégia de marketing.

A ferramenta ainda detalha o crescimento do termo pesquisado ao longo do tempo, proporcionando uma visão bem clara do que é pesquisado em datas comemorativas, final de ano e similares.

Outras características que podem ajudar na construção de sua estratégia é que o Google Trends mostra pesquisas semelhantes, pesquisas por região e categorias.

Como usar o planejador de palavras-chave (Keyword Planner)? 

A segunda ferramenta que pode auxiliar na definição de uma palavra-chave é o Planejador de Palavras-Chave. Para acessar a ferramenta, você precisa criar uma conta no Google Ads, mas não é necessário colocar um anúncio no ar ou investir dinheiro.

Como acessar o Planejador de Palavra-Chave do Google Ads
Como acessar o Planejador de Palavras-Chave do Google Ads

Ao acessar o painel, clique em “Ferramentas e Configurações”. Na primeira seção, procure por “Planejador de Palavras-Chave”. Na página, clique em “Descobrir novas palavras-chave” e insira o termo analisado na ferramenta.

Em seguida, ela vai mostrar a média de pesquisa mensal, nível de concorrência e estimativa de valor por clique daquela palavra. Além de sugestões de como ampliar a pesquisa, palavras-chave similares e opções de refinamento da busca.

Tendo acesso a esses dados, a escolha da palavra-chave pode ser feita de maneira mais consciente e assertiva.

Usando a palavra-chave para o cadastro de produto no E-commerce

Equipado com essas informações fundamentais sobre palavras-chave, você consegue otimizar seu E-commerce para aparecer nas primeiras páginas do Google. Mas, afinal, onde utilizá-las?

O cadastro de produtos é o lugar ideal para aplicar toda a estratégia que mostramos neste artigo. Além disso, você também pode fazer escolhas mais assertivas na definição das categorias do seu E-commerce.

Agora é com você! Com essas dicas, entregamos tudo o que precisa para dar os primeiros passos na sua estratégia de marketing, começando pela definição de palavras-chave.

Se você tiver alguma dúvida, confira o vídeo que fizemos sobre o tema. Ele explica passo a passo como definir a palavra-chave perfeita para os seus produtos!


Tags: