4 tipos de parcerias para loja virtual vender mais

19 de janeiro de 2021

“Uma andorinha só não faz verão”. Já ouviu esse ditado? Pois bem, ele faz muito sentido quando o adaptamos ao contexto dos negócios. O sucesso de um e-commerce não depende, exclusivamente, do “esforço” da empresa. Muitas vezes, para se destacar na internet, é preciso unir forças e estabelecer parcerias para loja virtual.

As parcerias são ótimas formas de impulsionar as vendas. Isso porque criar boas parcerias para loja virtual significa ampliar as conexões e quebrar barreiras (que poderiam demorar muito mais para se quebrar se trabalhadas  sozinhas).

A principal vantagem da parceria para loja virtual é que ela gera uma conexão além do virtual (que muitas vezes falta nos e-commerces). Acho que podemos considerar que as parcerias para loja virtual são uma forma de marketing menos agressiva (algumas vezes). Por meio dela, você aproxima o seu produto do seu consumidor, gerando uma conexão orgânica e autêntica.

Tipos de parcerias para loja virtual vender mais

A grande sacada da parceria para loja virtual é que ela é 2×1. Ou seja, os dois lados saem ganhando: sua empresa e o negócio parceiro.

Dependendo do seu nicho de mercado, vai ser mais simples ou mais difícil estabelecer parcerias. Entretanto, listei alguns dos modelos de parceria para loja virtual que podem gerar muitas vendas no seu negócio:

Influenciadores digitais 

Os influenciadores digitais são uma das formas mais diretas de chegar até o seu público. Segundo a MindMiners, 41% dos consumidores já compraram algum produto recomendado por influenciadores digitais. 

Influenciadores digitais são aqueles perfis de redes sociais que têm algum tipo de relevância e influência entre seus seguidores. Normalmente são ativos no Instagram, Youtube, Facebook e Linkedin e podem produzir conteúdos sobre determinado segmento (que pode ser o mesmo que o seu).

Você pode realizar esse tipo de parceria por meio de permuta, indicação ou até mesmo comissão. Isso vai depender muito do profissional e do seu produto. Entretanto, para estabelecer essa parceria, é importante que você entenda muito sobre o seu público. 

Aqui, nesta estratégia, é importante que você escolha um influenciador que tenha o mesmo público-alvo que o seu. Assim, ao divulgar o seu produto, os seguidores terão algum tipo de relação imediata com a sua marca. Por isso, a aceitação e conversão tende a ser maior.

O grande diferencial dos influenciadores digitais é que eles não impõem nada aos consumidores. Eles simplesmente contam a sua experiência com o seu produto, gerando interação orgânica com a sua marca e admiradores para o seu negócio. Pode até ser que essa ação não resulte em compra, a priori. Mas, certamente, a parceria com influenciadores digitais vai designar autoridade e relevância de mercado à sua marca. 

Venda cruzada

Sempre falo aqui no blog que um dos maiores gatilhos mentais que incentivam a compra no e-commerce é o famoso “Compre Junto” (que é quando aparece produtos complementares ou parecidos com o que o cliente se interessou). 

Entretanto, muitas vezes, existem produtos relacionados com os seus que você não vende. A dica aqui é que você crie parceria com empresas que ofereçam produtos complementares ou relacionados com os seus. Assim, você pode oferecer os produtos da empresa parceira no seu e-commerce e vice-versa. 

Esse é apenas um exemplo de como você pode utilizar essa estratégia. Mas, por exemplo, se não for do seu interesse divulgar os produtos do parceiro no seu e-commerce, você pode comissionar a empresa parceira para você exibir os seus produtos no e-commerce dele.

Essa é uma ótima forma de aumentar a relevância no mercado e atingir público qualificado.

PDV (Ponto de Venda)

Sabe quando falamos acima sobre divulgar seus produtos em lojas com produtos complementares aos seus? Aqui é a mesma coisa, só que de forma física.

O PDV é um local em que se pode expor os produtos, podendo ser dentro de uma loja física, no shopping, mercado, etc. Aqui no nosso caso, podemos utilizar o PDV como uma ferramenta de venda direta pelo e-commerce (em que você insere na loja física do parceiro, por exemplo).

A vantagem da implementação desse PDV é que o parceiro (que pode vender produtos complementares aos seus) pode lucrar com uma comissão sobre o valor de venda do produto.

Portais famosos

Um último formato de parceria para loja virtual que dá muito resultado no mundo online é a produção e divulgação de conteúdos em blogs e portais do segmento. A visibilidade de muitos canais de comunicação pode ser bem aproveitada pelo seu e-commerce.

Por isso, se dentro do seu segmento de mercado, pode ser que exista algum blog famoso. Muitas vezes vale a pena oferecer alguns produtos em troca (ou até mesmo comissão).

Além de agregar visibilidade ao seu negócio, essa pode ser uma nova maneira de apresentar a marca para um novo público.

A principal parceria para loja virtual é com o consumidor

Isso você deve sempre ter em mente: a principal parceria para loja virtual deve ser com o seu cliente. Ou seja, é importante que você dedique todo o esforço em atingir e satisfazer o seu público. Criar parcerias para loja virtual vai muito do “feeling” do seu negócio. Pode ser que nada do que eu disse aqui caiba de forma literal no seu negócio. 

O mais importante aqui é que você tire insights e analise o que é possível fazer dentro da sua operação, com os seus recursos, os seus contatos e que seja benéfico para atrair o seu público. Assim, criando parcerias para loja virtual que condizem com a sua forma de vender.

Por isso, é bacana que você revise todos os processos de divulgação do seu e-commerce, para, assim, entender se os influenciadores digitais, a compra cruzada, o PDV ou a divulgação de conteúdo são pertinentes à sua operação. Isso porque esses formatos de parceria para loja virtual, além de credibilidade, podem te apresentar um novo mercado de atuação.

Tudo que você precisa saber para vender mais no e-commerce

Esses insights que coloquei acima são muito eficazes se forem trabalhados em conjunto com uma série de fatores. Assim, é possível colher resultados mais concretos e vender muito mais. 

Escrevi a série de artigos “Como vender mais no e-commerce”, falando sobre todas as etapas necessárias para levar seu e-commerce ao sucesso total. Inscreva-se na nossa newsletter para receber os conteúdos semanais ou clique no botão abaixo e confira tudo o que já publicamos sobre a série:

 

Como vender mais no e-commerce


Tags:







Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Assine a newsletter da Bis
Iniciar Conversa