Quando é a hora de trocar a plataforma do E-commerce?

6 de julho de 2018

 

Confira alguns sinais de que a sua plataforma de e-commerce precisa ser trocada com urgência

Uma plataforma de e-commerce deve ter um excelente desempenho, para que nada atrapalhe a experiência de compra do consumidor. Para isso, o checkout, a navegação, as formas de pagamento e diversos outros fatores devem ser facilitados e também ágeis, permitindo que o consumidor compre sem nenhum imprevisto.

Se o seu caso não é esse, lojista, e a sua loja virtual não anda nada bem, confira aqui, nesse texto, algumas situações que indicam que o melhor caminho é trocar a plataforma do seu e-commerce para garantir a boa experiência de compra e aumento nas vendas. Vamos lá?

 

Quando não há estabilidade

Quando o assunto são lojas virtuais, é comum a plataforma apresentar, uma vez ou outra, alguma instabilidade. Porém, se essa situação é recorrente em seu e-commerce, trazendo problemas de navegação, reclamações dos clientes e até mesmo atrapalhando as vendas, então, está na hora de mudar de plataforma.

É indispensável que a plataforma do e-commerce possua uma navegação rápida e fácil, permitindo que os consumidores comprem com tranquilidade para que assim, o aumento nas vendas do empreendimento online seja garantido.

 

Quando a taxa de conversão é baixa

Taxa de conversão corresponde às ações que os visitantes realizam em um e-commerce, como clicar no botão “Finalizar compra”. Assim, se essa taxa estiver muito baixa na loja virtual, é mais um sinal de que você precisa mudar de plataforma. Afinal, algo não deve estar correndo bem durante o processo de compra, gerando menos finalizações de pedidos, não é mesmo?

Em situações assim, as vendas tendem a cair cada vez mais, junto com o faturamento da empresa. Por esse motivo, é fundamental trocar a plataforma do e-commerce quanto antes, para que o rendimento do empreendimento online não seja mais prejudicado.


Quando o layout é engessado

Um e-commerce com um layout aprimorado, atrai novos clientes e garante a fidelização dos antigos. Para isso, o layout deve ser muito bem pensado e planejado, de modo que envolva um design bonito, usabilidade e dinamicidade. Assim, os produtos ficam mais organizados no e-commerce, chamando a atenção dos consumidores.

Agora, se o layout do seu e-commerce é engessado e não te permite trabalhar com outras possibilidades para trazer inovação e facilidade aos consumidores, esse é mais um motivo para trocar a plataforma agora. Uma loja virtual sem um layout adequado, afasta os consumidores e com isso, perde cada vez mais vendas.

 

Quando você não consegue interagir com seu cliente

Se a plataforma do seu e-commerce não lhe permite interagir com seus clientes, seja por comentários, integração de chat online ou chatbot e até por acesso a dados do cliente para que a comunicação seja mais pessoal, esse é um problema gravíssimo.

É fundamental que você, lojista, tenha contato com seus clientes, garantindo uma boa comunicação e um atendimento de qualidade. Quando a comunicação é falha e o atendimento incompleto, a chance dos clientes se afastarem do e-commerce é grande, o que afeta nas vendas e no faturamento. Por isso, nessa situação, trocar de plataforma de e-commerce é a melhor alternativa.

Saiba mais sobre plataforma de e-commerce no vídeo abaixo!

Gostou do texto? Não se esqueça de deixar o seu comentário!

Veja também: Saiba como fidelizar os seus clientes no B2B

Tags:







Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Assine a newsletter da Bis