Quero fazer uma loja virtual: como começar?

Galleger Ilhe | 3 de janeiro de 2018

Apostar em loja virtual, ou seja, a venda de produtos pela internet, é uma ótima opção. O e-commerce tem tido grande crescimento, apresentando várias vantagens aos comerciantes. Com o empreendimento on-line, é possível atingir um público diversificado, sem limite de localidade e sem a necessidade de manter um espaço físico para atendimento, além de usufruir da praticidade e rapidez no processo de venda. Se está interessado em optar por esse modelo de loja mas não sabe por onde começar, esse post é perfeito para você.

Confira abaixo dicas de como iniciar a sua loja virtual e garantir qualidade de serviço aos seus consumidores.

 

#1 Planeje tudo

Neste primeiro passo, é essencial planejar e colocar tudo no papel. Pense no segmento, no público e seu comportamento, nos processos de venda e pós-venda, na divulgação e também na precificação. É importante verificar a concorrência, quais serão os seus custos e se o preço cobre todos eles, atente-se aos preços atrativos e em possíveis danos. Tenha um planejamento bem detalhado para o início.

 

#2 Plataforma + Layout

Você deve apostar em uma plataforma bem eficiente, que atenda todas as suas necessidades e ofereça facilidade, equipe de manutenção e também domínio personalizado. Quanto ao layout, invista em algo claro, organizado e simples, caracterizando devidamente todos os produtos.

 

#3 Formas de pagamento

É primordial que a plataforma ofereça todas as formas possíveis de pagamento, pois quanto mais opções para o consumidor, mais chance dele fechar a compra. Por isso é importante apostar em uma plataforma eficiente e de qualidade. O pagamento também deve ser totalmente seguro.

 

#4 Logística + Frete

Uma logística de qualidade, para um controle certo de estoque e de prazos de entrega é fundamental. Além disso, estipule o frete, como o produto será enviado, qual será o custo para isso e o tempo de entrega. Também é necessário destacar para o cliente como será a Política de Troca em sua loja virtual.

 

#5 Ferramenta backoffice

Uma ferramenta Backoffice é essencial para o controle da sua loja: receber pedido de venda, verificar os pagamentos, emitir notas fiscais, acompanhar a entrega e muito mais. É fundamental investir nisso.

 

#6 Segurança + Suporte

Atente-se muito à segurança da sua loja virtual, para que seus consumidores tenham confiança na hora da compra. Por isso, é essencial apostar em um sistema antifraude. Não se esqueça de um suporte para o atendimento dos clientes.

 

#7 Invista em marketing

Lembre-se de investir em marketing. Esteja presente nas redes sociais e apareça nas ferramentas de busca. Elaborar e-mail marketing, criar conteúdos e automatizar e-mails de recuperação de carrinho abandonado, também são opções excelentes de marketing para serem aplicadas. É preciso divulgar a sua loja e captar os seus clientes, potencializando assim o seu e-commerce.

 

#8 Atenção à legislação

Por fim, atente-se à lei do e-commerce. É importante não descuidar para não ter problemas jurídicos. Os principais pontos da lei são: informações claras, quais são os custos adicionais e os dados da empresa, atendimento rápido, direito de arrependimento do consumidor e troca de produtos por defeito.  

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