Retrospectiva 2021 no E-commerce

Galleger Ilhe | 20 de dezembro de 2021

Para fazermos uma retrospectiva 2021 completa temos que, primeiramente, falar sobre a influência de 2020 sobre as vendas online e todos os desafios estabelecidos para os empresários do mundo inteiro.

Para ilustrarmos a situação, podemos dizer que haviam dois tipos de empresários atuando no cenário:

  • Os que já estavam em contato com o mundo digital;
  • Os que permaneciam com as vendas tradicionais.

E o que podemos afirmar é que todos foram pegos de surpresa com tantas atualizações relacionadas ao padrão de compra do consumidor.

Além disso, eles também foram impactados pelas mudanças gerais no comércio, gerando, então, duas atitudes que me chamaram muito a atenção:

  • Uns enxergaram essas mudanças como oportunidade;
  • Uns enxergaram os desafio como um empecilho. 

O que favoreceu os dois tipos de empresários no ano de 2020 foi que tanto um quanto o outro tiveram a oportunidade de testar todas as ideias que surgiam.

Pois o mercado online estava aberto e necessitando de soluções inovadoras.

Assim, 2020 ficou na história por diversos motivos, inclusive por ser o ano em que a venda online cresceu 10 anos em 1.

Retrospectiva 2021: Ano de Crescimento

O ano de 2021 começou com muitos dos reflexos das grandes mudanças ocorridas em 2020.

Tivemos o surgimento de um número expressivo de lojas online. Nesse cenário, o setor alimentício se destacou por ser um dos segmentos com maior crescimento.

Além desse nicho de mercado, podemos notar o grande salto no mercado digital através das 78,5 milhões de vendas online que representam um crescimento de 57,4%  durante o primeiro trimestre do ano e de 31% no primeiro semestre.

Tais dados indicam que o consumidor passou a sentir maior segurança no momento da compra online, o que facilitou muito esse crescimento. 

Para visualizar melhor o que estou falando, observe esta linha do tempo.

Time Line Retrospectiva 2021: os principais eventos relacionados ao E-commerce.
Time Line Retrospectiva 2021: os principais eventos relacionados ao E-commerce.

Nesta linha do tempo, fica fácil perceber como desde janeiro as empresas souberam se posicionar, gerando maiores oportunidades no mercado.

Um dos pontos de maior destaque neste ano foi o crescimento do segmento relacionado ao Skate Shop.

Por conta das Olimpíadas, houve uma grande busca pelos itens relacionados ao esporte e também por aulas da modalidade que foi tão marcante neste ano.

Para saber mais detalhes sobre o crescimento do universo do skate, leia este artigo no qual falo sobre a ascensão do Skate Shop em 2021

Amadurecimento do E-commerce

Se eu pudesse definir esta retrospectiva 2021 do e-commerce em uma palavra, ela seria: AMADURECIMENTO.

Tanto em relação aos empresários de loja online quanto em relação aos consumidores.

Os empresários que entenderam a magnitude do mercado e buscaram alternativas para amadurecer suas operações online tiveram um sucesso maior e, principalmente, um CRESCIMENTO CONSISTENTE.

Vou citar algumas das estratégias vistas durante a retrospectiva 2021 que geraram grandes resultados no comércio. Anote essas dicas e comece 2022 com o pé direito.

1- Ações de redes sociais 

Quando ouvimos alguém falar em “redes sociais” pensamos automaticamente em Instagram e Facebook.

Além dessas, temos também TikTok e LinkedIn, e são as ações dentro desses canais que irão permitir um primeiro contato com os seus clientes e futuros consumidores.

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração no momento de utilizar da melhor forma o Instagram e Facebook são as postagens frequentes, através de posts estáticos e vídeos, pois o Google quer que você seja constante.

Outro ponto importante é entender a audiência em cada uma delas. Com o Instagram, você terá acesso a uma comunidade jovem e jovem adulto. Então a sua linguagem de comunicação deve ser condizente com esses consumidores.

Com o Facebook a comunidade é mais sênior, então o conteúdo produzido precisa ser específico para esse grupo para assim, gerar o resultado desejado.

A utilização de vídeos tem gerado maior engajamento, em todas as plataformas, por conta da alta popularidade da plataforma em alta: TikTok, que também se tornou um ótimo lugar para inserir a sua marca e seus produtos.

Para saber mais sobre como funcionam as vendas dentro do TikTok, leia este artigo.

A grande estratégia nesta dica é saber se comunicar com cada público, é preciso saber identificar o seu cliente e produzir conteúdo condizente com a sua persona.

O mesmo vale ao utilizar o marketing de influência

Pesquise com antecedência se o criador de conteúdo atinge o público adequado para o seu produto.

2- Campanhas de tráfego pago 

As campanhas de anúncio pago são essenciais para firmar a sua presença digital e conquistar novos clientes. 

Uma boa estratégia de tráfego irá apresentar o seu produto para quem tem interesse nele, ou seja, já fez uma busca relacionada em um outro momento.

Anunciar online irá te ajudar a ter as primeiras posições nos mecanismos de busca. Ao mesmo os anúncios pagos também vão atingir aquele cliente que passou um tempo na sua loja virtual, ou selecionou alguns produtos, colocou no carrinho e, por algum motivo, mudou de ideia.

Outro canal em que você também pode aplicar essa estratégia são as redes sociais, onde é possível anunciar seus produtos para um grande número de potenciais clientes, aumentando o seu branding (conhecimento da marca) e gerando interação e engajamento com a sua audiência.

Atualmente anunciar na internet é obrigatório para quem quer estar na frente no mercado digital e obter grandes resultados.

3- Captação de tráfego orgânico

Esta dica é a que eu considero essencial para mudar o resultado das suas vendas para melhor.

O tráfego orgânico é quando o cliente encontra a sua loja ou o seu produto através de mecanismos de buscas, ou seja, o Google.

E para obter resultados por meio deste método, é preciso saber definir muito bem quais são as palavras-chave mais procuradas pelo seu público.

Assim como é de extrema importância que você saiba as regras de SEO do Google e como aplicá-las da maneira correta. 

Dessa maneira, você irá facilitar o acesso do consumidor até a sua loja.

Para isso, também será necessário uma boa hospedagem de servidor que contribuirá com a velocidade de carregamento da sua página e realize o monitoramento constante da sua loja virtual, suprindo as necessidades que poderão surgir conforme as alterações do fluxo de compras e acessos.

Estando atento a estes pontos, a performance de SEO irá melhorar.

Pensando sempre no melhor para nossos clientes, aqui na Bis2Bis E-commerce utilizamos a Huawei Cloud e AWS como hospedagem. 

Oferecendo alta performance, segurança, servidores escaláveis e muito mais para garantir o sucesso da sua loja online.

Além disso, é importante que você utilize imagens leves e verifique junto ao fornecedor da plataforma de e-commerce quais plug-ins serão necessários para o bom funcionamento da sua loja virtual. 

Saiba mais sobre este assunto assistindo ao Webinar que realizamos, falando sobre SEO para E-commerce.

4- Invista em UX Design

Falar de UX Design é extremamente importante para todos os segmentos de E-commerce.

Estamos falando aqui da experiência do usuário dentro da sua loja virtual.

Muito mais do que a aparência da sua home page, é necessário estar atento para todas as necessidades do consumidor e como você poderá facilitar o processo de compra para ele.

Ao colocar as técnicas de UX Design no seu E-commerce, você terá maior taxa de conversão, pois ao tornar prático e eficiente a experiência do cliente, as chances de uma compra recorrente aumentam.

Porque, por meio do UX Design, você entenderá o que seu público deseja, irá disponibilizar as informações que eles procuram de uma maneira simples e clara, terá um checkout rápido, fácil e mais diversos outros pontos que você pode conferir neste artigo.

E também, neste vídeo falo mais sobre os três pilares do UX Design. Aperte o play para preparar o seu e-commerce para 2022.

Retrospectiva 2021 no E-commerce: ano de oportunidades 

Nesta Retrospectiva 2021 no E-commerce pude analisar melhor sobre os resultados positivos nas vendas e chego a conclusão que este foi um ano de oportunidades.

Oportunidade para utilizar novos conhecimentos, novos métodos e novas tecnologias.

O uso da criatividade sempre presente tornou o ano de 2021 um verdadeiro experimento digital.

E a expectativa para 2022 é um mercado ainda mais promissor.

Foi pensando nisso que no canal da Bis2Bis E-commerce, nosso Diretor de Marketing, Tony Montezuma, e o especialista em Marketing Digital e E-commerce, Raphael Ferrari, falam sobre as expectativas do E-commerce para 2022.

Retrospectiva 2021: o começo do novo

Tantas resoluções são feitas antes de começar um novo ano.

Espero que por meio deste artigo, as resoluções para 2022 sirvam de guia ao mergulhar no digital e tornar o seu e-commerce um referencial de qualidade.

Saiba como dar o primeiro passo do ano rumo ao sucesso da sua loja virtual.

2022 de E-commerce novo! Fale com um especialista.
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