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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Semana do Brasil 2023: estratégias para o seu E-commerce vender mais
A Semana do Brasil é um evento comercial popularmente conhecido como a Black Friday Verde e Amarela. Assim como diversas datas comemorativas, a campanha tem conquistado cada vez mais espaço no calendário nacional de vendas.
Isso porque a ação nasceu com o intuito de impulsionar o comércio e aquecer o faturamento dos lojistas.
Ela foi desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) em parceria com o Governo Federal e visa promover mais movimento em um mês historicamente considerado de baixo volume de vendas.
Por meio de promoções e ações conjuntas, essa semana de ofertas tem se mostrado uma oportunidade imperdível para empresários e consumidores.
Neste artigo, vamos explorar todos os aspectos da Semana do Brasil, desde sua origem até as estratégias para garantir bons resultados no E-commerce.
A Semana do Brasil ocorre anualmente na semana do feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.
Esta data foi idealizada para ser um período de celebração não só da independência política, mas também do orgulho nacional e do poder de compra dos brasileiros.
A primeira edição da campanha foi em 2019 e cresceu 41% no ano seguinte. Desde então, a Semana do Brasil tem apresentado resultados financeiros expressivos para o comércio, impulsionando as vendas e fortalecendo a economia do país.
A perspectiva é que este ano seja ainda melhor. Afinal, esses resultados ressaltam o potencial do evento como um catalisador econômico e uma oportunidade para trazer ainda mais crescimento nos negócios de diversos setores.
A projeção para este ano indica um crescimento contínuo, mostrando que a Semana do Brasil está se consolidando como um momento de relevância no cenário comercial brasileiro.
💡 Leia também: Principais datas comemorativas de 2023 para E-commerce
A participação na Semana do Brasil pode ser realizada de diversas maneiras. O Governo Federal oferece um cadastro oficial para as empresas que desejam aderir à campanha.
Contudo, é importante destacar que qualquer lojista que queira disponibilizar descontos atrativos durante esse período pode participar.
Essa flexibilidade amplia as possibilidades para todos os tipos de negócios, desde pequenos empreendimentos locais até grandes varejistas.
Para isso, é preciso primeiro elaborar seus descontos com atenção e então realizar o seu cadastro no site oficial da Semana do Brasil através deste link: Cadastre-se aqui.
Após o preenchimento completo de dados você receberá acesso ao material completo de identidade visual.
Então, com tudo em mãos é hora de se preparar para grandes resultados seguindo estas dicas que listamos abaixo.
Para aproveitar a Semana do Brasil e impulsionar as suas vendas em setembro, você precisa saber preparar a sua Loja Virtual!
Afinal, a data apresenta um potencial significativo para o e-commerce, visando atingir consumidores que estavam aguardando os descontos da Black Friday.
Participar significa também uma chance de aumentar a visibilidade do seu e-commerce. Por isso, capriche na otimização das estratégias para gerar resultados ainda mais expressivos.
Mas é bom ter atenção, afinal estamos falando de uma data muito próxima ao Dia do Cliente, que ocorre na semana seguinte. Então, anote estas dicas, pois elas são fundamentais para aproveitar ao máximo esse período!
O primeiro passo na preparação das ações da Semana do Brasil é definir objetivos claros para a campanha.
Para isso, avalie qual é a margem de lucro que você está tendo e, assim, conseguirá oferecer descontos verdadeiramente atrativos, mas que ainda sejam rentáveis para o seu negócio.
Essa dica pode parecer básica, mas muitos E-commerce focam somente nas promoções. Ainda que esse seja o fator mais importante na decisão de compra dos consumidores, o seu negócio precisa operar de forma saudável.
Além disso, considerar aspectos como estoque, recursos humanos e logística é fundamental para garantir que a empresa esteja preparada para lidar com um possível aumento na demanda.
Outro ponto fundamental para organizar sua empresa é avaliar se a sua Plataforma de E-commerce vai suportar um fluxo intenso de usuários na sua Loja Virtual durante este período.
Falando em plataforma, o layout do E-commerce é um dos pontos de contato que você deve adaptar para a Semana do Brasil.
Ele pode refletir as cores e a identidade visual da campanha. Mas o mais importante é pensar na usabilidade do cliente.
Para isso, faça uma avaliação completa da navegação na sua Loja Virtual. Qual é o tempo de carregamento das páginas? O visitante encontra as informações com facilidade? Como está a experiência de check-out?
Afinal, o layout impacta diretamente na percepção do cliente sobre a sua empresa e na taxa de conversão em vendas.
Além de tudo isso, vale a pena criar uma categoria específica para os produtos em promoção, pois ela irá facilitar a navegação dos consumidores e aumentar as chances de conversão.
Para que os consumidores saibam que a sua Loja Virtual está participando da Semana do Brasil e oferecendo descontos exclusivos, você precisa usar estratégias de divulgação.
Hoje temos uma poderosa ferramenta que nos permite ver os interesses do público o tempo todo, que são as redes sociais. Por meio delas é possível criar expectativa e interesse em relação às ofertas especiais.
Você pode apostar também em live commerce durante o período de ofertas, mostrando seus produtos em situação de uso aos consumidores. Isso gera mais identificação e desejo de compra.
Outra estratégia importante são as campanhas de e-mail marketing, que podem gerar antecipação no consumidor que já teve contato com a sua marca. Prefira títulos objetivos e chamativos, que atraiam a atenção dos consumidores.
Para isso, você pode usar os gatilhos mentais!
Gatilhos mentais são técnicas de comunicação que visam despertar um sentimento específico no receptor da mensagem. Elas podem ser usadas para influenciar tanto na decisão de compra, como acelerar o processo de venda.
No caso da Semana do Brasil, por se tratar de promoções com data de validade, você pode explorar o gatilho da Urgência.
Por meio da comunicação, incentive os consumidores a agirem rapidamente para aproveitar as promoções antes que elas acabem. Essa abordagem pode ser aplicada tanto em textos persuasivos quanto em reforços visuais no design do site.
Os grandes Marketplaces costumam aderir e participar das campanhas de Semana do Brasil, todos com grandes descontos que irão incentivar ainda mais as compras durante o evento.
Então, uma das estratégias mais assertivas é utilizar esses canais para ganhar visibilidade e vender muito mais.
Se você já vende em alguma dessas plataformas, fique atento às campanhas e às condições que você precisa atender para participar.
Se os marketplaces ainda não fazem parte da sua estratégia de vendas, é importante considerar a sua entrada e avaliar qual é o retorno para a sua operação.
💡 Leia também: 5 vantagens do Marketplace para o seu E-commerce
Com a Semana do Brasil, os comerciantes recebem mais uma oportunidade para melhorar o faturamento do seu negócio.
Ao seguir as dicas, você poderá colher frutos positivos durante esse período e se preparar para enfrentar os desafios das próximas datas comemorativas do e-commerce.
Mantendo um olhar otimista e estratégico, essa semana de promoções pode se tornar um marco anual de sucesso para empresas de todos os portes.
Mas fique atento às datas comemorativas de modo geral. Elas são períodos de grande movimentação no comércio eletrônico. Portanto, é essencial se preparar para lidar com um aumento significativo no tráfego do site.
Para isso, mantenha o e-commerce leve e otimizado, verificando o tamanho dos banners e imagens. Isso é crucial para garantir uma experiência de compra fluida e satisfatória para os visitantes.
E se você continua em dúvida sobre as melhores maneiras de transformar os resultados do seu e-commerce em vendas e faturamento, é só clicar no banner e falar com um dos nossos melhores especialistas.
Temos um time pronto para te atender e aproveitar a Semana do Brasil da melhor maneira.
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