Site responsivo no E-commerce: o que é e como aplicar?

Júlia Proença | 8 de março de 2023

 Quando falamos em otimização da experiência do cliente, implementar um site responsivo no seu E-commerce deve ser um dos primeiros itens na lista de prioridades.

Ainda mais quando consideramos que os consumidores têm utilizado cada vez mais smartphones, tablets ou notebooks para realizar suas compras.

Neste artigo, você entende o que é um site responsivo e qual a sua importância na usabilidade do seu e-commerce, assim como quais são as suas vantagens.

O que é um site responsivo?

O site responsivo é aquele que se adapta automaticamente ao tamanho da tela em que é exibido, independentemente do dispositivo utilizado pelo usuário. Ele usa técnicas de design para páginas web para melhorar o layout da Loja Virtual.

Um E-commerce que conta com um site responsivo pode oferecer a mesma experiência de compra para seus clientes que acessam o site via desktop, via celular, tablet ou similares.

Ao adicionar esse aspecto da usabilidade, seu E-commerce manterá a configuração em telas menores, facilitando a leitura e a navegação.

Além disso, os mecanismos de busca dão prioridade a sites responsivos em seus resultados de pesquisa, o que pode contribuir para a visibilidade e o tráfego da Loja Online.

exemplo-site-responsivo
Um site responsivo pode adaptar seu layout para diferentes tipos de tela sem perder informações ou conteúdo,

Por que é importante ter um site responsivo?

Um site responsivo de qualidade oferece diversas vantagens. Ainda mais quando levamos em consideração que a maior parte dos brasileiros faz suas compras via dispositivos móveis.

Na verdade, de acordo com o E-commerce Trends, 73% dos consumidores dão preferência ao smartphone na hora de consumir produtos via internet.

 Porém, um site responsivo traz ainda mais benefícios. Confira:

1 – Acessibilidade

Contar com um site responsivo pode ajudar na acessibilidade de um e-commerce de várias maneiras.

A funcionalidade ajusta automaticamente o tamanho e a disposição do conteúdo da Loja Virtual para se adaptar à tela do dispositivo do usuário.

Isso é particularmente importante para usuários com algum tipo de limitação visual, já que a legibilidade do conteúdo do seu site também é otimizada.

O site responsivo também torna a navegação mais fácil e intuitiva. Essa melhoria é particularmente importante para usuários com deficiência motora ou que usam tecnologias assistivas, como teclados alternativos.

Ao se adaptar a diferentes tamanhos de tela, um site responsivo garante que o conteúdo seja exibido corretamente em qualquer dispositivo.

Acessibilidade_no E-commerce
Exemplo de site com layout responsivo otimizado para acessibilidade.

2 – Otimização de SEO

O site responsivo também otimiza a experiência do usuário e, consequentemente, pode melhorar o posicionamento do E-commerce nos motores de busca.

Contar com conteúdos acessíveis em todos os dispositivos, também é importante para o SEO. 

Isso porque o tempo de permanência tende a aumentar com essas técnicas, levando a um crescimento da relevância e, consequentemente, a uma melhor posição no Google.

Além disso, um site responsivo pode tornar o compartilhamento de conteúdo mais fácil e eficiente em diferentes dispositivos. 

Ou seja, tem o poder de aumentar o alcance da sua Loja Online nas mídias sociais e melhorar o tráfego de referência para o site, fator importante de classificação de SEO.

Com um site responsivo, um e-commerce pode melhorar sua visibilidade nos resultados de busca, atrair mais tráfego qualificado para o site e, consequentemente, aumentar suas vendas.

3 – Redução de Custos

Com um layout responsivo, há apenas um site para manter, em vez de várias versões para diferentes dispositivos, o que pode ajudar a reduzir os custos de manutenção. 

A equipe de desenvolvimento pode se concentrar no aprimoramento e evolução de uma só plataforma, concentrando esforços e gastos. 

Com um site responsivo, um e-commerce pode economizar tempo e dinheiro, além de aumentar sua eficiência e escalabilidade. Isso pode levar a um aumento das vendas e a uma maior lucratividade para o negócio. 

Com todas essas vantagens, é fácil entender por que um site responsivo é uma escolha inteligente para empresas que desejam ter uma presença forte e bem-sucedida no comércio eletrônico.

4 – Aumento de Conversão

Quando os usuários têm uma experiência agradável e sem interrupções, são mais propensos a concluir uma compra. E é isso que um site responsivo proporciona em todos dispositivos. 

O tempo de carregamento do seu e-commerce é otimizado, assim como a navegação, levando o consumidor a passar mais tempo em suas páginas.

Ações como essa são importantes para o aumento da conversão, pois contar com uma Loja Virtual intuitiva e agradável é essencial para as vendas.

Ao adotar um site responsivo, as empresas podem atender melhor às necessidades dos usuários, aumentando sua satisfação e fidelidade à marca.

Como deixar um site responsivo no E-commerce

Agora que você já entende todas as vantagens de contar com um site responsivo, a pergunta mais importante é: “Como meu E-commerce pode aplicar isso na prática?”.

Primeiramente, é necessário contar com uma estrutura adequada para a hospedagem do seu site.

O desenvolvimento de um design responsivo pode ser feito a partir de diversas estruturas de código, e a plataforma da sua Loja Virtual precisa estar apta a lidar com esses componentes.

Para ter um site responsivo, a melhor opção é entrar em contato com um de nossos especialistas e entender tudo que a Bis2Bis Comércio Eletrônico pode fazer pela sua loja virtual!

Nossa tecnologia é baseada em Magento e é aprimorada todos os dias para levar até você as melhores ferramentas para o crescimento do seu E-commerce!


Tags: