Skate Shop: um mercado em ascensão

Galleger Ilhe | 3 de dezembro de 2021

O skateboard já foi uma prática proibida no Brasil e hoje é um dos grandes destaques do esporte nacional. Após o sucesso da modalidade nas Olimpíadas de 2021, o segmento foi revolucionado, fazendo o Skate Shop crescer consideravelmente.

Quando os Jogos Olímpicos aconteceram em julho deste ano, todos nós vibramos ao vermos tantas medalhas conquistadas e o Brasil se destacando em vários esportes. 

Contudo, uma dessas vitórias brilhou mais do que as outras e, junto a ela, houve a valorização das lojas para artigos esportivos: as Skate Shops.

E a responsável pelo destaque que causou uma verdadeira explosão nas vendas no segmento de Skate Shop foi a “fadinha” Rayssa Leal, com apenas 13 anos.

Uma pré-adolescente que deslizou nas pistas de skate em Tóquio fez com que a garotada se identificasse e se inspirasse ainda mais com o esporte. E, então, corressem até as lojas para copiar o estilo da “fadinha”.

Um verdadeiro fenômeno que saiu das pistas e atingiu em cheio o setor do Skate Shop, aumentando as vendas neste segmento.

Mas você sabe por que a tendência fez tanto sucesso?

O começo do street style no Brasil

O cenário inicial do Skate no Brasil foi desafiador. Em 1988, a prática foi restrita em São Paulo e permaneceu assim por alguns anos. 

Após a sua liberação, grandes nomes do esporte começaram a surgir, dentre eles Bob Burnquist, Letícia Bufoni, Kelvin Hoefler e Sandro Dias

Assim, graças ao aumento da popularidade do skate nos anos 1990, nasceu o estilo “grunge”.

Esse movimento ultrapassou as ruas e chegou também na cena do entretenimento. Com o passar dos anos, tivemos alguns artistas que propagaram esse estilo de vida através da música.

Aqui no Brasil, um deles foi o Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr, que, além de trazer o skate nas canções, era praticante assíduo do esporte e influenciou muitos adolescentes neste caminho.

Porém, a prática ainda era vista com um estigma muito forte em cima dos adeptos ao esporte.

Foi somente ao fazer parte do quadro de modalidades oficiais das Olimpíadas que o esporte ganhou notoriedade entre a população, desde o público mais jovem até os mais velhos, sem olhar classe social.

Olimpíadas e o Skate Shop

De acordo com uma pesquisa realizada pela Cuponomia, a busca pela palavra-chave “skate” aumentou 614% no mês de julho deste ano, devido ao burburinho gerado pelas Olimpíadas. 

Além disso, os Skate Shops apresentaram um crescimento geral de 57%, o que definitivamente animou os empreendedores do segmento.

A divulgação desse dado gerou um verdadeiro entusiasmo entre os empresários do ramo e também para a Confederação Brasileira de Skate, que notou o interesse da população mais jovem por aulas do esporte nas cidades.

Mas, apesar da alta do segmento, o efeito das Olimpíadas promete ser mais duradouro do que apenas uma tendência passageira.

O que nos leva a analisar a ascensão do Skate Shop para além das pistas. Temos como produto um life style característico com seus próprios símbolos e a busca dos jovens por se manter dentro das tendências.

Skate: um estilo de vida

A expectativa atual é que o mercado continue em crescimento. De acordo com a Grand View Research, a perspectiva é que nos próximos anos o  Skate Shop continue em destaque, chamando a atenção para os modelos cruiser board e o long board, além do tradicional: street board.

Outra maneira de vermos que esse mercado voltou com tudo e possui um efeito duradouro é a repercussão nos outros segmentos.

Além dos produtos próprios para montagem do skate, os acessórios e as roupas que seguem o estilo grunge dispararam nas vendas, assim como as músicas relacionadas ao estilo “skater”.

Nesse sentido, é essencial entender a jornada de compra pela qual o  consumidor passa, que o leva desde a busca por notícias até o encontro do novo objeto de interesse.

Jornada de compra no E-commerce B2C

Para entender melhor o padrão de compra do consumidor, costumamos desenhar uma linha reta, que passa pelas seguintes etapas:  interesse, busca e compra.

Contudo, em julho de 2020, o Google apresentou um novo estudo, em que foi analisado o caminho percorrido pelo consumidor ao realizar uma pesquisa.

O estudo se baseou nos cliques realizados no processo de busca e compra nas lojas virtuais. Assim, foi possível entender o caminho percorrido pelo usuário dentre as inúmeras opções que lhe é ofertado.

A partir dessa pesquisa, desenhou-se um novo padrão de “jornada de compra”. Esse modelo foi chamado de “messy midle”, em tradução livre “bagunça do meio”. 

O que retrata bem as voltas que um usuário faz até finalizar a compra.

Modelo de jornada de compra do consumidor desenvolvido pelo Google, "Messy Midle"
Modelo de jornada de compra do consumidor desenvolvido pelo Google, “Messy Midle”

Com esta representação, podemos perceber que a forma de busca do consumidor pelo produto, ao invés de ser uma linha reta, acaba sendo um looping”.

Do gatilho à finalização da compra, o possível comprador passa por uma exploração de assuntos relacionados. Assim que finaliza a busca pela solução, o cliente valida as alternativas encontradas, conferindo as informações sobre os itens desejados.

Assim, ele irá analisar os feedbacks e as avaliações sobre o produto desejado e só então irá, de fato, finalizar a compra e se tornar um cliente da loja.

Tendo esse estudo como base, conseguimos, então, mapear o fenômeno da ascensão do Skate Shop no E-commerce.

O gatilho gerado foi a medalha de prata conquistada pela “fadinha” e outros atletas nas Olimpíadas. Com isso, as buscas pela palavra “Skate” estouraram. 

Esse foi o momento que as Skate Shops ganharam evidência e começou a alta demanda dos artigos relacionados ao skate, que validou o crescimento desse nicho.

Apesar de ser um mercado bastante aquecido, é preciso seguir alguns passos para se destacar no setor de maneira perdurável e conquistar ainda mais autoridade para o seu e-commerce.

Como ter um skate shop de sucesso

1. Plataforma

O primeiro passo para uma Loja Virtual de sucesso é contar com a plataforma de E-commerce certa.Existem diversas alternativas disponíveis para você escolher no mercado, desde modelos iniciais, com módulos pré-definidos, até opções mais robustas com possibilidade de personalização de acordo com a necessidade do seu e-commerce.

Por isso, é essencial conhecer muito bem o seu negócio antes de contratar uma plataforma.Assim, busque aquelas que oferecem as integrações necessárias para a sua loja virtual funcionar da melhor maneira.

Para te ajudar a escolher a plataforma perfeita para o seu e-commerce, criamos um guia completo com planilha comparativa para você. Acesse!

2.  Personalização

Um dos pontos principais para o seu E-commerce obter sucesso é a capacidade de personalização da sua Loja Virtual. 

Pois essa é uma das ações que o seu negócio pode fazer para atender todas as necessidades do seu consumidor, que muda a cada segundo.

Apresentação dos produtos de forma diferente, formas de pagamento personalizadas e vários outros módulos para adequar de acordo com as características do usuário.

Para você entender melhor a importância de contar com soluções personalizadas e focar na usabilidade do seu e-commerce, assista esse vídeo.

3. SEO

Com a base bem fundamentada, é hora de ficar atento ao SEO

Uma boa plataforma te auxiliará a ter uma estratégia de SEO otimizada, atraindo uma maior quantidade de possíveis clientes até a sua loja virtual e fazendo com que seu e-commerce ganhe visibilidade e autoridade.

Consequentemente, isso resultará em uma maior taxa de conversão para o seu E-commerce e a possível expansão da sua empresa.  

4. Marketplace

Além de vender na sua loja virtual, uma estratégia complementar é ofertar os seus produtos em plataformas de marketplace. Aproveitar a visibilidade que as plataformas oferecem é uma estratégia muito interessante para as suas vendas online!

Afinal, esses canais recebem milhões de visitas todos os meses e, para vender com eficiência, você precisa de um Hub de Integração que vai centralizar as suas vendas online. A Gubee, o Hub parceiro da Bis2Bis, está com uma nova integração no ar: a Webcontinental. Com mais de 200 milhões de consumidores, o marketplace está há mais de 15 anos no mercado e é uma grande oportunidade de multiplicar as suas vendas.

Integração com Marketplace: Promoção de lançamento Gubee e Webcontinental. Multiplique suas vendas em um canal com milhões de consumidores!
Integração com Marketplace: Promoção de lançamento Gubee e Webcontinental. Multiplique suas vendas em um canal com milhões de consumidores!

Por isso sempre indicamos a Gubee. Ela está no mercado desde 2018 e realiza integração com os maiores players do mercado: Mercado Livre, Carrefour, MadeiraMadeira, Amazon, Lojas Americanas e vários outros marketplaces.

Se você ainda está em dúvida se vale ou não a pena vender em plataformas de Marketplace, assista ao vídeo que gravei explicando exatamente isso:

Skate Shop: um mercado consolidado

O Skate Shop tem mostrado um crescimento gigantesco. Aliado a esse mercado aquecido, o E-commerce também está em evolução, com constante aumento de resultados positivos nos últimos 5 anos.

Por isso, esse é o momento ideal para tornar o seu Skate Shop mais conhecido, diminuir os custos, ganhar escala comercial e entrar de vez para o mercado do futuro: o E-commerce.

Fale com um de nossos especialistas e evolua o seu negócio. 

 

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