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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / TikTok no E-commerce: o poder das redes sociais
O grande poder de influência do TikTok no E-commerce tem causado uma verdadeira mudança nas estratégias de divulgação e venda dos grandes players do mercado.
Isso porque o TikTok tem ganhado cada vez mais público e retendo a atenção dos usuários já ativos dentro da plataforma. Como aponta o levantamento realizado pela Sensor Tower, a rede social contabilizou cerca de 2 bilhões de downloads desde o seu lançamento, tornando-se um novo termômetro econômico.
Hoje, quase 50% da população brasileira utiliza o aplicativo. Tal dado nos coloca em segundo lugar no ranking mundial com maior quantidade de usuários na plataforma.
Assim, ao pensarmos na habilidade dessa rede em criar as tendências e influenciar os padrões de consumo, podemos dizer que este é mais um momento icônico para inovar nos modelos de venda.
E foi utilizando danças e dublagens que os usuários do TikTok vêm influenciando diversos setores, mas principalmente os seguintes nichos de mercado:
Por isso, neste artigo, você vai entender o que é o TikTok, como funciona o algoritmo do aplicativo e como impulsionar as vendas do seu e-commerce por meio de uma das redes sociais mais utilizadas do momento.
Todos esses pontos reforçam o poder que as mídias têm de influenciar movimentos e ideias. E isso inclui o TikTok no E-commerce.
Na verdade, este pensamento vem sendo estudado desde 1930, quando os pesquisadores acreditavam que todas as mensagens transmitidas por meios eletrônicos eram capazes de se infiltrar na mente dos espectadores e, assim, alterar seus comportamentos.
Dentro desse tema, existe também um termo chamado Neuromarketing. Ele consiste no estudo da decisão de compra dos consumidores e como ela é construída.
A base para essas pesquisas são as conhecidas “mensagens subliminares”. Ou seja, todas as informações que o seu cérebro recebe sem perceber.
Através desses estudos, os pesquisadores afirmam que o inconsciente é o responsável por influenciar um indivíduo a comprar ou não determinado produto. Por exemplo, as cores, gestos e símbolos são alguns mecanismos utilizados para despertar o desejo e gerar uma intenção de compra inconsciente nos consumidores.
Assim, o que podemos perceber através do Tiktok é como as trends lançadas na plataforma são fixadas na mente dos usuários e, inconscientemente, reproduzimos os mesmo comportamentos: danças, linguajar, gestos e produtos.
Isso comprova como as redes sociais possuem um peso excepcional diante dos seus usuários.
Por este motivo, é essencial que a sua empresa acompanhe todos os veículos de comunicação e, assim, mantenha-se atualizada sobre as novas tendências.
O TikTok é uma rede social em que os usuários postam vídeos curtos, a maioria relacionado ao humor e ao entretenimento.
A primeira versão do Tiktok, em 2014, foi batizada como Musical.ly. O conceito inicial dessa rede assemelhava-se muito ao que conhecemos hoje.
Porém foi apenas em 2017 que o TikTok, ao ser comprado pela ByteDance, começou a ficar mais conhecido. Até que, em 2019, atingiu a marca de 750 milhões de downloads, impulsionando o crescimento da plataforma.
Hoje, o sucesso desta plataforma é comprovado pelo número expressivo de usuários ativos na rede, cerca de 1 bilhão!
É interessante notar como uma plataforma criada oficialmente há mais de 4 anos conseguiu se tornar o assunto do momento, fazendo com que grandes empresas, como o grupo Meta Platforms (Facebook, WhatsApp e Instagram), desenvolvessem módulos semelhantes.
Você consegue mensurar quantas vezes viu alguém fazendo uma dança para falar sobre um produto ou, até mesmo, trazer informações relevantes sobre um serviço?
E as músicas usadas? Consegue entender a relevância e como a união de cada um desses elementos influencia no seu E-commerce?
Este é o ponto principal deste artigo. Como o efeito TikTok tem se espalhado para todos os setores e como isso vem influenciando tanto as tendências do mercado, quanto as vendas no digital.
Agora, você deve estar se perguntando: como funciona o algoritmo do TikTok? Como ele viabiliza vendas pela plataforma? Então preste atenção no próximo tópico.
Ao ingressarmos em uma rede social com intuito de divulgação e venda, é primordial entender como o algoritmo daquela plataforma funciona. Pois é dessa maneira que você poderá produzir conteúdo e distribuí-lo de maneira eficiente.
Quando estudamos o TikTok, a primeira característica que notamos no algoritmo é a distribuição de conteúdos que estão dentro da geolocalização do usuário, tendo como base as preferências de cada um.
Outro ponto interessante no algoritmo do TikTok são as três etapas de visibilidade e alcance de um conteúdo:
Uma outra característica interessante do TikTok é a possibilidade de utilizar as ferramentas do aplicativo para produzir conteúdos que podem ser veiculados em outras redes sociais. Isso é o que chamamos de Crossover.
Ou seja, a plataforma do TikTok é completamente descentralizada. Ao criar um conteúdo na plataforma para o seu e-commerce, é possível compartilhá-lo em todas as demais redes sociais.
Assim, essa estratégia de distribuição e divulgação permite que o alcance do TikTok seja ainda maior.
Além de diversas ideias inovadoras, o TikTok possui também seu próprio “funil” para vendas. A imagem abaixo representa o modelo liberado pelo TikTok Business:
O termo utilizado para a retratação da estratégia comercial dentro da plataforma é “Volante de vendas”. Veja alguns dos resultados que o TikTok já atingiu com a aplicação deste modelo:
Esses dados mostram o poder da rede social e como ela é capaz de influenciar comportamentos de compra. Por isso, é importante entender como funciona o modelo.
O 1º passo para influenciar o espectador dentro da plataforma começa com a criação de conteúdo por um influencer ou marca, com a intenção de divulgar um produto.
Após colocar o vídeo no ar, outros usuários do TikTok vão assistir ao material produzido, dando início a um “telefone sem fio” relacionado ao produto. Essa corrente acontece por meio de comentários realizados na postagem, compartilhamentos e reprodução do conteúdo por outros criadores.
É nesse momento que a marca pode avaliar a aceitação do público e os reviews sobre o produto divulgado.
Esse burburinho gera um certo entusiasmo e desperta o desejo de compra, que, consequentemente, acarreta no aumento das vendas. Com isso, a empresa ganha reconhecimento dentro do TikTok e a distribuição do seu conteúdo aumenta, alcançando cada vez mais pessoas.
Este é o volante de vendas do TikTok no E-commerce explicado na prática.
Após o seu lançamento oficial no Brasil, o TikTok lançou uma tendência atrás da outra. E, ao permitir o uso de publicidade dentro da plataforma, os usuários passaram a produzir conteúdos virais com fins comerciais.
Através de uma dança com uma música do momento, eles conseguem influenciar o público a seguir um determinado padrão de estilo de vida que é refletido em itens de consumo como roupas, maquiagens e acessórios, por exemplo.
Assim, é essencial entender quais ferramentas estão disponíveis para você começar a usar o TikTok no E-commerce.
Para ajudar o seu e-commerce a vender mais dentro dessa plataforma, foram desenvolvidos alguns módulos que é interessante citar aqui:
O TikTok Shopping é um conjunto de soluções e ferramentas que oferece às empresas a oportunidade de capturar e aproveitar todo o poder de influência do TikTok nas decisões de compra.
Através deste módulo, os usuários conseguem acessar o catálogo de produtos que a sua empresa comercializa no perfil da marca. Assim, com poucos cliques, o espectador pode fechar uma compra e se tornar um cliente do seu E-commerce.
Com a ferramenta de link de produto, é possível adicionar um link direto para o item divulgado em um vídeo.
Assim, enquanto o usuário assiste a um vídeo do produto em ação, ele pode clicar e comprar imediatamente o item desejado.
Existe ainda a possibilidade de direcionar o link para um ou mais produtos. Dessa forma, o usuário poderá navegar entre o catálogo escolhido sem precisar sair do aplicativo.
O Live Shopping é uma excelente maneira de desenvolver conexão com o seu consumidor.
Durante a transmissão, é possível adicionar links do TikTok Shopping referentes aos produtos anunciados. Dessa maneira, o usuário poderá efetuar a compra do item desejado de forma rápida e fácil.
Neste módulo de Collection Ads, ao invés de o usuário ser direcionado especificamente para o item anunciado, ele é encaminhado para uma página em formato de galeria, onde outros itens relacionados também serão mostrados.
Assim, o TikTok viabiliza a compra de vários produtos, aumentando o ticket médio do seu negócio.
Esta foi a solução desenvolvida pelo aplicativo para fortalecer o engajamento dos usuários e, dessa forma, direcioná-los para o seu E-commerce.
A funcionalidade Dynamic Showcase Ads permite que as marcas divulguem milhares de produtos e anúncios personalizados. Isso porque a ferramenta gera vídeos com base nos interesses e atividades dos usuários.
Assim, sua marca será capaz de aumentar o reconhecimento e abrangência promovendo produtos relevantes para potenciais clientes.
O Gerador de Leads do TikTok é um módulo que funciona dentro dos anúncios expostos no feed do aplicativo. Com a utilização dessa ferramenta, os espectadores interessados em uma marca ou produto podem preencher um formulário e compartilhar seus dados de forma segura.
Essa solução funciona, principalmente, para empresas que possuem um ciclo de vendas longo. Ou seja, comercializam produtos e serviços complexos ou de maior investimento e, por isso, demandam um tempo de fechamento maior.
Dessa maneira, as chances de conversão dentro da sua loja virtual serão maiores.
Estes módulos citados estão disponíveis dentro do TikTok Business. Além deles, as métricas de faturamento corroboram a eficácia do TikTok como influenciador do mercado digital.
Ao utilizar os módulos citados acima, podemos relacionar essa grande influência do TikTok no E-commerce com o significativo aumento das vendas online, principalmente, no segmento de moda.
Nos últimos quatro anos, período em que o TikTok está em atividade, é notório o destaque para esta área.
Quando avaliamos os dados de crescimento no e-commerce, o segmento cresceu 22,7% no ano de 2019 em relação ao período anterior, faturando cerca de R$75,1 bilhões de reais.
Com o avanço da popularidade do TikTok no E-commerce, o faturamento do setor cresceu 52% entre 2020 e 2021.
Os números, além de serem expressivos, ressaltam o poder de influência do TikTok no E-commerce.
Outro benefício importante que o TikTok trouxe para as empresas é a aproximação do usuário com a marca.
Através de challenges, coreografias, dublagens e duetos, o público se sente mais conectado com as marcas pelo contato direto e informal que a plataforma permite.
Este ambiente descontraído trouxe maior liberdade ao veicular uma propaganda. Ao mostrar tutoriais do seu produto ou até mesmo os bastidores do seu E-commerce, o público se conecta em um nível mais profundo, o que aumenta as chances de conversão.
E essa é a proposta dentro do novo slogan do TikTok para empresas: “Don’t make ADS, make TikTok’s” (Não faça ADS, faça TikTok’s). Ou seja, fazer anúncios com cara de conteúdo é a ideia para colocar o TikTok no E-commerce de uma maneira ainda mais ativa.
É palpável o poder que as redes sociais e a mídia têm em influenciar o comércio eletrônico.
Neste artigo mostrei como o TikTok no E-commerce pode auxiliar o seu negócio a impulsionar suas vendas online e te ajudar a faturar muito mais, utilizando os módulos disponíveis dentro da plataforma.
No próximo artigo vou falar um pouco mais sobre como a mídia resgatou uma tendência de 1980 e a popularizou ao ponto de aumentar em mais de 500% a busca por uma palavra do segmento em apenas um mês.
Ficou curioso sobre o assunto? Então te espero no próximo artigo.
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.