Bis2Bis E-commerce

Usabilidade em Tabacaria Online: como a experiência do cliente pode ajudar na conversão

Júlia Proença | 28 de fevereiro de 2023

Aplicar conceitos de usabilidade em tabacaria online deve ser uma das prioridades do seu planejamento. Isso porque oferecer uma experiência de compra de qualidade é essencial, principalmente em e-commerces de nicho que oferecem produtos específicos.

Em resumo, usabilidade é assegurar que algo funcione da melhor maneira possível. Este algo pode ser um serviço, uma aplicação, um produto ou uma Loja Virtual.

Mas como fazer isso na prática? Você vai perceber que implementar conceitos e noções de usabilidade em tabacaria online é muito mais simples do que parece. 

Então, continue lendo este artigo e fique por dentro de tudo que seu E-commerce precisa.

O que é usabilidade?

A usabilidade em Lojas Virtuais se refere à facilidade e eficiência com que os usuários podem navegar, buscar e comprar produtos. Em outras palavras, o quão fácil e agradável é usar o E-commerce para alcançar seus objetivos de compra.

Quando um site de vendas conta com uma boa usabilidade, isso significa que os clientes encontram rapidamente o que estão procurando. Para que isso aconteça, a navegação deve ser intuitiva e as informações devem estar organizadas de forma clara e acessível.

Então, é importante estar sempre atento às necessidades e expectativas dos clientes. Assim, você garante que seu E-commerce seja fácil de usar e proporcione uma experiência agradável de compra.

Como aplicar usabilidade em tabacaria online?

A usabilidade em tabacaria online pode ser aplicada em várias etapas do processo de compra. Por isso, separamos as dicas mais importantes para aumentar a conversão do seu E-commerce. Confira.

1. Simplifique o processo de compra 

Uma boa prática é partir da hipótese de que o cliente chegará em seu E-commerce com algumas dúvidas. Elas podem ser de vários tipos, como características do produto, condições de pagamento, de entrega e mais.

A aplicação da usabilidade permite a resolução facilitada desses questionamentos. Assim como mantém uma estrutura e hierarquia nas informações do seu E-commerce.

Com as categorias, produtos e serviços dispostos de maneira organizada, o caminho fica livre para que sua loja virtual cumpra seu objetivo principal: vender.

Mesmo que o nome de uma categoria esteja absolutamente claro para você, lembre-se que você é um especialista no assunto. Tente ver seu E-commerce e todas as nomenclaturas com novos olhos.

Se possível, encontre alguém totalmente leigo no ramo de tabacaria e peça que avalie a comunicação do seu E-commerce baseado na facilidade com que a mensagem foi entendida.

💡Leia também: Saiba como preparar o seu E-commerce para o Dia do Consumidor!

2. Organize as categorias para a usabilidade em tabacaria online

Uma parte muito significativa da usabilidade em tabacarias online é a disposição e organização da Loja Virtual. É importante que a navegação seja fácil e intuitiva, com categorias claras.

Por ser um nicho de e-commerce que conta com diversos tipos de acessórios, a organização das categorias é primordial.

Ou seja, a importância de contar com categorias bem definidas fica clara quando pensamos nos subnichos possíveis, mesmo num ramo mais segmentado como o de tabacaria.

Um E-commerce que tem como foco o Narguile, vai concentrar suas categorias no objeto e seus componentes. Como por exemplo, o aparato completo, só o rosh, a base, a mangueira, o carvão ou os demais acessórios.

categorias-e-commerce-tabacaria-focada-em-narguile
As categorias de um E-commerce de Tabacaria com foco em Narguile são voltadas para as partes e acessórios do produto.

Já uma head shop divide suas opções de uma maneira bem diferente, visando um público que procura opções para montar seu próprio cigarro. Assim, essa loja virtual pode organizar as categorias pelas etapas desse processo.

categorias-para-e-commerce-de-tabacaria-focado-em-head-shop
Já um E-commerce com foco em Head Shop tem categorias bem diferentes.

3. Resultados de busca precisos

A implementação de um sistema de busca inteligente também pode ser muito vantajosa para reforçar os conceitos de usabilidade em tabacaria online.

Por meio dela, seus clientes poderão acelerar a pesquisa por um item de desejo, levando a um número maior de conversões.

Com a busca inteligente, os usuários encontram facilmente os produtos que desejam, graças aos algoritmos avançados baseados em inteligência artificial. Eles entendem o contexto das consultas de pesquisa e apresentam resultados relevantes.

Além disso, a busca inteligente também pode ser personalizada com base no histórico de compras, produtos visualizados recentemente ou outros dados comportamentais. 

Isso significa que a experiência do cliente pode ser ainda mais precisa, tornando-a eficiente e aumentando as chances de conversão.

busca-inteligente-e-commerce-tabacaria
A implementação da Busca Inteligente acelera o processo de compra ao apresentar as opções para o cliente à medida que ele digita sua pesquisa.

4. Utilize filtros para facilitar a escolha

A usabilidade em sites de tabacaria também vai ajudar aqueles clientes que acessam seu E-commerce já com um produto em mente, ou até mesmo em uma situação de recompra.

Os filtros nas páginas de categorias de um E-commerce são uma ferramenta essencial para oferecer uma experiência de usuário mais eficiente e satisfatória.

Eles permitem que os usuários encontrem os produtos que desejam com mais rapidez e precisão, filtrando os resultados de acordo com suas preferências e necessidades.

Por outro lado, os filtros podem fornecer insights valiosos sobre o comportamento de compra e os itens de desejo do público que acessa seu E-commerce. 

Ao coletar dados dos filtros usados pelos usuários, você pode entender melhor as tendências do mercado e as demandas dos seus consumidores. Isso pode ajudá-lo a adaptar sua oferta de produtos e aprimorar a experiência de usuário.

filtros-e-subcategorias-e-commerce-de-tabacaria
Com os Filtros, os clientes que já tem em mente aquilo que procuram podem diminuir as opções apresentadas.

5. Preze pela rapidez na usabilidade em tabacaria online

Na usabilidade de tabacaria online, é importante que o E-commerce carregue rapidamente. Assim, os clientes acessam imediatamente ou em poucos segundos as páginas e os produtos.

Uma boa maneira de verificar se as configurações do seu site estão otimizadas e entender quais melhorias são necessárias, é utilizar o GTmetrix

A ferramenta analisa o tempo de carregamento de página e a origem de eventuais problemas de lentidão.

pontuação-gtmetrix-de-usabilidade-em-tabacaria-online
A nota no GTMetrix é um parâmetro importante para determinar a velocidade de carregamento do seu E-commerce.

A otimização da usabilidade em sites de tabacaria pode ser alcançada por meio de várias técnicas, como: 

  • Aperfeiçoamento e compactação de imagens e arquivos;
  • Uso de um bom provedor de hospedagem; 
  • Compatibilidade com diversos dispositivos.

6. Invista na responsividade

Falando em compatibilidade, seu E-commerce de tabacaria deve contemplar todos os tipos de acesso, quando analisamos a usabilidade.

Isso quer dizer que seu site de vendas deve oferecer uma experiência de compra agradável para seus clientes, quer eles estejam acessando via desktop, ou via mobile.

comparação-responsividade-em-sites-de-tabacaria-mobile-vs-desktop
A usabilidade em sites de tabacaria se apresenta de maneiras diferentes no deskop e no mobile.

Para isso, a Loja Virtual deve ser responsiva e se adaptar a diferentes tamanhos de tela e resoluções. Assim como deve ser testada em diferentes navegadores, para garantir que funcione corretamente.

7. Implemente um checkout simplificado

O processo de checkout é uma etapa muito importante, que deve ocorrer sem atritos. Ele deve ser fácil e intuitivo, com todas as etapas claramente definidas.

Por isso, é importante garantir que todas as informações necessárias sejam solicitadas de forma clara e organizada, e que o processo seja o mais simples e rápido possível.

Para encorajar a conversão, solicite apenas dados essenciais para a conclusão do pedido e deixe o cadastro completo do cliente para uma data posterior.

Um formulário com vários campos pode levar o usuário a repensar sua compra ou a voltar em outro momento, até mesmo causando abandono de carrinho.

checkout-simplificado-com-usabilidade-em-tabacaria-online
Apresentar todas as informações em uma só página incentiva a conversão.

Então, mantenha todas as informações de checkout em apenas uma página, para facilitar a compreensão do seu cliente e demonstrar a facilidade do processo.

🎬Assista: É assim que deve ser o Checkout para converter mais vendas!

Usabilidade em tabacaria online leva a aumento de conversão?

Essas são as nossas dicas sobre como aplicar conceitos de usabilidade em tabacaria online. 

Como você pôde ver, o UX faz parte de todos os processos de um E-commerce, desde o design da home page até a definição dos meios de pagamento e da página de checkout.

Colocando esses conceitos em prática, seu E-commerce de Tabacaria vai ter muitos benefícios e mais conversões. Foi exatamente o que aconteceu nas Lojas Virtuais desenvolvidas com os conceitos de usabilidade bem aplicados.

Se você também quer ter esses resultados na sua tabacaria online, entre em contato com um de nossos especialistas e saiba o que a Bis2Bis pode oferecer para o seu negócio!


Tags: