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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Vantagens de uma loja virtual em Magento Commerce
A escolha da plataforma de e-commerce para a sua loja virtual é um momento que exige muito planejamento para que tudo saia adequado ao seu negócio. Por isso, esta decisão é de extrema importância para os lojistas. Assim, este momento não deve ser negligenciado.
Levantar uma listagem de elementos prós e contras de cada plataforma pode lhe garantir boas horas de sono e evitar prejuízos quando este processo não está bem planejado. Para te ajudar nesta análise, elencamos as principais vantagens de ter uma loja virtual em Magento Commerce.
A plataforma Magento foi lançada oficialmente em 2008 e, com o passar dos anos, evoluiu com atualizações e reformulações. Finalmente em 2018, a Adobe comprou a empresa Magento Inc por 1,68 Bilhão. O Magento é utilizado em mais de 240 mil lojas implantadas no mundo e está presente em mais de 50 países.
A plataforma é considerada bastante robusta e completa, devido à variedade de produtos que suporta e à capacidade de atender a altas demandas de pedidos. A possibilidade de customização – devido ao formato open source (código aberto) – é mais um diferencial que a plataforma traz, conferindo mais praticidade ao sistema, que pode ser personalizado de acordo com cada necessidade.
Ligada também à robustez da plataforma, a escalabilidade do Magento é outro ponto importante. Ela se adapta ao crescimento da empresa, tornando-se uma das melhores soluções tanto quem está começando sua primeira loja, quanto para e-commerces já estabelecidos no mercado e necessitam crescer ainda mais. Traduzindo essa capacidade em números, o Magento comporta até 80 mil pedidos por hora, podendo ser cadastrados e ofertados mais de 500 mil SKUs.
As vendas efetuadas por dispositivos móveis, no Brasil, alcançaram 48% das transações online, segundo o estudo Análise do E-commerce no Mundo realizado pela Criteo. Sendo assim, a perspectiva é de que estes números continuem crescendo nos próximos anos.
A plataforma Magento pega carona nesta realidade de navegação mobile. Felizmente uma das vantagens do Magento é a adaptação das lojas virtuais com a versão mobile, seja para smartphones ou tablets. Aprofundando ainda mais os números, as lojas Magento estão totalmente adequadas às necessidades do comprador que acessa o e-commerce por meios mais convenientes e portáteis.
O Progressive Web App (PWA) é uma realidade que atende essa necessidade dos compradores. Corresponde a um conjunto de técnicas que desenvolvem aplicativos web sem que o usuário precise fazer o download do app que deseja. Ou seja, tudo acontece por meio de uma navegação web, de forma rápida, cativante e confiante.
A Bis2Bis E-commerce desenvolveu o recurso PWA para o Magento e adaptou para atender as necessidades de seus clientes. Mais uma possibilidade do Magento que permitiu que os consumidores virtuais pudessem ter mais agilidade no momento da compra e potencializando as vendas para o lojista.
Sendo assim, esta adaptabilidade é um importantíssimo ponto positivo da plataforma para entregar a melhor experiência do usuário, essencial para elevar as conversões e o faturamento da sua empresa.
O Magento nasceu com a possibilidade de integração com várias formas de pagamento, pensado para conectar-se com várias empresas e sistemas de pagamento. Isso torna a plataforma como a mais atrativa do mundo para os players que entram no jogo para ganhar. Com ela é possível:
O foco de ter tanta oportunidade é para que o consumidor passe pelo processo de compra de forma simples, rápida e segura. Assim, a taxa de conversão e a satisfação com a loja virtual, física e ponto de venda (PDV), espalhado para lojas parceiras. Ou seja, você deve focar sua imaginação em aumentar o faturamento e levar satisfação para o consumidor.
Sabemos que o calcanhar de aquiles de todo gestor de e-commerce acaba sendo, mais cedo ou mais tarde, a logística e distribuição dos produtos vendidos em sua loja virtual. Um sistema de logística eficiente plugado ao Magento garante parte da otimização da operação da logística, visto que encurta tempo e dinheiro gasto em processos manuais e burocráticos.
Para cada e-commerce, o lojista deve avaliar o que melhor se aplica. Para uma loja que comercializa eletrodomésticos, por exemplo, que são produtos maiores e mais pesados, não funcionaria a entrega pelos Correios e sim por transportadoras. Já uma loja de óculos poderia optar pela primeira opção. Dependendo do negócio, a logística ganha contornos mais complexos, que necessitam de recursos especiais como opções de entrega flexíveis.
Opções de receber por Correios (PAC), Transportadora e Loja Física
Outros modelos de logística também podem ser utilizados, a fim de garantir que o processo de entrega das mercadorias seja vantajoso para o lojista e eficiente para o consumidor. O dropshipping é uma solução em que o lojista conta com fornecedores, que fazem o envio das mercadorias. Assim, os produtos são catalogados na loja virtual, mas não é necessário que haja um estoque. Os pedidos são feitos por demanda, quando um cliente efetiva uma compra, os fornecedores entregam diretamente ao cliente. A loja virtual recebe o lucro e faz a compra com os fornecedores cadastrados.
No cross docking, o estoque de produtos é limitado ou até mesmo inexistente. Ou seja, esse formato resulta da parceria entre fornecedores, a quem o lojista solicita a mercadoria, que é enviada ao centro de distribuição (CD), responsável por fazer o armazenamento e a entrega. E é possível trabalhar com múltiplos CDs, proporcionando ao cliente, no momento da compra, a escolha daquele que fica mais próximo, diminuindo prazos de entrega e valores de frete.
Contudo, para definir a solução de logística que mais se adequa ao seu e-commerce, você deve considerar um sistema integrado. O acompanhamento e gerenciamento das informações de pedidos, solicitações de mercadorias aos fornecedores e armazenamento em CDs. Tudo deve “conversar” com a plataforma. Pensando nisso, o uso de um sistema Enterprise Resource Planning (ERP) auxilia na gestão de todos estes processos. Essa é a garantia de que a comunicação será efetiva e de que os pedidos serão atendidos de forma satisfatória.
A grande vantagem é que o Magento Commerce está preparado para receber integrações com diversas ferramentas, como: módulos dos Correios, cálculo automático do frete, gerenciamento de diferentes endereços para entrega, entre vários outros desafios do mercado brasileiro. Em suma, esse é o encanto para os lojistas que optam pelo Magento, sem que tenham grandes surpresas em outras plataformas.
Todos os sites que vendem pela internet sabem da importância do Search Engine Optimization (SEO) – otimização para buscadores – para a sobrevivência da loja virtual. É fato que grande parte do público ainda chegam através do Google, o maior buscador do mundo. Dessa forma, ter um mau ranqueamento ou estar fora do resultado de pesquisa do buscador pode significar a “morte certa” para muitos lojistas.
Entretanto, a boa notícia é que a plataforma Magento oferece ferramentas de SEO para indexar e ranquear bem suas páginas, ganhando, assim, visibilidade. Mais do que isso, um bom resultado na posição da busca para o seu site garante a redução dos custos em anúncios (mídia paga), visto que os visitantes são atraídos organicamente e a taxa de conversão para vendas tende a melhorar. Neste caso, os visitantes tendem a ser melhor qualificados, já que eles estão procurando pelo produto.
Entre as funcionalidades de SEO que o Magento disponibiliza, estão:
A experiência popular já dizia que sai mais barato fidelizar e manter um cliente do que conquistar um novo cliente. Isso porque, quando comparamos os dois custos de prospecção, é notável um gasto maior de energia e dinheiro para captação de novos clientes. Portanto, entre um dos principais fatores que fidelizam clientes é o excelente atendimento prestado.
A plataforma Magento segue à risca esta filosofia e permite ao lojista a gestão de pontos de contato com os clientes. Assim sendo, possibilita integrações rápidas e fáceis de ferramentas que oferecem um atendimento de qualidade ao consumidor, seja o próprio chat online ou o chat bot. Sendo esses recursos muito utilizados pelas lojas para aproximar e facilitar a comunicação nas duas vias.
Além do mais, com um acompanhamento de pedido eficaz que o Magento proporciona, é possível oferecer um atendimento assertivo e soluções eficientes. Isso acontece porque o lojista consegue compreender perfeitamente em qual situação o pedido do comprador se encontra e, com isso, o deixa a par de todo o processo.
A segurança é um dos pontos mais importante de uma plataforma de e-commerce. Todas as lojas do Magento estão preparadas para a configuração de certificados de segurança. Ou seja, os chamados Secure Socket Layer (SSL) garante ao usuário a segurança, privacidade e integridade dos dados fornecidos. Então, este recurso é obrigatório em transações feitas em todos os e-commerces.
Mensurar o resultado da sua operação online é primordial para o sucesso de qualquer estratégia de negócio. Dessa forma, o Magento permite enviar e receber informações das transações ocorridas para sistemas de Business Intelligence (BI) e ferramentas de Marketing como Google Analytics, Tag Manager e pixels para anúncios e remarketing.
Por exemplo, a ferramenta de marketing do Google Analytics permite ao lojista acompanhar o comportamento do visitante da loja virtual, o desempenho de vendas por produto, além de analisar o funil de vendas e as taxas de conversão. Sem sombra de dúvidas, são informações preciosas para qualquer lojista.
A Gartner, líder em pesquisa no Mundo, desenvolve anualmente um estudo sobre plataformas de e-commerce. Durante 2018, a empresa divulgou o resultado e apresentou mais uma vez a tecnologia Magento como uma das líderes no comércio digital.
A Bis2Bis E-commerce está sempre atenta às tendências deste mercado. A empresa atua com o desenvolvimento de plataformas de e-commerce utilizando a tecnologia Core Magento. Acima de tudo, nós acreditamos no poder desta tecnologia, oferecendo qualidade para o lojista.
Dessa forma, caso tenha alguma dúvida, converse com um especialista da Bis2Bis e venha descobrir porque somos a plataforma de e-commerce mais eficaz do Brasil. Quero conversar agora!
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CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.