Vantagens de usar vídeos no e-commerce

17 de abril de 2018

Quando uma pessoa vai realizar uma compra em determinada loja virtual, ela espera ver todos os detalhes daquilo que tanto deseja adquirir. Muitas vezes, o consumidor não se sente satisfeito somente com as fotografias de produto que são disponibilizadas no e-commerce. É aqui que os vídeos entram como uma boa opção e complemento.

Além de utilizar vídeos nas páginas dos produtos para evidenciar todos os detalhes dos artigos, o que é mais comum, é possível apostar na estratégia também de outras formas, como:

Vídeo de comparação de produtos:

Ajuda na decisão do consumidor sobre qual produto pode se adequar melhor à necessidade dele;

Vídeo para FAQ:

O objetivo é responder todas as dúvidas dos consumidores para que os mesmos tenham mais facilidade na hora de navegar pela loja virtual e concluir a compra;

Vídeo review:

Apresentar análises completas de produtos, ou seja, uma revisão de forma direta e objetiva. É possível esclarecer algumas dúvidas do consumidor como, por exemplo, para que serve o produto, quais são as condições de uso, dimensões, textura, etc.

Vídeo com influenciadores:

Aqui, os influenciadores digitais mostram suas experiências, ajudando os consumidores a entenderem como o produto funciona. Isso proporciona mais confiança e tira todas as dúvidas dos potenciais clientes, se caracterizando também como um vídeo review. O interessante, é apostar em influenciadores da região do e-commerce, pelo menos no início, por ser mais barato;

Vídeo tutorial:

Mostrar ao consumidor como o produto pode ser utilizado ou instalado e quais são as recomendações;

Vídeo de outro consumidor:

Imagens de consumidores utilizando um produto da loja virtual são como uma prova social, passando mais confiança, estimulando a compra e aumentando a taxa de conversão;

Vídeo unboxing:

Mostrar como o produto é embalado e como ele chegará ao consumidor. O ideal aqui é ser autêntico e mostrar todos os detalhes sem medo;

Vídeo de pós-venda:

Uma boa forma de apresentar ao consumidor como funciona a política de devolução da loja virtual, como o consumidor pode acompanhar a entrega e como utilizar corretamente o produto;

Vídeo institucional:

Com o propósito de apresentar a loja virtual;

Vantagens dos vídeos no e-commerce

Utilizar vídeos no e-commerce é uma excelente estratégia, que proporciona diversas vantagens. Confira algumas abaixo:

Contribuem para a tomada de decisão do consumidor

É uma ótima estratégia para incentivar o potencial cliente a finalizar uma compra, ou seja, contribui para a tomada de decisão do consumidor por passar mais segurança, ser ágil e responder todas as dúvidas. Isso possibilita um aumento nas vendas do e-commerce.

A demonstração do produto é melhor e com mais detalhes

Ao apostar em vídeos dos produtos no e-commerce, a demonstração é feita com mais riqueza de detalhes, como já citado acima. É possível demonstrar a peça na prática, em uma ambientação, de diferentes ângulos e também todos os detalhes que são importantes como, por exemplo, zíper, bordados, etc. Isso seduz e deixa o consumidor mais encantado com o produto.

Aumentam o engajamento

Os vídeos são capazes de atrair mais a atenção dos consumidores, até mesmo os mais ansiosos, aumentando o engajamento, principalmente com a marca do e-commerce.

Permitem uma navegação mais longa

Disponibilizando vídeos na loja virtual, o potencial cliente tende a passar mais tempo no empreendimento online, buscando outros conteúdos de interesse. Com isso, aumenta a sua permanência no site e o tempo que passa em contato com a marca.

Passa mais informação em menos tempo

Os vídeos são capazes de passar mais informações em menos tempo. Assim, o consumidor consegue navegar por outros conteúdos na loja virtual. Além disso, são dinâmicos e divertidos, o que mantém a atenção.

É fácil de compartilhar

Conteúdos produzidos em vídeos são mais fáceis de serem compartilhados, promovendo mais engajamento por parte dos consumidores, com possível viralização. Isso traz mais destaque e retorno para o negócio online.

Passa mais credibilidade

Os e-commerces que trabalham com vídeos tendem a ser vistos com mais respeito, passando maior credibilidade aos consumidores que veem a preocupação da marca em disponibilizar as informações de forma completa.

Dicas para a produção de vídeos no e-commerce

Na hora de produzir os vídeos para o e-commerce, alguns pontos devem ser levados em consideração, para que a estratégia funcione muito bem. São eles:

  • Pensar no público-alvo, para utilizar a linguagem, o formato e o visual mais adequados;
  • Trabalhar com vídeos animados e divertidos, mas sem exagero. Isso é importante para o consumidor se sentir estimulado;
  • Não empolgar no tempo, evitando produzir vídeos muito longos;
  • Prezar por produções de vídeos em alta qualidade;
  • Evitar muitos efeitos e roteiros longos e complicados;
  • Publicar no Youtube, criando material para as mídias sociais.

E você, já apostou nessa estratégia? Conte para a gente nos comentários!


Tags:







Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Assine a newsletter da Bis
Iniciar Conversa
1
Contato Comercial Bis2Bis
Olá,
Esse é um canal comercial da Bis2Bis Ecommerce.
Converse agora com nossa equipe de especialistas.