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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / 9 vantagens do comércio eletrônico: será que vale a pena vender online?
A cada ano as vantagens do comércio eletrônico ficam mais notáveis. Esse modelo tem sido um divisor de águas para o sucesso de empresários e de seus consumidores.
Seus resultados aparecem tanto em empreendimentos que partem de lojas físicas, quanto como iniciativas nativamente digitais.
Isso porque a presença online oferece o potencial de impulsionar e criar oportunidades únicas para as vendas. E as ferramentas que possibilitam o sucesso das lojas virtuais são muitas.
Porém, diversos lojistas ainda se perguntam se realmente vale a pena investir em um E-commerce.
Por conhecermos bem esse universo, destacamos sua importância para o futuro de praticamente qualquer negócio.
Mas afinal, o que é, e quais são as vantagens do comércio eletrônico? O que o torna tão competitivo?
Vamos te contar!
Podemos chamar as transações realizadas totalmente de forma digital de E-commerce ou comércio eletrônico.
Essas operações acontecem através de redes sociais, marketplaces e principalmente, lojas virtuais.
Assim, o catálogo, opção de pagamento e entrega são garantidos sem necessidade de presença física – e em poucos cliques.
E o histórico das vendas online é de crescimento constante, apresentando um aumento no faturamento todos os anos.
Ou seja, o comércio eletrônico começou a se popularizar em 1990 com o advento da internet. Mais de 30 anos depois, se mostra cada vez mais promissor.
Só essa modalidade movimentou R$169,6 bilhões no Brasil em 2022, de acordo com a ABComm. A expectativa é que os números de 2023 sejam ainda maiores!
Tendo em vista como a internet impactou o mercado, vamos conhecer as vantagens do comércio eletrônico!
Já sabemos o que é o comércio digital e conhecemos um pouco do seu potencial revolucionário.
Portanto, vamos pontuar algumas das características que fazem desse modelo uma solução essencial para aumentar o faturamento da sua empresa.
As principais vantagens do comércio eletrônico são:
Vamos entender melhor o que cada uma delas representa.
A redução de gastos com aluguéis, reformas e outras demandas de uma loja física é uma das principais vantagens do comércio eletrônico.
Isso é possível pois a maior parte da operação de um E-commerce dispensa a necessidade de um espaço físico.
Em algumas modalidades, como com o dropshipping, não há necessidade de armazenar os produtos vendidos.
Outros tipos de operações também possibilitam a atuação remota dos colaboradores, reduzindo gastos com deslocamento.
Da perspectiva ambiental, essa é mais uma das vantagens do comércio eletrônico.
Possibilitar o alcance de clientes nos mais diversos locais, sem limitações físicas, é outra das vantagens do comércio eletrônico.
Isto é, ainda há a possibilidade de operar mesmo em condições adversas, como durante os contratempos climáticos.
Em alguns casos, os proprietários e colaboradores também ganham a liberdade de trabalharem de onde estiverem, otimizando a operação.
A loja virtual estará a um clique de distância de seus clientes, diferente de como acontece com lojas físicas que ficam restritas a um endereço.
Dessa forma, qualquer um pode conhecer facilmente os produtos e se interessarem pela marca, sem qualquer esforço.
Assim como, mais uma das vantagens do comércio eletrônico, é possibilidade de fazer com que a loja ganhe reconhecimento e espaço no mercado com certa facilidade.
Isso se torna possível com auxílio das estratégias de marketing que irão garantir o aumento da base de clientes.
Já falamos por aqui sobre as melhores técnicas para captar clientes através de anúncios, redes sociais, influenciadores e mais. Confira!
Nessa modalidade, existem recursos que fornecem dados precisos sobre o alcance e o desempenho do negócio.
Dessa maneira, é possível traçar metas sólidas para escalar a operação, aumentando o potencial de vendas.
Aliás, é mais simples experimentar estratégias variadas para compreender melhor o perfil dos consumidores, outra das vantagens do comércio eletrônico.
Leia também: GA4 – Quais métricas são importantes para o E-commerce no Google Analytics 4?
Uma das maiores vantagens do comércio eletrónico é a possibilidade de oferecer uma experiência exclusiva para cada um dos consumidores por meio de algoritmos de recomendação.
Esses algoritmos sugerem produtos de acordo com o comportamento individual do consumidor na plataforma, históricos de interesses e compras anteriores.
Também é possível sugerir conteúdos personalizados. Além de promoções e comunicações direcionadas, de acordo com o perfil de cada cliente.
Os interessados também poderão se informar, tirar dúvidas específicas ou receber auxílio dentro da plataforma.
Talvez a principal das vantagens do comércio eletrônico seja sua versatilidade.
Esse modelo é uma boa pedida tanto para lojas de variedades quanto para negócios que atendem nichos específicos – por exemplo.
Além de acomodar modelos diversos, seja:
Também é possível oferecer os meios de pagamento e formas de entrega variadas que mais se adequam às necessidades dos clientes.
Cada etapa dos processos envolvidos nesse modelo são mensuráveis, outra das principais vantagens do comércio eletrônico.
Então, é possível verificar e acompanhar o cliente durante toda sua jornada na loja: do acesso inicial a entrega do produto.
Assim, informar o consumidor sobre cada etapa da logística, o que fará se sentir seguro usando o serviço e continuar em contato com a loja.
De acordo com o Capterra em 2022, 73% dos consumidores já esperam entregas ultra-rápidas em suas compras online.
Outros dados permitirão que você identifique as tendências e desafios, que poderão ser explorados para que seja possível continuar expandindo sua loja.
Em relação à maioria das lojas físicas, uma das vantagens do comércio eletrônico é seu funcionamento constante, permitindo vender 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Ou seja, os clientes podem concluir suas compras a qualquer momento, de qualquer lugar e serão poupados de filas.
Dessa forma, os produtos são entregues com privacidade no endereço mais conveniente e suas experiências podem influenciar outros compradores.
Os marketplaces são canais que conectam vendedores e clientes, como verdadeiros shopping centers online.
Só para exemplificar, talvez você conheça e já tenha utilizado alguns dos mais famosos, como o Magazine Luiza, Mercado Livre e Shopee.
Vender em outras plataformas além do seu próprio E-commerce fará com que a loja alcance novos clientes e chegue ainda mais longe.
A confiança nessas plataformas permitirá que os compradores tenham contato com sua loja.
Pois, os clientes que tiverem boas experiências com a marca mesmo em outra plataforma, naturalmente buscarão mais informações e conhecerão seu E-commerce.
Outra das vantagens do comércio eletrônico é a liberdade no desenvolvimento de ferramentas que tornarão a experiência na loja própria ainda mais interessante.
Com toda a certeza, isso ajudará a fidelizar os clientes vindos de outras plataformas.
E para tornar a venda multiplataforma mais simples, existem serviços como a Gubee que possibilitam o gerenciamento de todas as plataformas de forma sincronizada em apenas uma interface.
Visto que essas são apenas algumas das vantagens do comércio eletrônico, fica fácil de perceber por que sua adoção tem crescido exponencialmente.
Inclusive pudemos compreender as facilidades que só um modelo totalmente online pode proporcionar para os lojistas e clientes.
Então esse é o momento certo de começar o seu E-commerce!
Conheça quais são os primeiros passos para abrir sua loja online:
Ou seja, quanto maior a dedicação, melhores serão seus resultados.
Agora que já sabe todas as vantagens do comércio eletrônico, confira também o artigo que desenvolvemos para te guiar por todas as etapas na hora de começar a vender online.
Conte com uma equipe de profissionais que está sempre à disposição para tirar dúvidas e orientar o seu projeto.
Na Bis2Bis você encontrará especialistas engajados em entender sua necessidade, buscando o seu sucesso com as vendas online.
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Comunicólogo por formação. Zillenial apaixonado por tecnologia, cultura pop, música e podcast. Por aqui, falo principalmente sobre E-commerce, estratégia e marketing digital.