Como vender mais no Dia dos Pais? Soluções eficientes para o E-commerce

Galleger Ilhe | 12 de julho de 2023

Com a aproximação do mês de agosto, chega também o questionamento, “como vender mais no Dia dos Pais?”.

As datas comemorativas no varejo são oportunidades únicas para impulsionar as vendas e fortalecer o relacionamento com o seu cliente.

Porém, para realmente aproveitar essa oportunidade e maximizar as vendas, é preciso planejamento, estratégia e criatividade.

No Dia dos Pais, os filhos buscam presentes significativos para homenagear aqueles que têm um papel tão importante em suas vidas. Trata-se de um dia de celebrar o amor, a gratidão e o respeito. 

Isso torna o Dia dos Pais não apenas uma oportunidade de vendas, mas também um momento para estabelecer uma conexão emocional com seus clientes, proporcionando experiências de compra que vão além da simples aquisição de um produto.

Neste artigo você entende como preparar seu E-commerce para a data e como vender mais no Dia dos Pais. Continue lendo!

Quando é o Dia dos Pais em 2023? 

Antes de entender como vender mais no Dia dos Pais, é preciso saber o dia exato da comemoração em 2023, já que a data não tem um dia específico e é celebrada no segundo final de semana do mês de agosto.

Em 2023, o Dia dos Pais será no domingo, dia 13 de agosto. 

No Brasil, a data foi instituída em 1953 pelo publicitário Sylvio Bhering, com a intenção de fortalecer os laços familiares e também movimentar o comércio.

A princípio, ele tentou associar a celebração ao dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus, que era celebrado em 16 de agosto pela Igreja Católica. Porém, nos anos seguintes, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto, seguindo o modelo americano.

💡 Leia Mais: Calendário completo de datas comemorativas 2023

Números do Dia dos Pais em 2022

Outro fator essencial no seu planejamento de como vender mais no Dia dos Pais é entender os resultados da data em anos anteriores.

De acordo com indicadores, em 2022 o faturamento da data atingiu cerca de R$6 bilhões, uma variação de 3,4% quando comparado aos valores arrecadados em 2021. 

Em seguida, vamos às categorias mais vendidas. Elas se mantiveram as mesmas por dois anos seguidos, mostrando a força e a confiabilidade da data. Se você vende em algum desses setores, fique de olho:

  • Telefonia
  • Eletrodomésticos
  • Eletrônicos
  • Moda e Acessórios
  • Informática

Outro fator importante é o ticket médio da data, que também aumentou em relação a outros meses no E-commerce, totalizando R$425,32. Em grande parte, este crescimento é devido às compras de Telefonia e Eletrônicos.

As vendas e visitas às lojas virtuais começaram a partir do final do mês de julho, reforçando a importância do preparo e planejamento, e se estenderam até a semana do evento, com alguns consumidores deixando a compra para a última hora.

vendas-dia-dos-pais-2022
Apesar de o pico das vendas ser mais próximo do Dia dos Pais, alguns compradores já começam suas compras no meio de julho. Os dados são da Opinion Box.

Como vender mais no Dia dos Pais?

Agora que você sabe todos os detalhes sobre a data, é hora de começar a entender como vender mais no Dia dos Pais

O sucesso do seu E-commerce na data vai depender de muito empenho, planejamento, análise do seu público e esforços direcionados. Destacamos ações que podem ajudar a tornar a data ainda mais próspera. Confira! 

💡 Leia Mais: Crescimento do E-commerce 2023: Como preparar sua loja virtual para o segundo semestre

1. Crie kits especiais

Os kits são sempre ótimas opções para aumentar o ticket médio. E se você quer vender mais no Dia dos Pais, eles podem ser a resposta certa!

Esta pode ser a oportunidade do seu negócio se diferenciar e entregar mais do que o cliente procura. Por isso os kits são soluções viáveis por um preço mais acessível.

Por exemplo, se o seu e-commerce é de alimentos, ofereça uma cesta de produtos para um café da manhã, por exemplo.

dona-castanha-kit-dia-dos-pais
Um kit pronto para consumo pode ser a opção certa para agradar os pais. O exemplo é da Dona Castanha, desenvolvida pela Bis2Bis.

Para outros segmentos, é legal oferecer kits com camisa+camiseta, barbeador+loção pós barba, entre muitas outras opções que podem chamar a atenção do consumidor.

Dessa forma, o kit é uma ótima saída para o seu cliente e possibilita várias combinações. Além disso, a opção ainda é uma oportunidade de girar seu estoque e oferecer mercadorias com menor procura.

Mas, independente do seu segmento, inove e crie um kit que agregue valor para o pai presenteado. Algo que, mesmo que não seja o forte da sua loja, pode ser a solução para um filho que busca um presente especial.

2. Deixe seu site com cara do Dia dos Pais

Uma imagem vale mais do que mil palavras, e não é diferente quando é hora de vender mais no Dia dos Pais! 

Pense na página inicial da sua loja virtual como uma vitrine, e utilize-a para chamar a atenção do seu cliente final, que neste momento são os filhos!

Se o seu segmento tem grande potencial de vendas na data, faça bom uso da sua comunicação visual.

layout-dia-dos-pais-wilson-distribuidora
Faça como a Wilson Distribuidora e utilize a temática do Dia dos Pais em toda a sua página inicial!

Mesmo se o Dia dos Pais não tiver uma conexão imediata com seu segmento, faça mudanças sutis para contemplar a data. 

Utilize elementos visuais que remetem à paternidade. Ilustrações de pais com filhos, ferramentas de trabalho e cores mais profundas e ricas como azuis, verdes e cinzas podem ajudar a estabelecer uma atmosfera adequada.

Considere mudar o layout da página inicial, os banners promocionais e as páginas de produtos para refletir a ocasião. Uma abordagem temática pode fazer o visitante se sentir mais engajado e interessado em explorar mais a sua loja.

Faça um esforço extra para colocar produtos relevantes para o Dia dos Pais em destaque. 

Seja um novo par de sapatos, um relógio elegante, cervejas artesanais, ou qualquer outro item que os pais possam gostar, certifique-se de que esses produtos estejam facilmente acessíveis e visíveis.

Você pode, por exemplo, criar uma categoria de produtos mais vendidos para homens e produzir um banner comemorativo de Dia dos Pais que direcione para essa nova categoria.

3. Faça promoções viáveis

Se tem algo que pode te ajudar a vender mais no Dia dos Pais, com certeza, são as promoções! Comprar itens com condições especiais é uma situação sempre recebida de braços abertos pelo cliente. 

Descontos, itens exclusivos, combos e brindes chamam a atenção e podem ser um diferencial para o consumidor concluir a compra. Mas fique muito atento ao que cabe no orçamento do seu negócio.

Crie uma promoção que seja atrativa para o cliente, mas que também seja viável para a sua loja virtual. Analise seus indicadores de meses recentes, assim como os números de Dias dos Pais anteriores.

Dessa forma, você será capaz de tomar decisões mais assertivas sobre que tipos de desconto oferecer, quais produtos podem receber maior procura e como aplicar uma promoção vantajosa para você e para o consumidor.

Fazendo isso, você não apenas atrai novos clientes, mas também mantém os clientes existentes satisfeitos, incentivando repetidas visitas à sua loja virtual. 

Lembre-se, o equilíbrio entre uma oferta atrativa e a viabilidade econômica é a chave para uma promoção bem-sucedida.

4. Divulgue através do e-mail marketing

O e-mail marketing pode ser um velho conhecido para vender mais no Dia dos Pais, e não é por menos, já que ele oferece muitas possibilidades.

Você pode mandar um e-mail com produtos especiais para a data, promoções e kits que seu E-commerce oferecer. 

Ainda é possível fazer campanhas para clientes que já compraram na sua loja na data no passado, criando uma oferta exclusiva.

Apesar de alguns compradores se prepararem para o Dia dos Pais com antecedência, muitos deixam para fazer suas compras apenas alguns dias antes do grande dia. 

Então, encorajar compras antecipadas com lembretes por e-mail e CTAs destacando a data pode ajudar os esquecidos! 

Além disso, fazer recomendações de produtos hiper-relevantes pode ser muito útil para os compradores que podem não estar familiarizados com os produtos que estão comprando como presentes​.

Finalmente, no Dia dos Pais, lembre-se de segmentar sua base de leads de acordo com o tema do e-mail, seguir a identidade visual escolhida para a data e inserir links direcionados para sua categoria de produtos relevantes.

5. A força dos marketplaces

Quando falamos de vender mais no Dia dos Pais é preciso levar em consideração o alcance e a potência dos marketplaces. 

Cada uma das grandes plataformas como Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza, recebem mais de 100 milhões de visitantes mensalmente. Em datas comemorativas, esse número aumenta ainda mais.

Se você já vende em marketplace, aproveite o Dia dos Pais para se diferenciar dos concorrentes. 

Lembre-se de detalhar as descrições do produto, oferecer imagens de boa qualidade e manter o mesmo padrão de comunicação visual dos produtos do e-commerce.

Para aproveitar ao máximo as possibilidades das plataformas, fique sempre atento às promoções e condições especiais promovidas internamente, de modo a avançar suas ofertas e ficar à frente da concorrência.

Este trabalho pode ser facilitado com a ajuda de um hub de integração com marketplaces, que centraliza todas as suas operações em um só lugar. 

Dessa forma, você gerencia inventários, preços e pedidos de maneira eficiente e simplificada. 

Para que esse trabalho seja feito com a qualidade que você precisa, indicamos a Gubee! 

Através de tecnologias de ponta e uma equipe altamente qualificada, o hub promove a transformação digital de empresas, agilizando processos e melhorando a eficiência operacional.

6. Garanta entrega rápida

A entrega rápida pode ser seu diferencial para vender mais no Dia dos Pais. 

Como muitas vezes o cliente compra o presente de última hora, garantir a entrega rápida é fundamental para captar o cliente e fidelizá-lo para uma próxima compra.

Normalmente, a entrega rápida tem custo mais alto para a loja. Mas, ainda assim, muitos clientes estão dispostos a pagar esse valor para ter o presente em mãos.

Se você já tem um processo de entrega eficiente, aproveite o Dia dos Pais para destacá-lo. Fornecer informações claras sobre o prazo de entrega e garantir que os pedidos sejam enviados em tempo podem diferenciá-lo da concorrência.

A qualidade das embalagens também é essencial. Pacotes diferenciados e de boa qualidade podem causar uma impressão positiva no cliente, além de garantir a segurança do produto durante o transporte.

Se o seu e-commerce não possui a modalidade de entrega rápida ou o seu produto é personalizado e precisa de um tempo maior para produção, você precisa inovar.

Uma solução é oferecer uma prévia do presente, como um vale-presente ou um cartão online personalizado para ser entregue até a data comemorativa. 

Algo que sinalize que o verdadeiro presente é muito especial e precisou de um tempinho a mais para ficar pronto. Mesmo porque a data não pode passar em branco né?

💡 Leia Mais: Dia do Frete Grátis: como manter a lucratividade no e-commerce?

Para vender mais no Dia dos Pais, venda sempre!

Se você quer vender mais no Dia dos Pais, cuide de todas as etapas do seu e-commerce. 

Ou seja, garanta uma comunicação visual eficiente, certifique-se de que o produto seja entregue no tempo esperado e ofereça diferentes soluções para a compra.

Afinal, é uma boa jornada de compra que garante a fidelização dos seus clientes e que eles retornem para muitas compras na sua loja virtual. 

Até porque depois do Dia dos Pais temos o Dia das Crianças, a Black Friday, o Natal e assim por diante. 

Cuidar para que seus clientes tenham uma boa experiência agora é agir para vender muito em todas essas datas! Por isso, em todas as ações, pense a longo prazo.

Analise qual será a melhor estratégia para captar e fidelizar seu consumidor e, assim, vender mais no Dia dos Pais e no restante do ano.


Tags: