Você já sabe qual é o seu modelo de negócio?

19 de dezembro de 2018

Identificar em qual modelo a sua proposta de e-commerce se encaixa é um passo fundamental que guiará as próximas etapas

Saber qual é o seu modelo de negócio é um passo que precisa ser definido com calma, afinal, é essa etapa que guiará o seu e-commerce. Para que a definição ocorra da melhor forma, seguindo a sua proposta, é preciso que você considere alguns pontos relevantes, como: o público que pretende atingir, quais produtos irá vender e como será a entrega. Com isso, as próximas etapas a serem seguidas ficarão extremamente mais claras.

Entretanto, para que essa fase seja estabelecida corretamente, é importante que você conheça todos os modelos de negócios existentes no mercado. Então, confira abaixo a definição de cada um e descubra qual se encaixa melhor à proposta inicial do seu empreendimento online.

Business to Business (B2B)

No modelo de negócio B2B, a relação de consumo é entre empresas. Isso acontece devido à necessidade de muitas instituições precisarem da matéria prima para revender ao consumidor. Aqui, o e-commerce B2B entra como o vendedor dessa matéria prima.

A Bis2Bis E-commerce atende diversos tipos de clientes, um dos exemplos do mercado de B2B é a loja virtual Daniel Atacado de Calçados.

Homepage da Daniel Calçados, loja desenvolvida pela Bis2Bis.
Homepage da Daniel Calçados, loja desenvolvida pela Bis2Bis.
Exemplo de página de produto.
Exemplo de página de produto.

 

Business to Consumer (B2C)

O B2C é o modelo de negócio que mais conhecemos e que consumimos. É a relação que ocorre entre empresa e consumidor final, ou seja, quando a pessoa compra o produto que deseja diretamente com a empresa, sem nenhuma intermediação.

A Bis2Bis conta com diversos cases referentes ao modelo de negócio B2C, como:

Homepage da World Importados, loja desenvolvida pela Bis2Bis.
Homepage da World Importados, loja desenvolvida pela Bis2Bis.
Homepage da Scalon, loja desenvolvida pela Bis2Bis.
Homepage da Scalon, loja desenvolvida pela Bis2Bis.

Business to Employer (B2E)

A relação no Business to Employer acontece entre empresas e funcionários. Aqui, somente os colaboradores conseguem comprar os produtos com descontos, que são oferecidos pelo empregador.

Business to Government (B2G)

No B2G, a venda acontece de empresas para o governo, com a oferta de produtos ou serviços. Nesse modelo de negócio, ainda é considerado os processos burocráticos que a relação apresenta.

Business to Business to Consumer (B2B2C)

Um bom exemplo desse modelo de negócio são os marketplaces. No B2B2C, a relação ocorre entre empresas, porém, com o objetivo de atingir o consumidor final. Com isso, os marketplaces acabam se tornando um meio de anúncio para os vendedores atingirem as pessoas que objetivam.

Consumer to Consumer (C2C)

Nesse modelo de negócio a relação é direta entre consumidores. Esse tipo de venda pode acontecer tanto em redes sociais (Facebook e Instagram) ou sistemas que permitem a interação sem a necessidade de uma empresa intermediária. O Mercado Livre é um bom exemplo de C2C.

Direct to Consumer (D2C)

Muito parecido com o B2C, o Direct to Consumer é a relação entre indústrias, distribuidores e importadores diretamente com o consumidor final. Aqui, nenhuma empresa realiza a intermediação na comunicação.

Conhecer perfeitamente os modelos de negócios permite que você compreenda qual se encaixa melhor à sua ideia de e-commerce. Ao definir isso, seguir com o seu plano de negócio é mais uma etapa que ajudará absurdamente na elaboração dos processos da sua empresa online e permitirá com maior facilidade, uma visão geral dos objetivos a serem atingidos.

Muitos lojistas possuem e-commerce por muito tempo mas não sabem, realmente, qual modelo de negócio estão inseridos. E você, já sabia ou conseguiu identificar com esse artigo?
Veja também: A verdadeira importância do layout responsivo no e-commerce


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