Identificar em qual modelo a sua proposta de e-commerce se encaixa é um passo fundamental que guiará as próximas etapas
Saber qual é o seu modelo de negócio é um passo que precisa ser definido com calma, afinal, é essa etapa que guiará o seu e-commerce. Para que a definição ocorra da melhor forma, seguindo a sua proposta, é preciso que você considere alguns pontos relevantes, como: o público que pretende atingir, quais produtos irá vender e como será a entrega. Com isso, as próximas etapas a serem seguidas ficarão extremamente mais claras.
Entretanto, para que essa fase seja estabelecida corretamente, é importante que você conheça todos os modelos de negócios existentes no mercado. Então, confira abaixo a definição de cada um e descubra qual se encaixa melhor à proposta inicial do seu empreendimento online.
Business to Business (B2B)
No modelo de negócio B2B, a relação de consumo é entre empresas. Isso acontece devido à necessidade de muitas instituições precisarem da matéria prima para revender ao consumidor. Aqui, o e-commerce B2B entra como o vendedor dessa matéria prima.
A Bis2Bis E-commerce atende diversos tipos de clientes, um dos exemplos do mercado de B2B é a loja virtual Daniel Atacado de Calçados.
Homepage da Daniel Calçados, loja desenvolvida pela Bis2Bis.Exemplo de página de produto.
Business to Consumer (B2C)
O B2C é o modelo de negócio que mais conhecemos e que consumimos. É a relação que ocorre entre empresa e consumidor final, ou seja, quando a pessoa compra o produto que deseja diretamente com a empresa, sem nenhuma intermediação.
A Bis2Bis conta com diversos cases referentes ao modelo de negócio B2C, como:
Homepage da Scalon, loja desenvolvida pela Bis2Bis.
Business to Employer (B2E)
A relação no Business to Employer acontece entre empresas e funcionários. Aqui, somente os colaboradores conseguem comprar os produtos com descontos, que são oferecidos pelo empregador.
Business to Government (B2G)
No B2G, a venda acontece de empresas para o governo, com a oferta de produtos ou serviços. Nesse modelo de negócio, ainda é considerado os processos burocráticos que a relação apresenta.
Business to Business to Consumer (B2B2C)
Um bom exemplo desse modelo de negócio são os marketplaces. No B2B2C, a relação ocorre entre empresas, porém, com o objetivo de atingir o consumidor final. Com isso, os marketplaces acabam se tornando um meio de anúncio para os vendedores atingirem as pessoas que objetivam.
Consumer to Consumer (C2C)
Nesse modelo de negócio a relação é direta entre consumidores. Esse tipo de venda pode acontecer tanto em redes sociais (Facebook e Instagram) ou sistemas que permitem a interação sem a necessidade de uma empresa intermediária. O Mercado Livre é um bom exemplo de C2C.
Direct to Consumer (D2C)
Muito parecido com o B2C, o Direct to Consumer é a relação entre indústrias, distribuidores e importadores diretamente com o consumidor final. Aqui, nenhuma empresa realiza a intermediação na comunicação.
Conhecer perfeitamente os modelos de negócios permite que você compreenda qual se encaixa melhor à sua ideia de e-commerce. Ao definir isso, seguir com o seu plano de negócio é mais uma etapa que ajudará absurdamente na elaboração dos processos da sua empresa online e permitirá com maior facilidade, uma visão geral dos objetivos a serem atingidos.
Muitos lojistas possuem e-commerce por muito tempo mas não sabem, realmente, qual modelo de negócio estão inseridos. E você, já sabia ou conseguiu identificar com esse artigo? Veja também: A verdadeira importância do layout responsivo no e-commerce
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.
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