5 fatores que aumentam a confiança do consumidor no e-commerce

Galleger Ilhe | 14 de agosto de 2019

Torne o relacionamento entre e-commerce e cliente mais eficaz e segura; saiba mais

Um e-commerce é mais que um simples espaço para você divulgar os seus produtos e vender. Este ambiente, além de ter a identidade da marca, precisa garantir a confiança do consumidor, para que a fidelização e recorrência de compra sejam garantidas.

Contudo, para que essa confiança seja estabelecida na relação entre consumidor e empresa online, existem algumas atitudes indispensáveis que precisam ser colocadas em prática. Continue a leitura do texto e confira 5 dessas atitudes que tornarão o relacionamento entre e-commerce e cliente mais eficaz e segura!

Certificado de segurança

O certificado de segurança (SSL), responsável pela verificação do domínio e do site como um todo, é essencial no e-commerce não apenas para garantir a confiança do consumidor, mas para um bom funcionamento e segurança do negócio online. Por isso que, pesquisar um bom certificado SSL é um dos passos mais importantes na hora de iniciar um e-commerce.

Além desses benefícios, o certificado de segurança ainda protege o e-commerce contra roubos de dados; possibilita o aumento das vendas, devido à segurança passada aos compradores; aumenta a valorização da marca; permite um melhor ranqueamento nos buscadores; e possibilita oferecer mais formas de pagamento aos consumidores.

Diante de todas essas vantagens, o consumidor consegue ver a preocupação da sua marca em oferecer um ambiente de compra seguro, aumentando as chances de retorno para novas aquisições.

Tem dúvidas de qual certificado SLL escolher para o seu empreendimento? Clique aqui e confira o nosso post exclusivo sobre esse assunto!

certificado de segurança
Reprodução: Shutterstock

Informações completas 

Seja descrição de produto, situação da compra do cliente (geralmente por e-mail) e as políticas do e-commerce, todas essas informações precisam ser claras, escritas em uma linguagem simples e de fácil assimilação por parte do consumidor. 

A partir disso, a pessoa soluciona as dúvidas de forma mais rápida, encontra todas as informações que precisa e vê que a empresa está disposta a deixá-la informada sobre tudo, seja para escolher um produto, saber onde está o pedido ou qual a política de troca e devolução, por exemplo. 

Atendimento

O atendimento também é uma funcionalidade essencial no e-commerce para garantir a confiança do consumidor e a recorrência de compra. Um atendimento rápido, de qualidade e respeitoso, aproxima ainda mais os consumidores da loja virtual, pois eles passam a enxergar uma comunicação humanizada e uma empresa que está disposta a ouvir opiniões e a atender da melhor forma, independente do canal (e-mail, telefone, chamado, chat online e etc).

Confira aqui 5 práticas essenciais para um atendimento de qualidade!

Avaliações

Os consumidores gostam de ver as opiniões de outras pessoas, é por essa razão que as avaliações são muito importantes e precisam ser disponibilizadas de forma visível no e-commerce. Afinal, essa é mais uma forma de aumentar a confiança do consumidor que vê outras pessoas adquirindo o mesmo produto desejado e contando as suas experiências. 

Contudo, não é para ocultar as avaliações negativas, viu? Elas também precisam aparecer para o consumidor, para que ele esteja a par de tudo. Neste caso, você mostra a credibilidade e a preocupação da empresa ao responder essas avaliações de forma educada, sempre oferecendo uma solução para que a experiência de compra seja sempre a melhor.

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Diversas formas de pagamento

Para agradar ainda mais o consumidor, oferecer diversas formas de pagamento é uma opção interessante. Além disso, essa atitude não limita o consumidor na hora da compra, o que pode gerar muita desconfiança e insatisfação, podendo ocorrer o chamado carrinho abandonado

Por isso, sempre disponibiliza variadas opções de pagamento, como cartão de crédito, débito, boleto e etc. Assim, a audiência consegue escolher aquela opção que mais se encaixa à sua realidade, finalizando a compra desejada sem empecilhos. 

Não sabe o que considerar na hora de escolher os sistemas de pagamento para o seu e-commerce? Confira o nosso post sobre o assunto!

O pagamento é uma das etapas da compra que mais coloca em risco a confiança do consumidor, por isso, é fundamental se atentar a isso
O pagamento é uma das etapas da compra que mais coloca em risco a confiança do consumidor, por isso, é fundamental se atentar a isso

Plataforma estável e segura

É claro que não podemos esquecer de um fator essencial para a que a confiança do consumidor seja garantida, a plataforma estável e segura. Com um e-commerce que funciona bem, carrega todas as informações rapidamente e oferece uma navegação simple, clara e excelente ao comprador, a experiência de qualidade, a confiança e a recorrência acontecerá.

Por isso, na hora de escolher a plataforma do seu e-commerce, pense em uma ferramenta eficiente, que atenderá todas as necessidades do seu empreendimento e oferecerá uma boa experiência ao consumidor. Se você tem dúvida sobre a escolha de uma plataforma paga ou gratuita, nós temos um texto que pode te ajudar a esclarecer as vantagens e desvantagens de cada uma. Clique aqui

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