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Datas comemorativas: como vender mais?

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Aplique algumas estratégias para alavancar as vendas e garantir o aumento do faturamento

Durante todo o ano, ocorrem diversas datas comemorativas e, muitas delas, se tornam uma boa oportunidade para desenvolver campanhas promocionais em e-commerces. Com isso, o objetivo é atrair mais consumidores, alavancar as vendas e, claro, aumentar o faturamento do empreendimento online.

Contudo, para que uma campanha promocional relacionada a alguma data comemorativa seja realmente eficiente e traga todos os resultados positivos desejados, apostar em algumas estratégias pode ser vital para o bom desempenho da campanha.

 

Invista em produtos específicos

A utilização de produtos específicos para um campanha promocional, é uma boa estratégia para aplicar no e-commerce. Para isso, os produtos devem possuir relação com a data comemorativa em questão, para que não fique uma campanha confusa.

Assim, em um Dia das Mães, por exemplo, se o seu e-commerce tiver produtos destinados à esse público, como sapato, bolsas ou acessórios, você pode selecionar determinados artigos dessas categorias para a promoção. O mesmo vale para outras datas comemorativas como Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia Internacional da Mulher, etc.

É interessante fazer campanhas nessas datas somente se o seu e-commerce tiver produtos que possuam relação e irão atrair os consumidores. Ao trabalhar produtos específicos em campanhas de datas comemorativas, também é possível criar uma categoria apenas para a campanha, com todos os produtos selecionados para a promoção.

 

Pense em uma estratégia de marketing

Atualmente, o marketing se tornou fundamental para empresas em geral e com e-commerces isso não é diferente. Para estar sempre em contato com os consumidores e estreitar o relacionamento, é indispensável pensar em uma estratégia de marketing, principalmente quando há uma campanha promocional.

Assim, é importante que essa estratégia trabalhe com pontos essenciais para o sucesso, que são:

Linguagem do público: A estratégia de marketing deve seguir a mesma linguagem do público-alvo do e-commerce e, para isso, é preciso entender o comportamento desse público para que a comunicação seja sempre correta, atingindo os objetivos.

Layout limpo e linguagem clara: Um layout sujo e uma linguagem confusa, acaba afastando os consumidores. Por isso, é preciso que o layout trabalhado na estratégia de marketing seja limpo e com textos fáceis de entender, sem ambiguidade ou erros.

Comunicação personalizada: A comunicação com o consumidor deve ser personalizada e completa. Conheça o consumidor, escute-o e responda todas as suas dúvidas, críticas e sugestões de forma educada e humanizada. Oferecer diferentes canais de comunicação é uma excelente tática.

Mídias sociais: Esteja presente nas mídias sociais e trabalhe uma comunicação dinâmica para gerar bastante engajamento durante a campanha da data comemorativa. A redes sociais são relacionamento e não simplesmente venda.

SEO: O SEO da loja virtual está sendo trabalhado corretamente? Isso também é fundamental em uma estratégia de marketing, principalmente em campanhas para datas comemorativas! As URLs devem ser amigáveis, as palavra-chaves específicas e consideráveis, as imagens devem ser leves e rastreáveis, os títulos precisam ser otimizados e a abertura do site deve ser rápida. Com isso, o e-commerce:

  • Passa mais credibilidade aos consumidores;
  • Tem mais visitas orgânicas;
  • Garante o tráfego qualificado;
  • Gera mais visitas e vendas.

E-mail marketing: Para datas comemorativas, os e-mails marketing são super interessantes por serem um ótima ferramenta de propaganda. Assim, é possível enviar uma campanha promocional com todas as promoções e manter o consumidor informado sobre tudo o que ocorre no e-commerce.

Conteúdo: Trabalhar conteúdos de uma formal geral é muito importante e em datas comemorativas, fica ainda mais viável. Para isso, é interessante que a loja virtual tenha um blog próprio para esses conteúdos. Assim, é possível trabalhar dicas de presentes para a data comemorativa, por exemplo, atraindo consequentemente os leitores para o e-commerce. Neste ponto, o SEO também é fundamental para manter os conteúdos em destaque nos buscadores.

O marketing de conteúdo dentro da estratégia de Inbound Marketing, tem sido bastante utilizado principalmente por e-commerces. Para entender melhor a sua importância, clique aqui!

Atente-se à infraestrutura do e-commerce

Geralmente, em campanhas promocionais de datas comemorativas, o tráfego na loja virtual aumenta bastante, assim como a demanda. É por isso que a infraestrutura do e-commerce deve ser muito bem trabalhada para que nada comprometa a experiência do consumidor como quedas durante a compra.

A infraestrutura se torna fundamental, pois é o que realmente vai definir o sucesso do empreendimento online. Ela consiste em uma base completa de serviços, produtos e tecnologias para um funcionamento adequado e eficiente do e-commerce.

Assim, a infraestrutura envolve a plataforma escolhida para o desenvolvimento da loja virtual e diversos outros fatores fundamentais para o bom desempenho dessa plataforma, que são:

  • Hospedagem (o armazenamento do site para disponibilização na web);
  • Domínio (endereço do site na internet);
  • Firewall (o dispositivo de segurança para monitoramento do tráfego);
  • Suporte de atendimento;
  • Gateway de pagamento (aplicação para pagamentos online).

Na hora de escolher uma plataforma de e-commerce que seja realmente eficiente e atenda todas as necessidades, o Magento encontra-se como a melhor opção. Com infinitas possibilidades, a plataforma apresenta algumas vantagens importantes, como: checkout otimizado, gestão simplificada, integração facilitada, SEO aprimorado, diversas formas de pagamento, alto crescimento, suporte global e segurança.

Escolhida pela Bis2Bis Comércio Eletrônico há mais de 9 anos, o Magento encontra-se como a plataforma mais recomendada por especialistas do mundo todo, além de ser a mais popular. Não é à toa que a Bis2Bis é líder mundial em desenvolvimento de e-commerces com o Magento! Para saber mais, clique aqui!

 

E você, trabalha bem as datas comemorativas em seu e-commerce? Conte para a gente nos comentários!

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