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E-commerce Omnichannel: a melhor oportunidade de crescimento

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Disponibilizando ao consumidor múltiplos canais de contato com a marca, a estratégia omnichannel pode aumentar as taxas de conversão e oferecer melhores experiências para clientes e lojistas

O comércio eletrônico passou por diversas fases até chegar ao momento em que se encontra hoje. Os hábitos de consumo acompanharam as grandes mudanças da sociedade, com as revoluções industriais e tecnológicas, principalmente após a popularização da internet. A praticidade do e-commerce ofereceu ao consumidor inúmeras possibilidades de experiência de compra.

Facilidades no pagamento, a opção de obter produtos sem sair de casa, entre outras já conhecidas vantagens de comprar online, mudaram o conceito de compra e venda. No entanto, há ainda quem prefira comprar em lojas físicas e se comunicar com as marcas fora do ambiente virtual. É nesse sentido que o e-commerce omnichannel apresenta uma estratégia extremamente eficiente.

Um estudo intitulado WorldWide Retail 2018 Predictions, realizado pela International Data Corporation (IDC), concluiu que 50% dos varejistas terão adotado uma plataforma de comércio omnichannel até 2019.

A perspectiva é de um grande aumento e, como o dado ilustra, a estratégia poderá ser um grande diferencial para o e-commerce no Brasil. Capaz de atender diferentes perfis de consumidores, omnichannel oferece uma integração de canais que possibilita que o consumidor interaja com a loja de formas variadas. Saiba mais!

 

O conceito de omnichannel

A proposta do omnichannel é dar ao consumidor a chance de realizar a compra da forma como preferir. Por isso, a integração de produtos e serviços é fundamental. O intuito da estratégia é disponibilizar múltiplos canais de contato com a loja, seja para atendimento ou para compra.

conceito de omnichannel

Ou seja, na loja física, na loja virtual, no aplicativo para mobile, entre outros meios, a marca deve chegar ao consumidor, de diferentes maneiras, mas sempre com soluções integradas. A experiência do cliente com a marca é a essência do omnichannel. O consumidor deve enxergar todos os canais da loja como um só, estando todos em conjunto, com o objetivo comum de proporcionar o melhor atendimento.

 

Por que o omnichannel é importante para os lojistas?

O omnichannel pode ser uma grande oportunidade de crescimento para o e-commerce. Ao adotar estratégias que permitam o contato com o consumidor por diversas plataformas, as chances de conversão são multiplicadas. A captação de clientes é mais fácil, pois há uma maior visibilidade da marca (tanto em meios físicos como online) e o ticket médio e os índices de satisfação e fidelização dos clientes também tendem a aumentar.

É importante ressaltar que não se trata apenas de ter uma loja virtual e uma loja física vendendo os mesmos produtos. A estratégia omnichannel vai muito além disso e requer planejamento. Todos os canais de atendimento precisam funcionar integrada e sinergicamente. Logo, é preciso pensar em uma mesma linguagem, inclusive, visual, para que a identidade da marca seja percebida de onde quer que o cliente tenha contato com ela. No entanto, considerando que cada canal pode possuir tipos diferentes de público, é fundamental estabelecer uma comunicação compatível para cada tipo de consumidor, tendo em vista as especificidades do meio também.


Como se preparar?

As possibilidades de implementar o omnichannel no seu e-commerce são variadas. Veja algumas dicas de como se preparar para colocar em prática a estratégia na sua loja:

  • Primeiramente, é necessário mapear as necessidades dos clientes para compreender as preferências e hábitos de quem compra (como/onde/porque compra) e oferecer experiências que atendam às suas principais demandas;
  • Com o objetivo de oferecer os mesmos produtos e serviços nos vários canais de compra, é preciso sincronizar os estoques do e-commerce e também da loja física, se for o caso;
  • Disponibilizar a mesma variedade de produtos e conciliar também os preços;
  • Outra ação de integração com a loja física que pode ser muito atrativa e vantajosa é a opção de compra pela loja virtual e retirada na loja física, ou mesmo trocas e devoluções;
  • Explorar os diversos canais, como redes sociais, blogs, lojas físicas virtuais, franquias, entre outras plataformas, para garantir um fluxo de contato constante com o cliente.
  • Adequar as linguagens de cada canal, conforme o público-alvo que se deseja atingir.

Estas e outras ações podem fazer com que a empresa cresça cada vez mais e seja vista de forma muito positiva pelos consumidores. Ao oferecer soluções integradas, por meio do e-commerce omnichannel, o lojista oferta a cada cliente exatamente aquilo que ele procura em uma experiência de compra.

 

E você, lojista, gostou deste artigo? Tem alguma dúvida sobre o omnichannel? Ou já implementa a estratégia e tem notado crescimento nas vendas da sua loja? Compartilhe conosco nos comentários!

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