frete grátis no e-commerce

Quando vale a pena o Frete Grátis no e-commerce?

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De acordo com o 39º Webshoppers da Ebit | Nielsen, o frete grátis voltou a ser expressivo em 2018; saiba os melhores momentos para aplicar o benefício

Uma das vantagens que mais atrai a atenção dos consumidores em um e-commerce é o frete grátis. De acordo com 39º Webshoppers, da Ebit | Nielsen, o frete grátis voltou a ser relevante no ano de 2018 (o benefício tinha sido muito utilizado no segundo trimestre de 2015). Ainda, segundo o levantamento, o frete grátis é um benefício que contribui para a diminuição de reclamações, afinal, entrega com valor elevado acaba gerando insatisfação por parte dos consumidores.

Entretanto, não é somente essa vantagem que o benefício do frete grátis apresenta. Existem outros bons motivos que acabam influenciando os lojistas virtuais a investirem nessa estratégia, como:

  • Aumento das vendas;
  • Fidelização dos consumidores;
  • Taxa de abandono de carrinho reduzida;
  • Aumento do tráfego para o e-commerce;
  • Marca evidenciada.

Mas, você deve estar se perguntando: quando, realmente, vale a pena investir no frete grátis dentro do meu e-commerce? Antes de mais nada, é preciso que você entenda que o benefício não pode prejudicar o rendimento da sua empresa. É preciso que você estude muito bem as suas condições e se a oferta trará bons resultados ou apenas prejuízos.

No entanto, existem, sim, algumas situações específicas em que o frete grátis funciona bem no e-commerce, permitindo boas estratégias sem sair no prejuízo (mas você não pode deixar a análise da situação do seu e-commerce de lado, ok?!). Essas situações são:

 

Aumento de conversão

Uma forma de oferecer o frete grátis no e-commerce, é com o objetivo de aumentar a conversão. Ou seja, é quando você pede para o potencial cliente realizar uma ação em troca do benefício na primeira ou próxima compra (caso ele já compre no seu empreendimento). Como exemplo, podemos destacar a assinatura em newsletter e indicação de amigos.

 

Valores específicos

Essa é uma prática muito comum em e-commerce, que corresponde em oferecer o benefício do frete grátis para determinados valores de compra. Você, provavelmente, já deve ter visto em alguma loja virtual a seguinte frase, por exemplo: “Frete grátis para compras acima de R$200,00”. Essa é justamente a estratégia do benefício para valores específicos. Alguns lojistas aplicam o frete grátis dessa maneira com o objetivo de aumentar o ticket médio da empresa.

Confira abaixo dois exemplos de clientes da Bis2Bis E-commerce:

Loja Verse
Loja de atacado Daniel Calçados

Determinadas regiões

Esse modelo de estratégia corresponde em oferecer ao consumidor o frete grátis apenas em determinadas regiões do país, por exemplo: “Frete grátis para a região sul” ou “Frete grátis para o estado de São Paulo”. O interessante aqui, é que você pode escolher, de acordo com uma análise completa, as regiões onde o frete apresenta baixo custo para a sua empresa, evitando grandes impactos nos lucros.

Você ainda pode trabalhar o frete grátis considerando determinadas regiões e o valor específico de compra, como os exemplos abaixo de clientes da Bis2Bis E-commerce:

Loja World Importados
Loja Florenza

Determinados produtos

Outra forma de aplicar o frete grátis no e-commerce é escolhendo determinados produtos ou categorias para oferecer o benefício ao consumidor. Por exemplo, você pode escolher alguns produtos que estão em alta quantidade do estoque e criar uma categoria específica para essa promoção, ou ainda escolher algumas categorias de toda a loja para ofertar o benefício. Só não se esqueça de divulgar a ação ao consumidor, viu?!

 

Datas comemorativas

Por último, temos as datas comemorativas como opção para oferecer ao consumidor o tão querido frete grátis. Utilizar as datas comemorativas para oferecer algum benefício ao consumidor é algo bem comum em e-commerces, principalmente quando os produtos possuem forte ligação com a comemoração. O interessante é que, aqui, você pode oferecer o frete grátis em toda a loja (se as suas condições forem propícias para tal ação), ou aplicar alguma das estratégias citadas acima, escolhendo produtos, regiões ou determinados valores.

Mas, reforço mais uma vez aqui, lojista, nada de deixar de lado a análise das condições da sua empresa antes de aplicar o benefício, certo?! Analise muito bem a situação do seu e-commerce antes de oferecer algo que trará mais prejuízos no lugar de conversões e fidelização!

 

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