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Vantagens de uma loja virtual em Magento Commerce

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A plataforma oferece funcionalidades que otimizam a experiência de compra do usuário e alavancam suas vendas

A escolha da plataforma de e-commerce para a sua loja virtual é um momento que exige muito planejamento para que tudo saia adequado ao seu negócio. Por isso, esta decisão é de extrema importância para os lojistas e este momento não deve ser negligenciado.

Levantar uma listagem de elementos prós e contras de cada plataforma pode lhe garantir boas horas de sono e evitar prejuízos quando este processo não está bem planejado. Para te ajudar nesta análise, elencamos as principais vantagens de ter uma loja virtual em Magento Commerce.

 

Plataforma completa e robusta

A plataforma Magento foi lançada oficialmente em 2008 e, com o passar dos anos, evoluiu com atualizações e reformulações. Finalmente em 2018, a Adobe comprou a empresa Magento Inc por 1,68 Bilhão. O Magento é utilizado em mais de 240 mil lojas implantadas no mundo e está presente em mais de 50 países.

A plataforma é considerada bastante robusta e completa, devido à variedade de produtos que suporta e à capacidade de atender a altas demandas de pedidos. A possibilidade de customização – devido ao formato open source (código aberto) – é mais um diferencial que a plataforma traz, conferindo mais praticidade ao sistema, que pode ser personalizado de acordo com cada necessidade.

 

Escalabilidade

Ligada também à robustez da plataforma, a escalabilidade do Magento é outro ponto importante. Ela se adapta ao crescimento da empresa, tornando-se uma das melhores soluções tanto quem está começando sua primeira loja, quanto para e-commerces já estabelecidos no mercado e necessitam crescer ainda mais. Traduzindo essa capacidade em números, o Magento comporta até 80 mil pedidos por hora, podendo ser cadastrados e ofertados mais de 500 mil SKUs.

 

Adaptação para dispositivos móveis

As vendas efetuadas por dispositivos móveis, no Brasil, alcançaram 48% das transações online, referente ao comportamento de consumo no último trimestre de 2017, segundo o estudo Análise do E-commerce no Mundo realizado pela Criteo. A perspectiva é de que estes números continuem crescendo nos próximos anos.

A plataforma Magento pega carona nesta realidade de navegação mobile e, felizmente, uma das vantagens do Magento é a adaptação das lojas virtuais com a versão mobile, seja para smartphones ou tablets. Aprofundando ainda mais os números, as lojas Magento estão totalmente adequadas às necessidades do comprador que acessa o e-commerce por meios mais convenientes e portáteis.

O Progressive Web App (PWA) é uma realidade que atende essa necessidade dos compradores. Corresponde a um conjunto de técnicas que desenvolvem aplicativos web sem que o usuário precise fazer o download do app que deseja. Ou seja, tudo acontece por meio de uma navegação web, de forma rápida, cativante e confiante.

A Bis2Bis E-commerce desenvolveu o recurso PWA para o Magento e adaptou para que as necessidades de seus clientes fossem atendidas. Mais uma possibilidade do Magento que permitiu que os consumidores virtuais pudessem ter mais agilidade no momento da compra e potencializando as vendas para o lojista.

Esta adaptabilidade é um importantíssimo ponto positivo da plataforma para entregar a melhor experiência do usuário, essencial para elevar as conversões e o faturamento da sua empresa.

 

Formas de pagamento variadas

O Magento nasceu com a possibilidade de integração com várias formas de pagamento. Por ser uma ferramenta de escala global, o interessante é que o Magento foi desenvolvido para conectar-se com várias empresas e sistemas de pagamento. Isso torna a plataforma como a mais atrativa do mundo para os players que entram no jogo para ganhar. Com ela é possível:

  • Desenhar e modificar o checkout de acordo com a demanda do mercado que a loja virtual atende;
  • Fazer customizações focando em taxa de conversão;
  • Desenvolver módulos para fazer o que for necessário para aumentar o faturamento;
  • Integrar com uma infinidade de gateways adquirentes e intermediadores de pagamento, conforme a necessidade do lojista, tanto para ganhar mais escala em venda, quanto para diminuição de custos e aumento de rentabilidade da loja  virtual.
  • Trabalhar o checkout para um funcionamento exclusivo em ambiente de omnichannel, customizando integração direta com o Enterprise Resource Planning (ERP) e trazendo para o cliente a oportunidade de pagamento via cartão de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) de forma a garantir que o lojista não tenha o chargeback.

O foco de ter tanta oportunidade é para que o consumidor passe pelo processo de compra de forma simples, rápida e segura. Assim, a taxa de conversão e a satisfação com a loja virtual, física e ponto de venda (PDV), espalhado para lojas parceiras. Ou seja, sua imaginação pode e deve ser focada em aumentar o faturamento e trazer satisfação para o seu consumidor.

 

Logística: opções de entrega

Sabemos que o calcanhar de aquiles de todo gestor de e-commerce acaba sendo, mais cedo ou mais tarde, a logística e distribuição dos produtos vendidos em sua loja virtual. Um sistema de logística eficiente plugado ao Magento garante parte da otimização da operação da logística, visto que encurta tempo e dinheiro gasto em processos manuais e burocráticos.

Para cada e-commerce, o lojista deve avaliar o que melhor se aplica. Para uma loja que comercializa eletrodomésticos, por exemplo, que são produtos maiores e mais pesados, não funcionaria a entrega pelos Correios e sim por transportadoras. Já uma loja de óculos poderia optar pela primeira opção. Dependendo do negócio, a logística ganha contornos mais complexos, que necessitam de recursos especiais como opções de entrega flexíveis.

Opções de receber por Correios (PAC), Transportadora e Loja Física

Opções de receber por Correios (PAC), Transportadora e Loja Física

Outros modelos de logística também podem ser utilizados, a fim de garantir que o processo de entrega das mercadorias seja vantajoso para o lojista e eficiente para o consumidor. O dropshipping é uma solução em que o lojista conta com fornecedores, que fazem o envio das mercadorias. Assim, os produtos são catalogados na loja virtual, mas não é necessário que haja um estoque. Os pedidos são feitos por demanda, quando uma compra é efetuada, quem entrega, diretamente ao cliente, são os fornecedores. A loja virtual recebe o lucro e faz a compra com os fornecedores cadastrados.

E há ainda o cross docking, em que o estoque de produtos é limitado ou até mesmo inexistente. Também resulta da parceria entre fornecedores, a quem o lojista solicita a mercadoria, mas ela é enviada a centros de distribuição (CD) responsável por fazer o armazenamento e a entrega. E é possível trabalhar com múltiplos CDs, proporcionando ao cliente, no momento da compra, a escolha daquele que fica mais próximo, diminuindo prazos de entrega e valores de frete.

Contudo, para definir a solução de logística que mais de adequa ao seu e-commerce, é preciso considerar que será necessário um sistema integrado. O acompanhamento e gerenciamento das informações de pedidos, solicitações de mercadorias aos fornecedores, armazenamento em CDs, tudo deve “conversar” com a plataforma. Essa é a garantia de que a comunicação será efetiva e de que os pedidos serão atendidos de forma satisfatória. O uso de um sistema Enterprise Resource Planning (ERP) auxilia na gestão de todos estes processos.

A grande vantagem é que o Magento Commerce está preparado para receber integrações com diversas ferramentas, como: módulos dos Correios, cálculo automático do frete, gerenciamento de diferentes endereços para entrega, entre vários outros desafios do mercado brasileiro. Esse é o encanto para os lojistas que optam pelo Magento, sem que tenham grandes surpresas em outras plataformas.

 

Recursos de SEO

Todos os sites que vendem pela internet sabem da importância do Search Engine Optimization (SEO) – otimização para buscadores – para a sobrevivência da loja virtual. É fato que grande parte do público ainda chegam através do Google, o maior buscador do mundo. Estar mal ranqueado ou até mesmo fora do resultado de pesquisa do buscador pode significar literalmente “morte certa” para grande parte dos lojistas.

Entretanto, a boa notícia é que a plataforma Magento oferece ferramentas de SEO para tornar suas páginas indexadas, bem ranqueadas para, consequentemente, ganhar visibilidade nos mecanismos de busca. Mais do que isso, um bom resultado na posição da busca para o seu site garante a redução dos custos em anúncios (mídia paga), visto que os visitantes são atraídos organicamente e a taxa de conversão para vendas tende a melhorar. Neste caso, os visitantes tendem a ser melhor qualificados, já que eles estão procurando pelo produto.

Entre as funcionalidades de SEO que o Magento disponibiliza, estão:

  • Criação de URLs amigáveis: o link da página do site torna-se bem organizado e melhor compreendido tanto pelo usuário quanto pelos motores de busca, tornando o processo de fácil leitura, sem excesso de números e caracteres, o que dificulta o entendimento a respeito do conteúdo da página;
  • Suporte para mapa do site (ou sitemap), contendo uma lista com todas as páginas. O Magento oferece esta funcionalidade, que contribui com a atração de tráfego orgânico para a loja virtual. Ao indexar cada página, mostra aos sistemas de busca as relações entre as páginas, facilitando o ranqueamento, por meio de arquivo no formato XML (extensible markup language), uma linguagem de programação que fornece informações sobre o site aos buscadores.
  • Descrições “prévias” para cada produto, chamadas de meta tags, que aparecem nos mecanismos de busca no momento da pesquisa. Exemplo das meta tags Title, Descritption, Robots e Keywords;

  • Estruturação das páginas em heading tags, que compõem as páginas, mostrando ao buscador os pontos mais importantes de cada uma: h1, h2, h3, etc.;
  • Adaptação à versão mobile, que também influencia no posicionamento nos mecanismos de busca;
  • Inserção de tags nas imagens de produtos, códigos para que elas possam ser lidas pelos buscadores. Imagens e produtos bem nomeados, com descrições completas, trabalhando sempre a palavra-chave em foco, orientam as buscas no Google e facilitam o alcance das primeiras posições organicamente.

 

Atendimento ao cliente

A experiência popular já dizia que sai mais barato fidelizar e manter um cliente do que conquistar um novo cliente. Quando comparamos os dois custos de prospecção é notável um gasto maior de energia e dinheiro para captação de novos clientes. Portanto, entre um dos principais fatores que fidelizam clientes é o excelente atendimento prestado.

A plataforma Magento segue à risca esta filosofia e permite ao lojista a gestão de pontos de contato com os clientes. Possibilita integrações rápidas e fáceis de ferramentas que oferecem um atendimento de qualidade ao consumidor, seja o próprio chat online ou o chat bot. Recursos muito utilizados pelas lojas para aproximar e facilitar a comunicação nas duas vias.

Além do mais, com um acompanhamento de pedido eficaz que o Magento proporciona, é possível oferecer um atendimento assertivo e soluções eficientes. Isso acontece porque o lojista consegue compreender perfeitamente em qual situação o pedido do comprador se encontra e, com isso, o deixa a par de todo o processo.

 

Segurança

A segurança é um dos pontos mais importante da plataforma Magento. As lojas estão preparadas para a configuração de certificados de segurança, os chamados  Secure Socket Layer (SSL) que garante ao usuário a segurança, privacidade e integridade dos dados fornecidos. Este recurso é obrigatório em transações feitas em todos os e-commerces.

 

Relatórios detalhados

Mensurar o resultado da sua operação online é primordial para o sucesso de  qualquer estratégia de negócio. O Magento permite enviar e receber informações das transações ocorridas para sistemas de Business Intelligence (BI) e ferramentas de Marketing como Google Analytics, Tag Manager e pixels para anúncios e remarketing.

Por exemplo, a ferramenta de marketing do Google Analytics permite ao lojista acompanhar o comportamento do visitante da loja virtual, o desempenho de vendas por produto, além de analisar o funil de vendas e as taxas de conversão. Sem sombra de dúvidas, são informações preciosas para qualquer lojistas.

A Gartner, líder em pesquisa no Mundo, desenvolve anualmente um estudo sobre plataformas de e-commerce. Em 2018, a empresa divulgou o resultado e apresentou mais uma vez a tecnologia Magento como uma das líderes no comércio digital.

Felizmente, a Bis2Bis E-commerce sempre atenta nas tendências deste mercado, atua com o desenvolvimento de plataformas de e-commerce utilizando a tecnologia Core Magento. Acreditamos no poder desta tecnologia, oferecendo qualidade para o lojista.

Caso tenha alguma dúvida, conversa com um especialista da Bis2Bis e venha descobrir porque somos a plataforma de e-commerce mais eficaz do Brasil. Quero conversar agora e ganhar uma consultoria!

 

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