Aprenda a usar a análise de concorrência para tornar seu E-commerce mais competitivo

Redação Bis2Bis | 22 de dezembro de 2023

Fazer uma análise de concorrência é como avaliar o contexto, as possibilidades e oportunidades antes de tomar uma decisão importante na vida.

Isso aumenta o potencial desta se tornar uma decisão acertada. E talvez você ainda não saiba, mas precisa usar essa mesma lógica na sua Loja Online.

Porque, ao invés de se apoiar apenas na criatividade, opiniões ou intuição, você encontrará as oportunidades inexploradas do mundo das Lojas Digitais.

Pode parecer intrusivo, mas esse é um estudo muito importante para entender o mercado e suas características. E isso será essencial para aumentar as vendas do seu E-commerce.

Pesquisa da Associação Brasileira de E-commerce prevê o crescimento contínuo do comércio eletrônico no Brasil para os próximos anos.
Pesquisa da Associação Brasileira de E-commerce prevê o crescimento contínuo do comércio eletrônico no Brasil para os próximos anos.

Quer aprender sobre a análise de concorrência para fazer sua Loja Online se destacar no mercado?

Então confira o artigo até o fim para saber tudo!

O que é análise de concorrência?

Em primeiro lugar, a análise de concorrência é um parâmetro que vai te ajudar a aumentar a competitividade e a posição da sua loja no mercado.

Isso acontece porque, ao estudar as estratégias utilizadas pelos concorrentes do seu E-commerce, você terá insights sobre o status quo desse nicho e entender então quais são as expectativas dos consumidores.

Por que fazer a análise de concorrência de seu E-commerce

As informações colhidas na análise de concorrência serão fundamentais para:

  • Entender como sua loja se diferencia das outras;
  • Identificar as características do seu mercado;
  • Avaliar os resultados das últimas decisões;
  • Ler os próximos passos dos players no mesmo nicho.

Dessa forma, será possível construir estratégias fortes para aumentar o faturamento da sua Loja Virtual.

Porque, tão importante quanto definir os objetivos da sua marca, é entender os objetivos dos seus concorrentes.

Como a análise de concorrência será importante para sua Loja Virtual

A análise de concorrência tem o potencial de fornecer insights sobre o mercado. E esses dados permitirão com que seu E-commerce ganhe relevância para o público certo.

Por isso, as ações dos concorrentes devem ser consideradas junto com os demais pontos do seu planejamento estratégico, de modo que a personalidade da sua marca seja preservada.

Além das etapas básicas do planejamento estratégico, é essencial realizar a análise de concorrentes.
Além das etapas básicas do planejamento estratégico, é essencial realizar a análise de concorrentes.

Com esses dados combinados, você poderá definir objetivos mais adequados que tornarão seu negócio mais competitivo.

Como fazer análise de concorrência

Antes de fazer a análise de concorrência, é ideal definir um objetivo para a ação. O que você busca alcançar em sua loja com esse passo? Pode ser algo como:

  • Captar novos clientes;
  • Otimizar a qualidade do atendimento;
  • Polir a imagem da marca para seus clientes;
  • Fazer benchmarking dos serviços ou produtos;
  • E mais.

Tendo definido o objetivo, vamos começar com a análise propriamente dita.

  1. Identificando seus concorrentes

Caso não comprassem na sua loja, onde seus clientes iriam comprar? Essa é a pergunta que te guiará nessa etapa.

Então, leve em conta as empresas que vendem produtos para o mesmo nicho de mercado que a sua loja. Mesmo que sejam produtos diferentes.

💡  Leia também: Entenda a diferença entre Mercado, Segmento e Nicho.

Isso porque existem três tipos de concorrentes a se considerar na análise de concorrência:

  • Concorrentes diretos;
  • Concorrentes indiretos;
  • Concorrentes substitutos.

Concorrentes diretos

Eles oferecem o mesmo tipo de serviço ou produto para o mesmo público. Duas sorveterias, por exemplo, podem ser concorrentes diretas entre si.

Os sorvetes da marca Ben & Jerry's e os da Bacio Di Latte tem preços equivalentes, então podem ser considerados concorrentes diretos.
Os sorvetes da marca Ben & Jerry’s e os da Bacio Di Latte tem preços equivalentes, então podem ser considerados concorrentes diretos.

Concorrentes indiretos

Nesse caso, oferecem produtos diferentes entre si, mas atingem o mesmo público alvo. Uma açaiteria e uma sorveteria podem ser concorrentes indiretas entre si, por exemplo.

Concorrentes substitutos

Por último, esses representam as marcas que vendem produtos para mercados diferentes, mas que possuem similaridades. Pode-se ter como exemplo de concorrência substitutiva uma fabricante de motocicletas e uma de carros.

Esse tipo de concorrente deve aparecer menos no seu radar quando comparados aos primeiros, principalmente por serem mais difíceis de identificar.

Enquanto os principais produtos comercializado pelo Burguer King são os sanduíches, os das Pizza Hut são pizzas. Mesmo sendo produtos diferentes, as duas empresas oferecem alimentos que poderiam rivalizar entre si em alguns cenários.
Enquanto os principais produtos comercializado pelo Burguer King são os sanduíches, os das Pizza Hut são pizzas. Mesmo sendo produtos diferentes, as duas empresas oferecem alimentos que poderiam rivalizar entre si em algumas situações.

E então?

Você pode encontrar os concorrentes através de ferramentas de pesquisa, como o Google, e nas redes sociais.

Em seguida, selecione pelo menos 5 desses para adicionar à análise de concorrência.

Você precisará colocá-los em uma planilha, com foco nos dados que abordaremos adiante.

💡  Leia também: Qual a melhor rede social para seu negócio?

  1. Dados relevantes e ferramentas para a análise de concorrência

Ainda levando em conta os objetivos a se alcançar para sua Loja Virtual com a análise competitiva, considere pontos estratégicos dos concorrentes que podem contribuir para esses resultados.

Defina os objetivos certos

Aqui, você precisará definir pontos específicos a se considerar na análise de concorrência.

Por exemplo: se um dos objetivos com a análise for otimizar o marketing do seu negócio, pode ser interessante entender qual o tipo de comunicação e estratégias de marketing utilizadas pelos concorrentes.

E para otimizar essa etapa, você pode utilizar algum dos métodos existentes que vão ajudar a organizar e definir esses pontos.

Um deles é o método SMART, que ajuda a validar o potencial dos objetivos a partir de 5 critérios: 

  • Especificidade
  • Mensurabilidade
  • Alcançabilidade
  • Realismo
  • Temporalidade

Esses filtros te ajudarão a definir os objetivos mais sólidos e com potencial de fazer sua Loja Virtual escalar mais tarde.

O método SMART será útil no momento de avaliar o potencial de realização dos objetivos.
O método SMART será útil no momento de avaliar o potencial de realização dos objetivos.

Então, cada objetivo definido vai resultar em pelo menos um aspecto específico a se considerar na análise de concorrência. Será importante contar com esses dados antes de começar com a análise.

Conte com a matriz SWOT

Existem alguns métodos de pesquisa adequados para a análise de concorrência, mas o preferido (e recomendado) nesse caso é a matriz SWOT – ou FOFA, em português.

Na matriz SWOT, você irá criar um quadro com quatro setores:

  • Forças (Strenghts)
  • Oportunidades (Opportunities)
  • Fraquezas (Weaknesses)
  • Ameaças (Threats)
A matriz SWOT será uma útil em uma análise cirúrgica sobre o concorrente, pois exige muita pesquisa e percepção aguçada para que seja possível preencher os quadrantes.
A matriz SWOT será uma útil em uma análise cirúrgica sobre o concorrente, pois exige muita pesquisa e percepção aguçada para que seja possível preencher os quadrantes.

E em seguida, alimentar cada um desses pontos com as características dos concorrentes baseadas nos critérios definidos antes.

Adicione todas as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que encontrar em cada um dos concorrentes. E lembre-se de fazer também com seu próprio negócio!

  1. Utilize as melhores ferramentas

Além da matriz SWOT, temos mais recursos à disposição para obter informações valiosas. Selecionamos 4 ferramentas essenciais para enriquecer sua análise de concorrência:

  • Semrush
  • Google Alerts
  • Reclame Aqui
  • SimilarWeb

Cada uma delas tem suas particularidades e juntas, vão otimizar a análise. Em detalhes:

Semrush

Essa é uma ferramenta essencial para entender estratégias de marketing ao fazer a análise de concorrência. Sem dúvidas, é referência para todas as empresas que estão no digital.

Na imagem, captura da página inicial da ferramenta SemRush.
Na imagem, captura da página inicial da ferramenta SemRush.

Aqui, você pode obter um panorama completo sobre o tráfego da sua Loja e, inclusive:

  • SEO (otimização para os buscadores);
  • Análise de conteúdo;
  • Acompanhamento de palavras-chave;
  • CPC (custo por clique);
  • E mais.

Apesar de oferecer alternativas pagas com mais recursos, o Semrush oferece uma versão gratuita que pode ser muito útil para contribuir com a análise de concorrência.

Google Alerts

Esse serviço também é gratuito e será extremamente útil para te ajudar a aumentar a periodicidade da análise de concorrência.

Nela, você configura palavras e termos relevantes com o que você busca saber sobre seu concorrente e recebe por e-mail qualquer novo conteúdo que os contenha.

Na imagem, captura da página inicial da ferramenta Google Alerts.
Na imagem, captura da página inicial da ferramenta Google Alerts.

Dessa forma, você sempre saberá quando os concorrentes começarem alguma nova campanha ou lançarem uma novidade e poderá fazer novas análises sempre que necessário.

Reclame Aqui

Possivelmente a ferramenta mais conhecida da lista, o Reclame Aqui permite com que os consumidores publiquem solicitações e relatem suas experiências com os concorrentes.

Nela, você pode considerar o volume das reclamações por tipo e setor, entendendo melhor quais são as fraquezas e dores dos concorrentes.

Na imagem, captura da página inicial da ferramenta Reclame Aqui.
Na imagem, captura da página inicial da ferramenta Reclame Aqui.

Além disso, procure sempre monitorar o que está sendo falado sobre sua Loja Virtual por aqui.

SimilarWeb

O SimilarWeb tem alguns pontos similares ao Semrush, mas os dados aqui são apresentados de forma mais intuitiva.

Além das informações sobre o tráfego de páginas, a plataforma oferece inclusive dados relacionados à redes sociais que serão úteis na análise de concorrência.

Na imagem, captura da página inicial da ferramenta SimilarWeb.
Na imagem, captura da página inicial da ferramenta SimilarWeb.

Você também terá detalhes sobre dados demográficos, público alvo, outros concorrentes e engajamento, isso tudo na versão gratuita da plataforma.

Também desenvolvemos um vídeo onde demonstramos algumas dessas ferramentas digitais:

O que fazer com esses dados?

Agora que você já tem os objetivos definidos para seu E-commerces e os dados referentes aos critérios que você precisa saber sobre os concorrentes, eles precisam se tornar ações estratégicas.

Organize os dados

Primeiro, certifique-se de direcioná-los às pessoas certas. Para isso, defina categorias para os dados:

  • Comercial
  • Administrativo
  • Comunicação
  • SAC
  • Produto
  • Estratégia

Se o seu negócio já contar com departamentos definidos, essa etapa fica mais simples.

Com isso, as pessoas de cada setor poderão ter insights significativos sobre as informações que você captou relativos às respectivas áreas.

Compare as informações

Com os dados em mãos, coloque-os lado a lado para que você tenha uma visão do mercado, um panorama sobre os concorrentes e do seu próprio negócio.

Assim, busque entender como eles permitem com que os concorrentes tenham os resultados que você conhece.

Dessa forma, será possível saber quais metas adotar para que as equipes coloquem em prática ações que vão aproximar sua Loja Virtual dos objetivos de negócio definidos antes.

Tudo que seu E-commerce precisa para escalar

Então, agora você já sabe como uma boa análise de concorrência dentro do planejamento estratégico é fundamental para a saúde do seu negócio, mas esse é só o começo!

Já falamos aqui de outros temas essenciais para o crescimento do seu negócio, como:

Contudo, o mais importante, é contar com uma plataforma de E-commerce confiável.

Com o suporte adequado, você garante segurança em tomar decisões do seu negócio sem precisar se preocupar com o básico. Para isso, pode contar conosco!

Aqui na Bis2Bis E-commerce, você sempre poderá contar com uma equipe especializada e disposta a entender e colocar em prática tudo que sua Loja Virtual precisa para vender muito e escalar!

Fale com um especialista e tire suas dúvidas. É só clicar:


Tags: