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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / E-mails transacionais: saiba como aproveitá-los!
Imagine a seguinte situação: você entrou em uma loja virtual, encontrou o produto que desejava, fez o seu cadastro para seguir com a compra e após preencher todos os seus dados, recebeu um e-mail de confirmação desse cadastro. Esse é o chamado e-mail transacional que abordaremos nesse texto.
Muito comuns em e-commerces, os e-mails transacionais são utilizados sempre que alguma ação é realizada pelo consumidor no empreendimento e visam comunicar o mesmo sobre os processos que têm realizado. São várias as ações em que os e-mails transacionais são utilizados, como: boas-vindas, cadastro, pedido realizado, situação do pedido (saiu para entrega, a caminho e entregue), cancelamento de compra, troca de senha, carrinho abandonado e etc.
De uma forma geral, esses e-mails permitem criar uma boa relação com o consumidor para mantê-lo informado e mostrar que a empresa se preocupa em detalhar todos os processos. Essa atitude acaba deixando o mesmo satisfeito com a compra, o que gera a fidelização e, consequentemente, a recorrência de compra.
É interessante também destacar que os e-mails transacionais costumam apresentar boas taxas de entrega, abertura e cliques, uma vez que não são enviados em massa. Além disso, permitem trabalhar ótimas estratégias para atrair o cliente novamente ao e-commerce, quando a comunicação é feita corretamente para atingir bons resultados.
Pensando nessa possibilidade de aumentar as vendas e aproveitar ao máximo os e-mails transacionais com esse objetivo, no próximo tópico você confere algumas dicas interessantes que te ajudarão a tornar essa técnica mais atrativa. Continue a leitura e confira!
Para que um e-mail transacional seja realmente atrativo, é preciso dar vida à ele e utilizar de técnicas que irão despertar o interesse do consumidor, como:
Layout: trabalhar um layout chamativo para que a comunicação não fique tão simples e maçante. É importante que você siga um layout que possua relação com a ação do cliente no e-commerce e o segmento em que está inserido.
Carrinho abandonado: para recuperar aqueles carrinhos abandonados, os e-mails transacionais são uma excelente opção. É aqui que você precisa ser chamativo e tentar convencer o consumidor a continuar aquela compra deixada de lado.
Passo a passo: em caso de confirmação de cadastro, compra ou carrinho abandonado, é possível oferecer um passo a passo no e-mail para ajudar o consumidor a seguir os próximos caminhos. Em cadastro de compra, você pode ajudar o consumidor a fechar o pedido; na confirmação de compra, você pode mostrar ao consumidor como ele acompanha a entrega do produto; no carrinho abandonado, você pode ensiná-lo a melhor maneira de retomar a compra.
Destacar os formas de contato: o consumidor deve ter em suas mãos as diferentes formas de contatar o e-commerce (telefone, e-mail, redes sociais e etc) e disponibilizar essas informações no e-mail transacional é uma boa prática que passa mais segurança ao consumidor.
Comunicação divertida: não precisa ser sério o tempo todo. Você pode ser divertido e conversar com o consumidor de maneira descontraída, desde que o seu público-alvo e a sua marca permita uma comunicação mais informal,
Produtos relacionados: os e-mails transacionais são uma ótima oportunidade para que você divulgue os produtos relacionados àquele que o consumidor já adquiriu ou que deixou no carrinho, além, é claro, de oferecer descontos chamativos. Banners, cross-selling e up-selling são boas estratégias aqui.
Para um desempenho mais efetivo dos e-mails transacionais, você, além de aproveitá-lo com as estratégias acima, precisa evitar alguns errinhos comuns, capazes de comprometer consideravelmente os resultados. Por isso, você deve evitar as seguintes atitudes:
Tomando cuidado com essas atitudes e aproveitando os e-mails transacionais para melhorar as suas estratégias, você garantirá uma boa comunicação com o consumidor e, possivelmente, fará com que ele retorne ao seu e-commerce e compre outros produtos com você. O objetivo é fortalecer a parceria e tornar a marca amiga do consumidor.
Gostou de todas as dicas? Já aplica alguma em seu e-commerce? Conte nos comentários!
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.