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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Ideias para vender no Natal: como impulsionar as vendas no E-commerce após a Black Friday
Ter boas ideias para vender no Natal pode ser um desafio. Ainda mais quando a sua loja virtual continua colhendo os resultados da Black Friday.
Entretanto, esse é um período único para aproveitar as oportunidades de fim de ano que vão aumentar os resultados da sua loja.
Porque, como pudemos constatar em 2022, essa época costuma ser extremamente valiosa para as vendas.
De acordo com o E-commerce Brasil, as vendas nas lojas online entre outubro e dezembro de 2022 duplicaram em comparação a 2021.
Já para 2023, a expectativa é que o aumento seja de pelo menos 5% comparado ao último ano.
E para te ajudar nesse momento chave do E-commerce, organizamos algumas dicas e ideias para vender no Natal e impulsionar suas vendas!
Então fique até o final para conferir todas!
Sabemos que a temporada de Natal é simbólica, especialmente no Brasil, onde tradicionalmente famílias e amigos costumam se reunir.
É também quando acontecem as confraternizações nas empresas e grupos, geralmente com dinâmicas como os amigos secretos.
Então, no Natal, a procura por presentes compõe a maior parte da intenção de compra dos clientes.
Para 2023, a expectativa é que 58% dos consumidores busquem produtos no varejo para presentear, dos quais:
Mesmo com esses dados, serão necessárias estratégias para que os consumidores percebam que sua loja é o lugar certo para comprar.
E para isso, vamos analisar quais são as melhores ideias para vender no Natal.
Para começar: oferecer uma experiência única aos clientes durante essa temporada é essencial para aumentar as vendas, independente do segmento do seu negócio.
Ainda assim, espera-se que os nichos preferidos pelos consumidores em 2023 sejam:
Os setores de Bebidas alcoólicas, Produtos de higiene e beleza, Produtos para casa e Livros aparecem em seguida na lista divulgada.
Se o nicho da sua loja tiver ficado fora da lista, ainda assim é possível aproveitar algumas das ideias para vender no Natal e aumentar suas vendas.
Os itens de vestuário são sempre uma boa pedida para presentear pessoas de todas as idades, além de terem custos variados.
Em 2023, a expectativa é que o custo médio dos presentes comprados fique em torno de R$50 a R$300.
Além disso, muitas pessoas utilizam a oportunidade para renovar o guarda-roupa e se preparar para o novo ano que sucede o Natal.
Sugerir ao cliente a adição de produtos semelhantes no carrinho durante a visita na loja vai incentivá-los a aumentarem o valor da compra. Essa segue como uma das boas ideias para vender no Natal.
Se tem um grupo que melhor materializa a ideia de espírito natalino, definitivamente são as crianças!
Apesar delas ainda não gastarem como outros grupos, elas sempre ganham muitos presentes no Natal.
Uma das principais ideias para vender no Natal nesse setor é destacar os produtos mais vendidos e as novas tendências, que são os preferidos dos pequenos.
Com o aumento de encontros e confraternizações, é esperado que o setor alimentício também se destaque e venda mais.
Inclusive, panetones e chocolates também aparecem com frequência como itens escolhidos para presentear.
Nesse caso, oferecer kits de produtos como cestas, kit festa ou kit presentes vai ser uma das melhores ideias para vender no Natal para esse nicho.
Esse é outro setor que se destaca por oferecer produtos que atendem vários públicos e possuem preços bem variados.
Perfumes e produtos de autocuidado costumam estar sempre entre os itens preferidos para presentear.
Aqui, uma das melhores ideias para vender no Natal é escolher bem o público para suas campanhas: mulheres são 54% do público que tem intenção de comprar presente de natal em 2023.
Além disso, oferecer brindes na compra de determinados produtos também ajudará a aumentar o ticket médio das consumidoras.
A chegada do fim de ano para muitos também é a temporada de férias, o que gera um aumento nas viagens e práticas de esportes.
Uma das boas ideias para vender no Natal para esse público é utilizar gatilhos mentais, dos quais já falamos aqui.
Oferecer descontos nos produtos preferidos pelos clientes utilizando frases como “últimas unidades” ou apresentando um cronômetro de limite na página do produto irá motivá-los a concluir a compra.
Esse setor pode ser bem amplo e também oferecer opções com preços muito variados. Por isso, tende a ser um dos preferidos pelos consumidores.
Uma das melhores ideias para vender no Natal nesse caso são os descontos progressivos.
Esses descontos que aumentam de acordo com a quantidade de itens adicionados ao carrinho farão com que os consumidores comprem mais.
Se sua loja for de algum outro setor, sugerir embalagens especiais e caixas customizadas no carrinho de compras, é um uma das ideias para vender no Natal que impactará positivamente as vendas.
Você também pode destacar os produtos disponíveis que se relacionam aos segmentos mais procurados ou características da temporada, como o calor, o aumento das viagens ou o de reuniões.
Além disso, o principal cuidado deverá ser a garantia de que ela esteja preparada para receber os consumidores, assim ficará mais fácil atraí-los e garantir o aumento das vendas!
💡 Leia também: Como aumentar as vendas online?
Mais uma das ótimas ideias para vender no Natal é garantir que os clientes a encontrem a sua loja e estejam motivados a comprar.
E para que seja possível encontrá-la facilmente através do Google ou nos marketplaces, ela precisa estar otimizada para SEO e que os produtos tenham boas descrições.
Já fizemos um vídeo explicando como fazer o cadastro dos produtos corretamente para que o E-commerce seja encontrado pelos seus consumidores:
Além disso, colocar a página principal e a comunicação do E-commerce no clima natalino também ajudará a atrair a atenção dos consumidores. Essa é uma das boas ideias para vender no natal.
Onde for possível, utilize uma paleta de cores associadas ao Natal e adicione elementos relativos – como ilustrações de árvores e enfeites, por exemplo.
A partir de então, podemos também contar com ações mais objetivas para garantir as vendas no Natal.
Além da decoração, os consumidores irão buscar por outros benefícios em sua loja para garantir que estão fazendo um bom negócio.
Nesse sentido, uma das ótimas ideias para vender no Natal será oferecer vantagens como cupons de descontos e cashback, que motivarão os consumidores a concluírem suas compras.
Os cupons de desconto podem ser direcionados para novos clientes ou encaminhados para clientes antigos que não compram há algum tempo, por exemplo.
Já o cashback (ou dinheiro de volta) na própria loja irá estimular os compradores a retornar em outra ocasião e comprar novos itens com o valor recebido.
Comunicar as vantagens oferecidas na temporada é essencial e a principal forma de engajar os consumidores, umas das principais ideias para vender no Natal como nunca!
Nesse caso, as redes sociais são um dos canais mais importantes para estabelecer esse contato e levar as informações aos clientes.
Já contamos por aqui como utilizar essas plataformas para aumentar as vendas usando a estratégia de Live Shopping:
Além do mais, informar os clientes usando e-mail marketing e mensagens no WhatsApp sempre que possível fará com que eles tenham à mente o seu E-commerce.
Durante o período do Natal, garantir que a operação funcione perfeitamente é tão importante para o E-commerce quanto as ideias para vender no Natal.
Considerando o aumento no volume de vendas, seu estoque precisa estar preparado e ser coerente com os itens disponíveis na loja.
Além disso, é necessário fazer o que for possível para garantir que consumidores tenham apenas experiências positivas durante todo o contato com a loja, especialmente nesse período.
Isso significa que o atendimento precisará ser ainda melhor, com cordialidade, orientado a encontrar soluções.
Também, especialmente durante o período de festas, as pessoas tendem a ficar mais impacientes.
Então é essencial garantir que haja uma equipe pronta para atender sempre que necessário. Essa é uma das mais importantes ideias para vender no Natal.
Nesse contexto, a logística do seu E-commerce também precisa ganhar um atenção especial.
De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, 79% dos consumidores levam em conta a disponibilidade de frete grátis ao decidir pela compra.
O frete grátis é uma estratégia que pode ser fundamental para que os clientes prefiram a sua loja ao invés de seus concorrentes.
E essa é uma das principais ideias para vender no Natal e aumentar o resultado da sua Loja Virtual.
Além disso, os fretes rápidos ou ultra-rápidos também serão bem recebidos pelos clientes.
Por isso, nesse momento, é importante que os prazos informados aos clientes sejam cumpridos, já que a maioria das compras no período serão presenteadas no dia 25.
Com todas as dicas e ideias para vender no Natal que trouxemos, o potencial de vendas nesta época para o E-commerce aumentará significativamente.
Mas, para que sua loja continue prosperando mesmo após a temporada, é importante contar com um parceiro sempre pronto para oferecer soluções de ponta.
Com a Bis2Bis E-commerce você tem soluções responsivas para sua loja virtual continuar crescendo, com suporte especializado à disposição para qualquer situação!
Converse com um de nossos especialistas e confira qual a melhor solução para o seu negócio:
Comunicólogo por formação. Zillenial apaixonado por tecnologia, cultura pop, música e podcast. Por aqui, falo principalmente sobre E-commerce, estratégia e marketing digital.