Tendências do E-Commerce 2023: 9 oportunidades para ficar de olho

Júlia Proença | 30 de janeiro de 2023

Estar por dentro das tendências do E-commerce a cada novo ano é essencial. É dessa forma que sua Loja Virtual vai se manter sempre atualizada e em destaque nas vendas online.

O mercado de varejo online vem crescendo anualmente e, em 2022 não foi diferente, com lucros estimados de mais de R$170 bilhões.

Como todo empresário já sabe, as evoluções são fruto de muito planejamento e análise. E o começo de um novo ano é o momento ideal para explorar novas táticas e estratégias para o seu negócio.

Neste artigo você fica por dentro das principais tendências do E-commerce para 2023 e vai entender como aplicá-las na sua Loja Virtual. Boa leitura!

Quais são as principais tendências do E-commerce para 2023?

De acordo com o eMarketer, da Insider Intelligence, o Brasil é um dos 10 países que mais vai crescer no varejo virtual, ficando acima da média mundial.

Tendências do E-commerce 2023
Top 10 países ranqueados pelo crescimento no varejo virtual

Para auxiliar nesse crescimento, elencamos as principais tendências do E-commerce para 2023. Assim você pode começar agora a preparar a sua loja virtual e participar dessa evolução!

1 – Omnichannel

Você já deve estar cansado de ouvir falar de omnichannel como tendência no E-commerce. A menção frequente desse comportamento em artigos, checklists e guias não é à toa, já que essa é uma das medidas mais importantes para qualquer loja virtual em 2023.

Aplicando uma estratégia de Omnichannel, você une todas as frentes do seu negócio, no âmbito físico e virtual. Como resultado, a integração cria uma mesma experiência de compra, mesmo que o cliente utilize mais de um canal durante a jornada de compra.

Portanto, oferecer uma experiência única de compra está se tornando cada vez mais comum. Até porque o consumidor brasileiro também está acostumado com a presença das marcas em seu dia a dia.

Seja nas redes sociais, via aplicativos próprios ou fisicamente, os usuários construíram um relacionamento mais próximo com as empresas. Assim, você precisa colocar essa estratégia em prática para cativar o público e vender mais.

2 – Personalização

Personalizar a jornada de compra dos clientes é uma das tendências do E-commerce para 2023 e você pode fazer isso de diversas formas. Com o aumento do número de opções disponíveis, filtrá-las de acordo com as preferências do seu consumidor pode ser um incentivo para compras mais regulares. 

Além disso, diferenciar a experiência de compra para cada perfil de público pode abrir a porta para que mais clientes conheçam sua marca e seus produtos. De acordo com o Consumer Trends 2023, 75% dos consumidores indicam marcas com as quais já tiveram experiências personalizadas.

Da mesma forma, uma jornada de compra personalizada promove fidelização e aumenta a satisfação do seu cliente. Para tanto, essa tendência do E-commerce pode ser construída com a ajuda de inteligência artificial e análise de dados

Ou seja, a personalização pode ser feita a partir de dados como localização, faixa etária, gênero, compras anteriores e acessos a outros sites. Com essas informações você pode oferecer apenas aquilo que realmente interessa ao seu cliente, simplificando e acelerando o processo da compra.

🎥 Playlist completa: Usabilidade e Personalização no E-commerce

3 – Geração Z entra no mercado

Uma das tendências para o E-commerce em 2023 são as ações voltadas aos hábitos de consumo da Geração Z. Nascidos entre 1995 e 2010, a porção mais velha dessa demografia está começando a obter maior poder aquisitivo e entrar de cabeça no mercado de trabalho, mudando alguns hábitos de compra.

Interessados em inovação, os zoomers demonstram preferência por marcas que querem se comunicar com essa porção mais jovem da sociedade. Costumam encontrar produtos e marcas que gostam via redes sociais, então ter uma presença forte como marca é essencial.

Como ainda não construíram relacionamentos de lealdade com determinadas marcas ou produtos, é um público mais aberto a experimentar conceitos novos e aproveitar promoções em produtos que se interessam.

4 – Sustentabilidade

Outra tendência do E-commerce que se fortalece com a passagem dos anos é um foco maior em critérios ambientais, sociais e de governança corporativa. Ou, na sigla em inglês, ESG.

Os consumidores estão cada vez mais interessados nas pautas de sustentabilidade e da diminuição do impacto do ser humano no planeta. Esse fato é demonstrado pelos 54% que preferem pagar mais caro por produtos que agridem menos o meio ambiente.

Tendências do E-Commerce 2023
Fatores relacionados a ESG que te impediriam de fazer negócios com uma empresa

Trazendo o conceito para a sua Loja Virtual, você pode colocar em prática as medidas sustentáveis em vários pontos de sua operação. Algumas das atitudes internas podem ser:

  • Diminuir a emissão de gases poluentes;
  • Usar embalagens de material biodegradável;
  • Incentivar os funcionários a adotar medidas sustentáveis.

Quando falamos de aplicações voltadas para o público, o recommerce está em alta. A venda de produtos de segunda mão tem uma grande perspectiva de crescimento em 2023, ainda mais se aliada com uma iniciativa que encoraje a economia circular

A chave é investir em um público que se interessa mais em experienciar um produto e não em possuí-lo.

5 – Realidade Aumentada

O Metaverso, uma das tendências do E-commerce para 2023, não teve o crescimento esperado, mas ainda assim podemos aprender muito com as suas conquistas. Uma dessas é a implementação da Realidade Aumentada, ou AR.

O AR permite que você experimente diversos tipos de produtos sem sair do conforto da sua casa. 

Quer saber como certo modelo de óculos escuros vai ficar no seu rosto? Por meio da Realidade Aumentada, isso é possível. Assim como testar uma cor de tinta na parede, o posicionamento de um móvel e como um novo quadro vai combinar com a sua decoração.

O que facilita a disseminação dessa nova tendência é que os celulares atuais já tem a tecnologia para adotá-la. E, com um público cada vez mais mobile first, é questão de tempo para a AR cair no gosto do consumidor.

6 – Social Commerce

Mais uma tendência do E-commerce profundamente atrelada ao mobile first, o Social Commerce consiste na venda de produtos através das redes sociais. Com a disseminação dos pontos de vendas dentro de aplicativos como Instagram, TikTok e Facebook, a modalidade só tende a crescer.

Para participar do Social Commerce, uma boa alternativa é o Marketing de Influência. Ele consiste em contratar um influenciador para divulgar seus produtos à audiência que ele construiu.

Essa pessoa pode ser uma celebridade, blogger, youtuber ou qualquer outra com uma grande base de seguidores nas redes sociais. O importante é que o perfil do público desse influenciador faça sentido para o seu nicho de vendas.

Por isso, o social commerce é uma ótima maneira para as empresas aumentarem sua visibilidade e alcançarem um público mais amplo, estando presente em diversas plataformas.

Tendências do E-commerce 2023 nas Redes Sociais
Quais redes sociais costumam influenciar mais as compras?

Além disso, as redes sociais permitem que as empresas tenham uma conexão mais próxima com os seus clientes. Assim como disponibilizam uma forma mais autêntica de marketing, por meio de comentários e postagens de clientes.

7 – PIX 

O PIX é uma tendência do E-commerce desde sua criação, no final de 2020. E, com constantes atualizações e novas funcionalidades, o método de pagamento ganha lugar nesta lista também.

A criação do PIX Garantido, que permite o parcelamento de valores mesmo sem a necessidade de aprovação prévia ou cartão de crédito, abre a possibilidade de compra para uma nova parcela da população.

O mesmo pode ser dito para aqueles que utilizam o PIX via carteira digital, contemplando os desbancarizados, que representam 38,5% da população brasileira.

8 – Mobile First

O mobile first já foi mencionado neste artigo algumas vezes, mas agora ele volta como tendência do E-commerce para ficar de olho. De acordo com o E-Commerce Trends 2023, 73% dos entrevistados realizam suas compras majoritariamente via celular.

Para que sua loja virtual esteja pronta para lidar com os acessos, sejam eles via mobile ou desktop, você precisa contar com uma plataforma otimizada para todos os dispositivos, tanto em seu design quanto na estrutura.

Por isso, invista em um desenvolvimento responsivo, que leve as necessidades do cliente em primeiro lugar, juntando todas nossas dicas anteriores e criando um pacote completo.

9 – Inteligência Artificial

A inteligência artificial vem ganhando cada vez mais força e em 2023 tem tudo para ocupar espaço também como tendência do E-commerce. Podemos definir o conceito como sistemas ou máquinas que simulam o raciocínio humano para executar as mais diversas atividades.

O que destaca a inteligência artificial de outros meios de automação é sua capacidade de aprender e se aprimorar baseado nas atividades que o sistema exerce. É justamente essa habilidade de retenção de informações e possibilidade de refinamento que tornam a IA tão interessante para o E-commerce.

Algumas das aplicações da IA já são notáveis, como por exemplo o remarketing, que utiliza dados de acessos anteriores e os serviços de recomendação de produtos baseado em compras prévias.

Porém, com a popularização do conceito surgem também novas ferramentas, como o ChatGPT. Ele utiliza informações de toda a internet para responder a perguntas e instruções em forma de texto.

No E-commerce, pode ser utilizado de forma a enriquecer suas descrições de produto, sugerir novas ideias para diversificar seu conteúdo e muito mais.

Só não se esqueça de dar seu toque pessoal no texto gerado pela inteligência artificial. Assim você atinge o melhor dos dois mundos: a automatização se juntando à humanização.

Tendências do E-Commerce 2023 - Inteligência Artificial
Interface do ChatGPT, programa que usa inteligência artificial para responder a comandos via texto.

Qual a maior tendência para o E-commerce em 2023?

Essas são as nossas apostas para as principais tendências do E-commerce em 2023. É muito importante ficar antenado nas novidades do mercado que podem impactar o varejo online para o aprimorar as suas estratégias.

Da mesma forma, uma tendência do e-commerce que nunca sai de moda é oferecer o melhor serviço e atendimento para os seus clientes.

E é isso que a plataforma da Bis2Bis Comércio Eletrônico oferece ano após ano a todos os clientes. Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como sua loja virtual pode evoluir em 2023!

 

 


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