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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / E-commerce de móveis: entenda melhor esse mercado!
O 39º Webshoppers, realizado pela Ebit | Nielsen, apontou que, no ano de 2018, os produtos de Bens Duráveis (eletrônicos, eletrodomésticos, livros, móveis, etc), se tornaram representativos em relação ao volume de vendas e às empresas que atuam com excelência.
Apesar de ser um mercado que tem apresentado destaque e aumento no número de concorrentes, o e-commerce de móveis/moveleiro ainda traz desafios e causa algumas inseguranças aos consumidores, como:
Para reverter essa situação e superar esses desafios, existem práticas importantes para esse mercado.
Um relatório do setor moveleiro desenvolvido pelo SIS/Sebrae, intitulado “E-commerce de nicho, a segmentação a favor do setor moveleiro”, indica que as melhores oportunidades são alcançadas pelos lojistas virtuais que conhecem bem os seus consumidores e que estão atentos para explorar outras áreas ainda não ocupadas no mercado.
Além disso, as orientações feitas pelo SIS/Sebrae englobam outras ações:
No entanto, essas ações descritas acima não se direcionam apenas para os e-commerces de móveis, mas para o mercado online todo, como já abordamos diversas vezes aqui no blog.
O setor de movelaria exige outras práticas específicas e essenciais para que todos os desafios sejam enfrentados e a segurança dos consumidores garantida. E é isso que você confere logo abaixo! Acompanhe!
As ações que precisam ser aplicadas para garantir a confiança do consumidor em um e-commerce de móveis são: ter uma política de troca e devolução clara e, sempre que possível, possibilitar que esse processo seja feito na loja física; deixar evidente o prazo de entrega, o valor do frete e informar casos de atraso; e disponibilizar todas as informações da empresa no e-commerce, como razão social, CNPJ e endereço, e formas de contato.
Os consumidores, em qualquer produto ou serviço adquirido pela internet, têm o direito à devolução por arrependimento, no prazo de sete dias corridos, a partir da data de recebimento.
Em ambas as situações, troca ou devolução, principalmente de produtos mais delicados, o ideal é orientar o consumidor como deve ser feita a embalagem para o envio da peça.
Como evitar trocas e devoluções?
Dica! Em caso de defeito no produto, algumas empresas de movelaria optam por substituir apenas a peça com problema. Essa pode ser uma solução mais econômica para o seu negócio!
O armazenamento de móveis e de artigos de decoração deve ser impecável, respeitando as condições ideais de estocagem, feita em espaço amplo e com temperatura e umidade controlados.
Em relação ao envio dos produtos, o ideal é pesquisar a distribuidora que oferece o serviço de maior qualidade e evitar que a compra do consumidor chegue com danos e comprometa a credibilidade da marca.
Se a empresa não oferece o serviço de montagem e fica a cargo do cliente solucionar esse ponto, o melhor é: enviar um manual detalhado e de fácil compreensão ao consumidor, com o passo a passo da montagem; disponibilizar vídeos explicativos, estilo tutorial; indicar fornecedores de confiança desse serviço; e permitir o agendamento da montagem do móvel pela loja física.
No e-commerce de móveis, o ideal é fornecer uma assistência técnica, como um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), para solucionar possíveis dúvidas e receber reclamações ou elogios.
Aqui, o interessante é formar uma equipe capacitada de técnicos locais, o que permite um atendimento ágil e de qualidade.
Outra opção comumente utilizada por lojistas são os marketplaces, também conhecidos como shopping centers virtuais. É um modelo que reúne diferentes lojas em um único ambiente.
Que tal conhecer mais e descobrir se essa é uma boa opção para o seu empreendimento?
Gostou do conteúdo? Já conhecia sobre esse mercado? Conte nos comentários!
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.