Criar loja virtual: 7 motivos para você iniciar no ramo!

21 de fevereiro de 2020

Descubra porque criar uma loja virtual pode ser muito vantajoso 

Iniciar um empreendimento sempre dá aquele friozinho na barriga. São muitas etapas e detalhes que precisam ser discutidos, analisados e definidos em um momento como esse. O mesmo acontece quando o objetivo é criar loja virtual

Um e-commerce apresenta muitas facilidades e agiliza a compra e a venda. No entanto, esse processo de criar uma loja online requer muita atenção e cuidado, uma vez que o consumidor não tem contato físico com o produto e necessita de uma experiência impecável que contribuirá para sua decisão de compra.

banner teste homem ansioso em frente ao computador

Mas, o que é loja virtual? 

Basicamente, uma loja virtual é um ambiente (site) que permite a compra online de produtos ou serviços.

O modelo de comercialização, que funciona em computadores e dispositivos móveis (m-commerce), abrange diversos segmentos do mercado, como moda, alimentação, pet shop, eletrônicos, cosméticos, entre outros.

Essa prática facilita a aquisição de produtos pelos consumidores que, na correria diária, encontram a agilidade que necessitam, tornando as lojas virtuais cada vez mais conhecidas e cobiçadas. 

É por essa razão que um empreendimento virtual precisa ser muito bem planejado, ter todas as funcionalidades operando perfeitamente e contar com as informações úteis e necessárias para o consumidor decidir pela compra.

Como criar uma loja virtual?

Para ter os resultados esperados e garantir um e-commerce eficiente, é preciso seguir etapas importantes na criação de loja virtual. Confira algumas abaixo: 

  1. Planejamento

Um bom planejamento te ajuda a deixar tudo organizado, permitindo que tenha uma visão completa de todas as etapas que precisa seguir nessa jornada, como as tarefas a serem executadas e os responsáveis, por exemplo.

Aqui, é possível identificar os melhores caminhos, investimentos e oportunidades, por isso se torna tão fundamental.

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  1. Legislação do E-commerce

A chamada Lei do E-commerce normatiza as atividades que são realizadas entre uma loja virtual e um consumidor, independente do tamanho do negócio. Basicamente, essa legislação aborda: a necessidade de oferecer informações claras e visíveis; a questão do atendimento facilitado para o consumidor; e o direito de arrependimento. Saiba mais detalhes sobre o assunto

  1. Plataforma

A plataforma do e-commerce deve atender todas as suas necessidades e apresentar um desempenho impecável para que os consumidores tenham uma ótima experiência de compra.

É importante que a plataforma seja segura e tenha: navegação rápida; checkout otimizado; bom sistema de pagamento; técnicas de SEO aplicadas; layout intuitivo; e gestão facilitada.

A empresa que oferecerá o serviço também precisa deixar claro: se há cobrança por venda; quais são os custos sobre hospedagem e manutenção; e como é o suporte oferecido. 

Temos diversos conteúdos sobre plataforma que podem te ajudar nesse momento. Lembre-se de buscar opiniões de quem realmente conhece do assunto. A Bis2Bis E-commerce tem especialistas que podem te ajudar nessa etapa de decisão. Clique aqui para conversar sem compromisso

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  1. Logística

A logística está relacionada aos pedidos dos consumidores e envolve: armazenamento; preparação; processamento do pedido; confirmação; e envio. Ela é fundamental por otimizar os processos e garantir uma entrega de pedidos eficiente. 

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  1. Transporte

Qual será o transporte utilizado para o envio dos pedidos do seu e-commerce? Você vai apostar em transportadoras, correios ou centros de distribuição que permitem uma entrega mais rápida?

É preciso analisar as possibilidades disponíveis no mercado e entender qual terá o melhor custo e serviço para o seu empreendimento. A entrega ágil e segura é um diferencial importante. A atenção nessa parte deve ser redobrada.

Como garantir uma entrega rápida no e-commerce?

  1. ERP

Um sistema Enterprise Resource Planning (ERP) é responsável por controlar o fluxo de vendas e estoque, gerenciar os pagamentos, analisar as metas e o desempenho, armazenar informações e emitir obrigações fiscais.

É uma ferramenta indispensável para controlar faturamentos, entregas e trocas de maneira organizada, o que torna o fluxo do e-commerce mais ágil.

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  1. Pagamentos

Existem três modelos diferentes de oferecer pagamentos online aos consumidores:  os intermediadores; os gateways; e a integração. Aqui, é preciso analisar todas as opções disponíveis para entender qual se encaixa melhor no seu modelo de negócio.

Custo, tecnologia, suporte e gestão de risco são alguns pontos a serem considerados na hora da escolha. 

Saiba como escolher o sistema de pagamento ideal para o seu e-commerce

  1. Segurança

Os certificados de segurança garantem a privacidade e a integridade dos dados que são compartilhados no site, além de tornar a interação com o consumidor mais segura, o que aumenta a quantidade de vendas e valoriza a marca. Esquecer essa etapa pode ser fatal para o seu empreendimento. 

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  1. Atendimento

Um atendimento de qualidade, capaz de sanar todas as dúvidas dos consumidores, é essencial por passar mais segurança, valorizar a marca e aumentar as avaliações positivas, a fidelização, o tráfego e as vendas.

Disponibilizar diversos canais de contato com a sua empresa garante todas essas vantagens e, principalmente, a recorrência de compra. No e-commerce, o atendimento não pode ser negligenciado.

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  1. Divulgação

A público-alvo do seu empreendimento online precisa conhecer a sua marca e seus produtos. Diante disso, trabalhar com ações de marketing se torna a principal atitude para ganhar visibilidade no mercado, lembrando sempre de construir uma comunicação clara e que vai de encontro com os potenciais consumidores do seu negócio. Aposte nas redes sociais, mídia paga e inbound marketing.

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Aqui trouxemos apenas 10 pontos de atenção ao abrir uma loja virtual. Existem diversos outros detalhes importantes que não podem ser deixados de lado nesse processo de criação da sua empresa. 

Para te apresentar todas as etapas e ajudar a não esquecer de nada, preparamos um checklist que te permitirá criar um E-COMMERCE DE SUCESSO! Baixe gratuitamente! 

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O que preciso para criar um e-commerce efetivo?

Por que criar loja virtual?

Você já viu o que é uma loja virtual e quais são os processos essenciais para criar um empreendimento online de sucesso, mas ainda tem dúvidas se essa é realmente uma boa opção? Acalme-se!

Detalhes que fazem a diferença em uma loja virtual

Ainda que um e-commerce necessite de diversos pontos de atenção (o que não é diferente ao iniciar um empreendimento físico), uma loja virtual apresenta vantagens tanto para os consumidores como para você lojista. Confira só 7 bons motivos para você iniciar agora no ramo: 

1º Custo-benefício

Um e-commerce não necessita de um espaço físico, dispensando custos com infraestrutura, aluguel, energia e grande quantidade de funcionários. Uma loja virtual requer menos investimento do que uma loja física.

2º Funcionamento 24/7

Na loja virtual, não há horário de funcionamento determinado, ela fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O consumidor pode comprar em qualquer horário, sem se preocupar se a loja estará funcionando ou não em seu momento livre. 

3º Vendas para qualquer lugar

As vendas de um empreendimento online não possuem limitações geográficas. É possível vender os seus produtos para qualquer lugar do mundo e não apenas em uma região, como ocorre com uma loja física. Aqui, só é preciso ter cuidado com a logística e o transporte, que devem ser eficientes e ágeis.

4º Facilidade de compra

No e-commerce, a facilidade é garantida ao consumidor, que não precisa se deslocar para comprar o que deseja e pode fazer tudo no conforto de sua casa

5º Estoque

Na loja virtual é mais fácil gerenciar o estoque. Você pode despachar um produto de outra localidade como também diretamente do fornecedor. Não é necessário ter um espaço para estocagem de todos os artigos vendidos, o que economiza tempo, espaço e dinheiro.

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6º Acompanhamento das vendas + perfil do cliente

O acompanhamento das vendas é mais completo e preciso no e-commerce. É possível fazer relatórios de vendas, acompanhar as visitações, os produtos mais vendidos, o faturamento e até os artigos que os consumidores mais visitaram e não compraram.

Além disso, você consegue definir o perfil do seu cliente ao acompanhar as navegações e solicitar cadastros. Tudo isso te ajuda a ter uma estratégia de vendas direcionada ao consumidor ideal do seu negócio.

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7º Crescimento

O comércio eletrônico é um ramo que cresce cada vez mais. Entre 2018 e 2019, o e-commerce no Brasil teve a sua maior expansão, desde 2014, apresentando um aumento de 37,59% no número de lojas online. O dado é da série “Perfil do E-Commerce Brasileiro” 2019, uma parceria entre BigData Corp e PayPal Brasil.

Além disso, hoje, mais pessoas se sentem seguras em realizar compras online. Conseguimos ver, anualmente, o potencial que esse mercado apresenta. Esse é mais um excelente motivo para você iniciar a sua loja virtual AGORA MESMO! 

Ainda ficou com alguma dúvida? Fale com um dos especialistas da Bis2Bis E-commerce!

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